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- União Europeia a Mercosul: um estudo comparado numa perspectiva politico-jurídica da integração regionalPublication . Oliveira, Túlio Matos de Paula; Pacheco, Maria de Fátima Castro Tavares MonteiroO presente estudo teve como objetivo observar os avanços e recuos do nível de integração regional atingido pelo Mercosul, comparativamente com o experimentado pela União Europeia (UE). Sendo certo que apesar de ambas as entidades internacionais visarem a concretização de um Mercado Comum, é um dado incontroverso que cada uma delas apresenta características e metodologias de atuação distintas, bem como contextos genéticos diferenciados. Se a primeira foi instituída na década de noventa para incrementar a economia regional e a democracia na América do Sul, a segunda surgiu pós segunda Guerra Mundial, com a especial esperança de garantir a paz e a reconstrução da Europa na sua frente econômica e política. Ora, não obstante as dificuldades dos países que integram o Mercado Comum do Sul, causadas – entre outras ordens de razões – pelo receio de que o primado e a autonomia de uma nova ordem jurídica sobre as leis internas possa provocar; da quase impossibilidade de estabelecer um sistema de soluções de controvérsias; bem como pelo deficit do funcionamento institucional sul-americano; é também certo que ambos os espaços desenvolvem relações mútuas, que possibilitam que as experiências da última possam ser o paradigma para a evolução da primeira. Tendo em conta o incipiente nível de integração da “comunidade latino-americana de nações”, principalmente no que se refere à sua dimensão jurídica, acredita-se que o espaço comum sul-americano deve assimilar a experiência e o modelo da União Europeia. A investigação destaca as razões pelas quais a integração europeia tem sido tão bem sucedida. Nestes termos, revelou-se essencial analisar o sistema institucional, os instrumentos normativos, os ordenamentos jurídicos e o modo de solução de controvérsias em ambos blocos, tendo resultado evidente que a existência de um órgão jurisdicional se revela uma condição incontornável para o funcionamento e evolução da ordem jurídica no Mercosul. Do mesmo modo, a consolidação do acordo de associação inter-regional entre Mercosul e UE poderá ser determinante para as relações comerciais das duas regiões, razão pela qual a investigação passa também por uma abordagem aos seus termos essenciais. Acredita-se que tal intercâmbio poderia alavancar a estrutura comunitária da primeira a um nível jamais visto.
- Validação da escala SERVQUAL - um estudo empírico com alunos na instituição de ensino superior do Brasil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo MineiroPublication . Santana, Rogério Luciano; Sarmento, Anabela Mesquita Teixeira; Gonçalves, Paulo Jorge PinheiroObjetivo – O objetivo deste estudo é analisar e medir a percepção pelo aluno da qualidade do serviço de ensino recebido de uma instituição pública de ensino superior no Brasil. Metodologia – Foi realizado um estudo empírico de corte transversal através de uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa confirmatória, com uma amostra de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). A pesquisa foi fundamentada por uma revisão bibliográfica e os dados recolhidos por instrumento de medida inquérito presencial, permitindo obter uma amostra válida de 544 respondentes. As hipóteses de investigação foram testadas através de um modelo confirmatório de equações estruturais. Resultados e conclusões – A primeira hipótese proposta foi confirmada, sugerindo-se que os estudantes brasileiros desta amostra têm expectativas elevadas quanto às dimensões do SERVQUAL. Porém, a segunda hipótese não pôde ser confirmada, visto que as dimensões tangibilidade e segurança da qualidade do serviço não discriminaram a percepção e a expectativa do serviço. Limitações e implicações – Os resultados obtidos necessitam ser analisados com cuidado perante uma amostra de conveniência. Os poucos estudos semelhantes em instituições de ensino análogas, gerou algumas dificuldades e limitações na discussão (comparativa) dos resultados. Como implicações teóricas destaca-se a adoção do instrumento SERVQUAL, como garantia de avaliação da qualidade, é fundamental para a eficácia e eficiência da prestação do serviço de ensino superior. As implicações práticas permitem sugerir algumas recomendações aos gestores do IFTM e melhorias de gestão. Originalidade e valor – Este estudo permitiu demonstrar que o conhecimento da percepção dos alunos em relação ao serviço expectado e recebido de ensino superior é fundamental para o desenvolvimento do IFTM. Um contributo importante é constituir um referencial e guia para novos estudos de gestão organizacional acadêmica e educativa.
