Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-26"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Impacto das restrições financeiras no investimento das empresas do setor da metalomecânicaPublication . Veiga, Marília Alexandrina Martins; Silva, Sónia Maria da Silva Faria Nogueira daO objetivo principal deste trabalho é analisar o impacto das restrições financeiras no investimento das empresas portuguesas (PME) do setor da metalomecânica. De acordo com a literatura anterior, formulamos diferentes hipóteses com o propósito de testarmos a sensibilidade do investimento e das reservas de caixa ao cash flow, ou seja, ao financiamento interno. A informação necessária foi recolhida da base de dados SABI, para o período 2006 a 2016. Dada a estrutura longitudinal dos nossos dados, as hipóteses foram testadas com recurso a metodologias de dados em painel. Dividimos a amostra em vários subgrupos: i) empresas restritas e não restritas financeiramente; ii) exportadoras e domésticas; iii) exportadoras somente para o Mercado Intracomunitário e exportadoras para o Mercado Intracomunitário e Extracomunitário. Os nossos resultados sugerem que as empresas que enfrentam maiores restrições financeiras revelam maior sensibilidade do investimento ao financiamento interno e mantêm maiores reservas de caixa relativamente ao cash flow. Estes resultados são consistentes com estudos anteriores. Por outo lado, e ao contrário da evidência anteriormente demonstrada na literatura, os nossos resultados sugerem que as empresas exportadoras apresentam maior sensibilidade do seu investimento e reservas de caixa ao cash flow do que as empresas domésticas. Também as empresas que exportam para o Mercado Intra e Extracomunitário aparentam ter maior sensibilidade do seu investimento e reservas de caixa ao cash flow. Finalmente, não encontramos evidências de que a sensibilidade do investimento ao cash flow aumentasse durante a mais recente crise financeira, mas documentamos uma menor dependência do investimento ao cash flow após a crise; no entanto, evidenciamos um aumento das reservas de caixa para esse período.
- Contabilidade e gestão ambiental: estudo de quatro prefeituras municipais de cidades do sudoeste goianoPublication . Silva, Lázaro Jânio; Monteiro, Albertina Paula MoreiraA contabilidade ambiental é de suma importância para a gestão pública, pois além de ser um instrumento de registro, controle, mensuração e avaliação das interações de uma entidade com o meio ambiente, gera informação útil à tomada de decisões. Assim, este estudo tem como objetivo principal analisar a aplicabilidade e a divulgação da contabilidade ambiental em quatro Prefeituras Municipais de cidades do Sudoeste Goiano e, adicionalmente, analisar se os gestores das Secretarias do Meio Ambiente destas Prefeitura manifestam preocupações com o meio ambiente, possuem conhecimentos adequados e necessários ao exercício de suas funções, assim como se os contabilistas possuem conhecimentos das ações ambientais. Os resultados indicam que os gestores manifestam preocupações com o ambiente, uma vez que a maioria (75%) indica que na prefeitura existe uma política de meio ambiente claramente definida e divulgada, estão claras as exigências ambientais em termos legais, existe um programa de gestão de resíduos sólidos, assim como um programa de consciencialização dos funcionários. Os gestores (100%) evidenciam ainda atribuir importancia à certificação em gestão ambiental (apesar de ausência de certificação). Contudo, na prefeitura não é aplicada a Norma Brasileira de Contabilidade 15 e a divulgação dos seus eventos ambientais é feita no relatório geral de forma bastante limitada, não possuindo nenhum relatório específico para isso. Neste estudo também se conclui que todos os gestores ambientais possuem ensino superior, em área não relacionada, e 75% detem experiência anterior no cargo que exerce, mas reduzido conhecimento da ISO 14000 e de ferramentas de gestão ambiental. Por último, os resultados mostram que o gestor para além de deter limitados conhecimentos sobre contabilidade ambiental, atribui importância à mesma. Contudo, os contabilistas não têm conhecimentos sobre as ações de gestão ambiental da prefeitura, o que pode dificultar a aplicação da norma referida. Esta pesquisa tem relevante importância, pois pode ajudar na conscientização dos gestores públicos, dos políticos e também dos contadores no que se refere à divulação das informações de natureza ambiental, pois isto vai trazer à gestão mais fiabilidade e à comunidade mais transparência nas ações da gestão pública.
