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Abstract(s)
A publicidade televisiva de medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM) e suplementos alimentares (SA) é uma forma de comunicação em saúde comum. Porém, são escassos os estudos que explorem a quantidade, frequência e tipo de informação publicitada. O trabalho tem como objetivo estudar a publicidade de MNSRM e SA, em meio televisivo, em Portugal. Estudo descritivo e transversal, com recolha de anúncios de MNSRM e SA, por gravação, durante 10 meses, de canais da televisão portuguea (RTP1, SIC, TVI). Foram visualizados 6562 anúncios (5584 para MNSRM; 978 para SA), correspondentes a 60 MNSRM e 26 SA diferentes. Todos MNARM referiam as indicações de uso e cuidados de segurança, como referido na legislação; nenhum SA referiu ter propriedades profiláticas, de tratamento ou cura. Nos SA de venda online/telefone as informações foram insuficientes. O grupo farmacoterapêutico 6 (Aparelho Digestivo) foi o mais publicitado (1901 anúncios), estando associado ao tratamento de condições de saúde comuns. Os SA mais publicitados foram para o reforço da imunidade, excesso de peso e bem-estar geral (606 núncios). A publicidade pode ser benéfica para a saúde pública, desde que as informações divulgadas sejam claras, legais e baseadas em evidências científicas.
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Keywords
Medicamentos não sujeitos a receita médica Suplementos alimentares Publicidade Televisão