- O contabilista públicoPublication . Fernandes, Inês Vanessa Fonseca; Silva, Amélia Cristina Ferreira daCom o Decreto Lei nº 192/2015, dá-se aprovação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), cuja entrada em vigor se deu no dia 1 de janeiro de 2018. O SNC-AP aproxima-se do quadro conceptual do Sistema de Normalização Contabilística (SNC) e das Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público (IPSAS), permitindo assim uma maior comparabilidade da informação financeira, quer a nível nacional quer a nível internacional. Neste contexto, coloca-se a questão sobre a necessidade e ou obrigação de os serviços e organismos públicos possuírem um Contabilista, especializado em Contabilidade Pública que assegure a preparação da prestação de contas. Esta dissertação terá por objetivo explorar o perfil do Contabilista Público e averiguar se as instituições de ensino superior que formam os Contabilistas estão preparadas para formar este profissional especializado, a nível de licenciatura e mestrado. Através de um estudo descritivo, verificou-se que as universidades e politécnicos possuem formação em Contabilidade Pública, contudo não foi possível averiguar se as instituições de ensino superior estão a preparar os alunos para exercerem funções de Contabilista Certificado nas entidades públicas devido à ausência de resposta por parte dos peritos ao questionário.
- O marketing digital como ferramenta de suporte para web coachingPublication . Costa, Ana Cristina Ascenção da; Teixeira, Sandrina FranciscaA chegada da internet veio facilitar o nosso cotidiano e o seu uso está de tal forma propagado e generalizado que é possível fazer quase tudo à distância de um simples click. Com o recurso à utilização de um smartphone, computador ou um tablet com ligação à internet é possível realizar um sem número de tarefas, desde a realização de compras (e-commerce), fazer formações à distância (e-learning) e também sessões de Coaching (Web Coaching), entre outras. A presente investigação tem como fundamento principal o Coaching e o Web Coaching e o Marketing Digital, na vertente das plataformas e aplicações a ele associadas podem contribuir para a realização de Coaching à distância (Web Coaching). O mundo muda, as pessoas mudam, as empresas mudam e muitas vezes é necessário alguém que formule as perguntas corretas, que nos ponha a pensar no sentido de criar uma evolução tanto na vida pessoal como na vida profissional. Recorrer ao Coaching é tentar encontrar o caminho para o crescimento interior e profissional. Relativamente à escolha da metodologia de investigação, esta recaiu na quantitativa através da análise de conteúdos, após a recolha dos inquéritos direcionados ao público em geral e aos profissionais de Coaching. É possível concluir neste trabalho de investigação que a prática de Coaching já começa a ser conhecido em Portugal, embora o tema deva ser mais abordado e comentado através da divulgação das mais valias associadas à prática, a preocupação recai na abordagem da área profissional e pessoal. Os Coachees, estão dispostos a recorrer Web Coaching, eliminado assim as deslocações e as barreiras geográficas. Quanto aos Coaches, concordam com a realização das suas sessões à distância, em detrimento das sessões presenciais através do uso das plataformas disponibilizadas pelo Marketing Digital que reconhecem como sendo de extrema importância para o desenvolvimento das suas atividades profissionais.
- A utilização de aplicações móveis em festivais de músicaPublication . Fonseca, Daniel Filipe Martins; Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosO setor dos eventos está em constante evolução e crescimento. Os festivais de música têm-se destacado como grandes eventos e são vistos, cada vez mais, como atrativos turísticos. Em Portugal, o número de festivais de música tem registado consecutivamente um aumento, bem como do número de participantes que deles fazem parte. É, portanto, fundamental conseguir proporcionar a melhor experiência possível aos participantes desses mesmos festivais. A constante evolução das tecnologias móveis tem ajudado muito à grande evolução do marketing, estando o marketing digital atualmente a tirar o maior partido possível dessa constante evolução, chegando mesmo a adaptar-se aos novos ecossistemas que são criados para que deles possa retirar o seu melhor proveito. As aplicações móveis, desde o surgimento dos smartphones, são uma das ferramentas usadas na estratégia de marketing digital das empresas, e estão a ser usadas pelos festivais de música como uma ferramenta que possibilita completar a experiência do festival. O objetivo deste trabalho é analisar a frequência de utilização das aplicações móveis dos festivais de música, perceber se as aplicações são utilizadas e valorizadas, quais os fatores que levam à adoção deste tipo de tecnologia usando o modelo UTAUT - Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia, e saber quais as funcionalidades que os participantes mais valorizam nas aplicações móveis dos festivais de música. Os resultados revelam que a taxa utilização é inferior a metade dos participantes, e que o principal motivo apontado para a não utilização é o desconhecimento da existência da aplicação. Foram também testadas as correlações dos constructos analisados do modelo UTAUT, verificando-se correlações entre os constructos mesmo com a mediação dos moderadores idade e género. A partir dos resultados do estudo, foi definido o grau de importância das principais características a ter em consideração na criação de uma aplicação móvel para os festivais de música.