- O papel dos eventos institucionais na identidade, imagem e reputação do IFG - Campus GoiâniaPublication . Santos, Natália de Paula; Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz de; Oliveira, Luciana Gomes deOs eventos institucionais são uma forma de comunicação interna e externa, pois ao mesmo tempo que promovem e divulgam as mais diversas atividades da Instituição, proporcionam conhecimento e crescimento não só aos seus alunos e servidores mas a todos que se interessarem em participar destes eventos. Todavia, os eventos podem ir além, apresentando a identidade institucional do local que os promovem, o que é um grande desafio e um objetivo de considerável importância.Tendo por base essa conceituação, nesta dissertação teve-se como intuito analisar se os eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) contribuem para a construção e a valorização de sua identidade, imagem e reputação. Esta investigação revestiu a forma de Estudo de Caso e, os eventos que ocorreram nos últimos três anos no IFG, especificamente no Câmpus Goiânia a essência do estudo realizado. A metodologia utilizada neste estudo se deu pela análise documental e pela aplicação e análise de entrevista e questionários junto à comunidade interna desse Câmpus. Em resultado deste estudo foi possível compreender a importância dos eventos para a criação de uma imagem positiva e a necessidade de trabalhar esta área como componente estratégica da identidade organizacional. Os resultados revelam ainda que a falta de autonomia, de participação e de clareza nas atribuições do profissional de RP, em decurso da ausência de uma declaração explícita de missão e visão, representam desafios e limitações a um impacto ampliado dos eventos sobre a imagem da organização. Acreditamos que os resultados apresentados são relevantes não somente para os gestores da Instituição, como para todos os servidores e estudantes que compõem, organizam e participam dos eventos tendo em vista que eles colaboram para o fortalecimento do IFG, no sentido de proporcionar reconhecimento e crescimento da Instituição de forma integrada.
- Estudo do processo de decisões de investimento: o caso dos Institutos Federais Brasileiros no exercício de 2018Publication . Santos, Vandervanio Osni Pacheco dos; Silva, Amélia Cristina Ferreira da; Figueiredo, Tulio Marcel Rufino de VasconcelosO planejamento orçamentário de investimentos ocupa lugar de destaque nas discussões dos recém-criados Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Isso porque as práticas orçamentárias não são objetivas e sofrem com os cortes e contingenciamentos orçamentários. Neste contexto, este trabalho destina-se a investigar qual a instrumento utilizado pelos gestores dos IFs na tomada de decisão para a execução do orçamento de investimento, mais precisamente na ação denominada de “20RG”. Motivou a realização da pesquisa o entendimento de que o planejamento é uma ferramenta importante para alcançar os objetivos institucionais, ou seja, essencial para superar as adversidades e de fundamental importância para o contexto brasileiro das instituições públicas de ensino. Fundamentada nos estudos que abordam os conceitos de gestão pública, orçamento público, planejamento, criação e expansão dos IFs e o seu planejamento, esta pesquisa classifica-se como exploratória e bibliográfica. A abordagem foi quantitativa, sendo os dados coletados por meio de questionário misto, enviado para os 37 Pró-Reitores de Administração das instituições públicas federais de ensino pesquisadas. Os resultados mostram que o planejamento é percecionado pelos sujeitos como um instrumento importante para os IFs, e que se materializa no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no Plano de Ação Anual (PAA) e/ou o Plano de Trabalho Anual (PTA). Por fim, observou-se que, para os IFs, não só é fundamental o planejamento, mas também é necessário um planejamento estratégico para coordenar e lidar com as mudanças do ambiente institucional público brasileiro, mediados com promessas e incertezas. Além disso, o estudo mostra que a participação de todos no planejamento é considerada essencial para superar essas adversidades, otimizar recursos e aumentar a possibilidade de alcançar os objetivos e diminuir o erro.
