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- Análise exploratória de desempenho de comunicação no Facebook: estudo de caso do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Colorado do Oeste-ROPublication . Bolsoni, Weslley Michel da Silva; Oliveira, Luciana Gomes deA educação está inserida no contexto social e à medida que a sociedade evolui, promove alterações na dinâmica educacional. No contexto atual das evoluções, no campo da educação-comunicação-tecnologia, nota-se que as redes sociais estão crescendo de maneira vertiginosa no Brasil. Nesse sentido verifica-se que as práticas de comunicação institucional no Facebook, tornaram-se objeto de estudo cada vez mais frequente em trabalhos acadêmicos. O objetivo da presente dissertação pauta-se pela análise de desempenho de comunicação no Facebook: estudo de caso do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Colorado do Oeste – RO. Contém elementos que apoiam sua classificação como estudo de caso, pois considera a experiência da instituição. Recorre-se a pesquisa documental, a qual tem como propósito retratar a temática em estudo. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, de natureza mista, suportada pela análise de documentação institucional e de dados quantitativos não tratados, fornecidos pela instituição. Foram analisados documentos internos da instituição, relacionados a política de comunicação social do IFRO Campus Colorado do Oeste tais como: Resoluções, Relatórios, Leis, Decretos, Portarias e demais registros que foram fornecidos pela Coordenação de Comunicação. A categorização dos conteúdos postados, se deu a partir do modelo apresentado por Oliveira & Figueira (2015). As análises revelaram que a rede social Facebook possui grande alcance de público. O potencial do Facebook na comunicação do IFRO com o público reside na forma de apresentar aos usuários conteúdos considerados essenciais no Plano de Desenvolvimento Institucional, principalmente nas áreas temáticas da Educação, Pesquisa e Sociedade. Nesse sentido, os resultados evidenciam o que se configura como canal eficiente para a comunicação com os públicos institucionais, por meio da interação virtual instantânea e reveste-se de importância sumária na comunicação dialógica entre alunos, alunos potenciais e instituição.
- A revolução 4.0 e o futuro do trabalho: um estudo exploratório em empresas portuguesasPublication . Silva, Liliana Filipa Teixeira Jesus e; Silva, Marlene Sofia Alves e; Martins, Dora Cristina MoreiraA introdução do conceito de Indústria 4.0, a partir de 2011, impulsionou um processo de transformação digital com especial foco, neste estudo, no impacto no mercado de trabalho. Neste sentido, as profissões têm sofrido alterações através da introdução de máquinas e tecnologias que impulsionam várias mudanças. Por um lado, tem existido um grande investimento das organizações para o recurso à vertente digital, acreditando ser indispensável para garantir uma vantagem competitiva. Por outro lado, tem existido igualmente um investimento na capacitação de profissionais para uma adaptação fácil e natural às exigências do mercado. Assim, as competências que as empresas procuram atualmente mudaram para dar resposta a um mercado cada vez mais rápido, daí que capacitar os profissionais com as competências necessárias para dar resposta ao negócio, gerando um acréscimo de valor, torna-se essencial para a sobrevivência e consequente desenvolvimento das empresas e negócios. O objetivo deste estudo é compreender o impacto das transformações digitais nas competências e perfis funcionais, que as empresas procuram nesta Era Digital, para dar resposta aos desafios e oportunidades nela contidos. Metodologicamente, optou-se por uma investigação qualitativa, através da realização de entrevistas semiestruturadas para a recolha de dados. Neste domínio, foram realizadas onze entrevistas a profissionais de Recursos Humanos sobre as transformações digitais impulsionadas pela 4ª revolução industrial, mudanças, dificuldades e o impacto da revolução 4.0 nos perfis funcionais nas organizações. Os resultados obtidos mostram que a forma tradicional de trabalho está a alterar-se para uma vertente digital, com novas dinâmicas de trabalho e de equipas, originando isto que as empresas definam estratégias de adaptação a um mundo em mudança. É possível concluir que as competências procuradas pelas organizações também estão a mudar e passaram a ser orientadas para uma vertente mais digital e tecnológica, no entanto, com prevalência pelas Soft Skills.