- Fighting against greenwashing: a mobile app for product transparencyPublication . Kozhushna, Nataliya; Magalhães, JoséTechnology development changed the way people interact with their surroundings. Customers have access to much more information than they used to and they want to know more and more about the products they purchase. People are willing to pay more for environmentally friendly products from companies they trust. However, trust is difficult to build, it takes real commitment to the cause, so most companies start to use manipulations that lead to greenwashing and mistrust. This project is about developing a solution that brings transparency to the supply chain. People have the right to know where exactly the product they are purchasing was produced, in which conditions, if people were well treated, how many natural resources were spent until it gets to the retailers’ shop, in order to be sure if that’s exactly what they want. The proposed solution is a mobile app, which is the most effective way to interact with consumers. Using IoT (Internet of Things) and Blockchain technologies people will have access to all the information about the specific product on their mobile app. Through products’ QR Code scanning, the app will show registered info at companies’ and its stakeholder's blockchain (common registered information visible to all intervenient regarding a specific product). A survey was developed to ensure the viability of the project. Using Google Forms platform, 154 answers were achieved. 95,4% of respondents are interested, 69,5% would use the app for sure, 25,3% would try it and maybe use it also. A profile of ideal user was developed with SPSS software. Besides the solution for greenwashing and mistrust. For companies, it enables improved visibility of all activities and reveals where a product is at any point in time, who owns it, and what condition it’s in. In this way, transparency is achieved within the company and its easily communicated to the consumer.
- Intersemiotic translation in videogames: an analysis on the characters of persona 5Publication . Silva, David Daniel Ribeiro da; Cerqueira, Carina Raquel OliveiraA presente dissertação focaliza-se na relação hermenêutica entre Tradução Intersemiótica e construção das personagens nas narrativas interacticas digitais, coloquialmente referidas como “videojogos”. É frequente um videojogo apresentar personagens basedas em personagens originais criadas por outros. Ou estas personagens são transposições diretas de uma personagem para o mundo do jogo, ou uma personagem representativa dessa através de simbolismo. Assim, esta tese concentra-se nos processos involvidos na criação das personagens do RPG Japonês, Persona 5, bem como todo o simbolismo que estas contêm.
- Responsabilidade social universitária, satisfação e qualidade do serviço: um estudo empírico com estudantes brasileirosPublication . Martins, Sany Jaqueline da Rocha; Gonçalves, Paulo Jorge Pinheiro; Gonçalves, Zita Maria Alves Romero de Oliveira RodriguesObjetivo – O estudo mede e analisa a responsabilidade social universitária (RSU), a qualidade de serviço e a satisfação percebidas por estudantes universitários do Brasil. Metodologia – Estudo empírico de corte transversal com recurso a inquérito por questionário, aplicado presencialmente, pelo qual se obteve uma amostra válida de 568 respondentes. De acordo com um modelo teórico, suportado pela revisão bibliográfica, realizou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa confirmatória. As hipóteses foram testadas através de um modelo de equações estruturais. Resultados e conclusões – Comprovaram-se todas as hipóteses propostas e respetivos níveis de associação. Existem fortes coeficientes correlacionais de Pearson entre as variáveis, sendo garantida a validade convergente e discriminante das escalas de medida e adequada qualidade psicométrica. A percepção da RSU e a qualidade de serviço são preditores diretos, em simultâneo, da satisfação do estudante, em 70%. A qualidade de serviço percebida pelo aluno é explicada em 55% pela percepção da RSU. Limitações e implicações – Os poucos estudos homólogos existentes em Brasil, no sector em análise, originou algumas limitações na discussão de resultados. A escolha de um grupo de variáveis como explicativas poderá constituir outra limitação. Os resultados apresentados precisam ser analisados com cuidado perante a utilização de uma amostra não probabilística. A nível de implicações teóricas a RSU é relevante nas instituições de ensino superior (IES), com consequências na satisfação e qualidade de serviço percebida pelo aluno. As implicações práticas do estudo permitem apontar sugestões para os gestores, em como bem gerir a RSU. Originalidade e valor – Este estudo é importante, tanto para IES, como para alunos e a sociedade. Foi analisado um modelo que relaciona o impacto da percepção da RSU sobre a qualidade de serviço e a satisfação do aluno.