- Análise dinâmica das demonstrações financeiras das empresas de electrodomésticos listadas na bm&fbvespaPublication . Santos, Gustavo Henrique Correa dos; Silva, Rui Filipe Pereira Bertuzi daEsta pesquisa tem como objetivo demonstrar a situação econômica-financeira das empresas do setor de eletrodomésticos listados na BM&F bovespa com a aplicação do modelo proposto por Fleuriet, apoiado pela análise convencional das demonstrações contábeis, além de fazer uma comparação entre dois métodos. Para atingir a esses objetivos foi elaborado um estudo de caso de três empresas, listadas na bolsa de valores do Brasil, com recurso a uma metodologia qualitativa, representadas pelos nomes de Empresa Luiza, Empresa Whirlpool e Empresa Varejo. Para a análise convencional das demonstrações contábeissão apresentados os cálculos da Análise Horizontal (AH), Análise Vertical (AV), Índice da composição do endividamento (ICE), Índice de Endividamento (IE),Índice de Imobilização do Patrimônio Líquido (IIPL), Índice de Liquidez Geral (ILG), Índice de Liquidez Corrente (ILC) e Índice de Liquidez Seca (ILS).No modelo proposto por Fleuriet, são apresentados o cálculo do Capital de Giro (CDG), Necessidade do Capital de Giro (NCG), Contas de Tesouraria (T) e o Termômetro da Situação Financeira (TSF). Os resultados indicam que a empresa Luiza e empresa Whirlpool em todo o período estudo apresentam uma situação financeira favorável por possuírem índices de liquidez, baixo endividamento e de contas de tesouraria acima de 0 e a empresa Varejo com uma situação financeira desfavorável a partir do ano de 2016 com valores de índice de liquidez e de contas de tesouraria abaixo de 0, além de um crescimento do seu endividamento geral. Os resultados dessa análise sugerem que a empresa Varejo adote novas técnicas de gestão financeira a fim de recuperar a sua situação econômica-financeira aos patamares anteriores a 2015, de modo a angariar mais recursos via acionistas no mercado financeiro e assim melhorando a sua situação de capital. Já as empresas Luiza e Whirlpool têm todas as condições de expandir o seu negócio caso haja demanda no mercado por possuir grandes reservas, especialmente no que tange ao capital de giro e liquidez.
- Análise dos antecedentes da intenção empreendedora de alunos universitários: um estudo empírico no BrasilPublication . Bernardi, Luis Fernando Mendes; Gonçalves, Paulo Jorge Pinheiro; Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraObjetivo – O estudo analisa e mede alguns possíveis antecedentes da intenção empreendedora em alunos do ensino superior no Brasil. Metodologia – Fundamentada pela revisão bibliográfica e um modelo teórico, realizou-se um estudo empírico de corte transversal, quantitativo confirmatório, que investigou a relação entre a intenção e a atitude empreendedora, perante possíveis antecedentes preditivos destas. Os dados foram recolhidos com um instrumento de medida, disponibilizado online, permitindo obter uma amostra válida de 489 respondentes. As hipóteses foram testadas através de um modelo confirmatório de equações estruturais. Resultados e conclusões – Comprovaram-se, através dos testes de hipóteses, como preditores diretos, simultaneamente em 76% da intenção empreendedora, a norma subjetiva, a atitude e o controle comportamental. A utilidade percebida prediz totalmente a atitude em 67%. Concluímos existir uma relação significativa, direta e positiva entre possíveis variáveis antecedentes da intenção empreendedora e igual relação do preditivo da atitude. Foram obtidos níveis de correlação interessantes entre as variáveis estudadas e assegurada a validade convergente e discriminante das escalas de medida. Limitações/implicações - Os resultados precisam ser analisados com atenção, perante uma amostra de conveniência. A escolha de determinadas variáveis de estudo, como explicativas, pode constituir outra limitação. Quanto às implicações teóricas, uma intenção e atitude empreendedoras, e o que pode influenciar estas, são determinantes na vida do estudante e no empreendedorismo universitário. As implicações práticas do estudo permitem inferir algumas recomendações para os gestores e uma gestão empreendedora do setor universitário. Originalidade/valor – Este trabalho procurou conhecer que tipo de antecedentes empreendedores podem influenciar a atitude e intenção empreendedora do estudante universitário. Este estudo contribui, à data, com um novo modelo de relações entre variáveis antecedentes e consequentes, no âmbito de uma educação empreendedora universitária e a compreensão de factos humanos e sociais.