- A influência do marketing digital - setor dos serviços de remodelação e assistência ao larPublication . Oliveira, Pedro Alexandre Gonçalves Dias; Vieira, António da SilvaEsta tese procura compreender o comportamento de pesquisa e seleção de fornecedores na área dos serviços de remodelação e assistência ao lar, equacionando o impacto do marketing digital e dos meios de pesquisa off-line. Assente nesta problemática foram delineadas um conjunto de questões que procuram responder, a forma como os consumidores se comportam, quais os meios de consulta que utilizam e quais os fatores que privilegiam na análise e seleção de fornecedores. Desta forma, este estudo inicia-se com a revisão da literatura existente sobre os temas do marketing digital, marketing tradicional e comportamento do consumidor. O estudo empírico é baseado num questionário, que foi colocado on-line e onde são colocadas questões aos inquiridos que procuram responder as questões de investigação. A internet e o constante aumento de quantidade e qualidade de informação disponível, têm mudado o comportamento de pesquisa, seleção e compra por partes dos consumidores das mais diversas áreas. Hoje em dia, após verificarmos a necessidade de algum bem ou serviço, facilmente conseguimos inúmera informação sobre o mesmo. Quase toda a informação está disponível on-line, reviews de outros utilizadores, testes, comparações, opiniões de especialistas, empresas fornecedoras, correntes, produtos substitutos, etc. Os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes, o que obriga as empresas a estarem cada vez mais aptas e abertas à entrada no mundo digital. Por outro lado e segundo a Marktest (2017) 31,2% da população portuguesa com mais de 15 anos não utiliza internet. Estes ainda ocupam uma fatia significativa da população que não pode ser esquecida. Após a recolha, tratamento e análise dos dados obtidos de uma amostra de conveniência conseguida através de um inquérito on-line o estudo irá responder a questões genéricas como: Qual a melhor estratégia de comunicação a adotar. Deverá a empresa apostar numa presença mais física ou digital? Quais os aspetos mais importantes a incluir no website da empresa? É importante estabelecer um contacto pessoal com os potenciais clientes?
- Análise dos antecedentes do comportamento de compra online no comércio electrónico: um estudo empírico no BrasilPublication . Soares, Thaísa Fonseca; Gonçalves, Paulo Jorge Pinheiro; Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraObjetivo – Este estudo analisa e afere possíveis antecedentes que podem influenciar a intenção de compra do consumidor brasileiro no varejo eletrônico. Metodologia – Pesquisa empírica, de corte transversal, descritiva e quantitativa confirmatória, a partir da identificação de um modelo teórico, suportado pela revisão bibliográfica, suscetível de investigar relações de variáveis latentes antecedentes da intenção de compra online, numa amostra de consumidores individuais brasileiros, maiores de 18 anos, que já realizaram compras online. A recolha dos dados foi realizada através de um inquérito por questionário online, o qual permitiu obter 376 respostas válidas. As hipóteses foram testadas através de um modelo confirmatório de equações estruturais. Resultados e conclusões – Comprovou-se como preditores diretos, em simultâneo em 38% da intenção de compra online, a auto eficácia, a utilidade e a facilidade de uso percebida. Foi assegurada a validade convergente e divergente das escalas de medida, adequada qualidade psicométrica e interessantes níveis de correlação e capacidades preditivas entre as variáveis. O estudo confirma parte das relações e hipóteses identificadas. Limitações e implicações – Perante percepções subjetivas e respostas obtidas de uma amostra de conveniência, os resultados precisam ser analisados com toda a atenção. A escolha de certas variáveis de estudo como explicativas pode constituir outra limitação. Quanto às implicações teóricas o estudo permitiu observar a pertinência e associação de certas variáveis com a intenção de compra online. As implicações práticas do estudo permitem apontar sugestões aos gestores, principalmente, para eventuais estrátegias de marketing. Originalidade e valor – O estudo permitiu conhecer que tipo de determinantes no comércio eletrônico poderão influenciar a intenção de compra online de consumidores. Paralelamente, este estudo propôs analisar um novo modelo de relações entre possíveis variáveis antecedentes de compra online.