- English as a communication tool in a global world: the case of Wall Street EnglishPublication . Fernandes, Diana da Soledade Vieitas Pinto; Albuquerque, Alexandra Marina Nunes deA globalização é um processo que dura há seculos e tem modificado as dinâmicas do mundo em relação a, por exemplo, negócios, pessoas e culturas. O seu impacto tem tido consequências como a expansão internacional das empresas, os fluxos elevados de migração e o incremento da cooperação mundial. Estes exemplos promovem encontros interculturais, particularmente em empresas multinacionais, que agora procuram potenciais colaboradores para lá das fronteiras de países, o que pode criar dilemas, especialmente devido a barreiras linguísticas e culturais. Contudo, o uso da língua inglesa como uma ferramenta de comunicação intercultural tem sido uma solução amplamente usada, sendo, por muitos, considerada uma “língua global” (Crystal, D. 2003) – uma língua que tem um status não-oficial a nível internacional e que é favorável em contraste com outras línguas quando barreiras de comunicação precisam de uma solução. A necessidade de aprender Inglês tem, também por isso, vindo a crescer, sobretudo através de escolas e cursos de formação. Wall Street English, criada nos anos setenta do século XX, é uma das empresas que contribui para o crescimento do número de falantes do inglês, em Portugal e no mundo, daí ter sido escolhida como a empresa de acolhimento do meu estágio curricular. Este relatório dará, por isso, enfoque às atividades por mim desenvolvidas durante os seis meses de estágio na Wall Street English, ao perfil da organização e à importância da língua inglesa na sociedade global.
- O impacto da gestão de fundo de maneio na rentabilidade das empresas: evidência para a industria alimentar portuguesaPublication . Ramirez, Jessica Carolina López; Silva, Sónia Maria da Silva Faria Nogueira daO objetivo deste estudo é analisar o impacto da gestão de fundo de maneio na rentabilidade económica e financeira das empresas portuguesas do setor alimentar. Para tal, foram recolhidos dados contabilísticos de PME pertencentes ao Setor Alimentar Português. Essa informação foi recolhida da base de dados SABI para o período entre 2010 e 2016. As hipóteses formuladas foram analisadas usando a metodologia de dados em painel. Os resultados empíricos são robustos a potenciais problemas de endogeneidade. A rentabilidade económica foi medida pelo ROA e a rentabilidade financeira foi medida pelo ROE. A gestão de fundo de maneio foi medida pelo indicador Net Trade Cycle. Os resultados demostram evidência de uma relação negativa entre a rentabilidade e o Net Trade Cycle. Os resultados também demostram uma relação negativa entre a rentabilidade e os componentes do Net Trade Cycle: o prazo médio de recebimento dos clientes, o prazo médio de inventários em armazém e o prazo médio de pagamento a fornecedores. Em suma, os gestores podem aumentar a rentabilidade reduzindo o prazo médio dos componentes do Net Trade Cycle. Em consonância com estudos anteriores, foi testada a hipótese de uma relação não linear entre a rentabilidade e o Net Trade Cycle; os resultados suportam parcialmente essa hipótese. As evidências apontam para uma relação côncava entre a rentabilidade económica e o Net Trade Cycle, não tendo sido encontrada evidência no caso de a rentabilidade ser medida pelo ROE.