ISCAP - Dissertações de Mestrado
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Browsing ISCAP - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Gestão"
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- Abordagem ao neuromarketing e a sua relação com o marketing digitalPublication . Ferreira, Eduarda Marina Magalhães; Torres, Ana; Teixeira, Sandrina FranciscaA pesquisa de marketing tem como objetivo perceber as motivações dos consumidores, bem como, idealizar padrões de consumo. Contudo muitas dessas metodologias de estudo do comportamento dos consumidores tendem a providenciar dados influenciados por diversas variáveis contextuais, apresentando diversas limitações, sendo, por isso, pouco fidedignos. A metodologia de neuromarketing surge nesse sentido, como uma resposta para perceber melhor os comportamentos dos consumidores, através do estudo de respostas fisiológicas cerebrais e da atividade neural. Após uma revisão de literatura, foi possível identificar várias dimensões que já foram estudadas com técnicas da neurociência, como a memória e a atenção visual, por exemplo, abordadas com objetivo de entender como estas dimensões se comportam ao entrar em contacto com estímulos de marketing. O especial foco deste estudo é o meio digital e como a metodologia de neuromarketing contribui para a era digital, respondendo a certas lacunas da literatura no contexto digital, assim como, perceber as diferentes contribuições que o neuromarketing produz para as estratégias de marketing digital. Através da análise de entrevistas realizadas a académicos e a profissionais de marketing que já realizaram estudos com esta metodologia, foi possível identificar quatro essenciais contribuições para o marketing digital, nomeadamente, como estruturar um website para que não cause irritabilidade ou confusão ao utilizador, assim como, pequenas mudanças de layout que poderão contribuir para a concretização de objetivos finais. Por outro lado, a questão de dados fidedignos também se aplica num ambiente digital, visto que, as ferramentas de análise de dados que existem tendem a ser abrangentes. O neuromarketing contribui para a redução da margem de erro dessas ferramentas.
- Abordagens à gestão de recompensas em empresas multinacionais: uma revisão sistemática da literaturaPublication . Fajoli, Aline; Ferreira, Pedro JorgeContext: Context: Currently,Currently, Currently,Currently, Currently, staff staff turnover turnover is one of the biggest problems problems that companiescompanies companies face, face,face,face, therefore, therefore,therefore, therefore,therefore, investment investmentinvestment in Human Human ResourceResourceResource Resource Man Managementagementagementagement (HRM) (HRM)(HRM) practices practices practices practices practices is of paramount paramount paramount importance. importance. importance. importance.importance. 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All these these aspectsaspectsaspects aspectsaspects constituteconstitute constitute constitute a challengechallenge challenge challengechallenge for companies,companies, companies, which which becomes becomesbecomes eveneven even more complexcomplex complexcomplex when whenwhen the scenario scenarioscenario scenario involves involves involves multinational multinational multinationalmultinationalmultinational multinational multinational companiescompanies companies since since theythey they need needneed to deal dealdeal with a multiplicity multiplicity multiplicity multiplicitymultiplicity multiplicity of culturecultureculture culture s, whether whether fromfrom the countrycountry of origin or the host countrycountry in which which they areareare installed. installed.installed. installed.installed. Purpose PurposePurposePurpose : The purpose purpose of this this paper paper paper is to investigate investigateinvestigate investigate investigate the proceduresprocedures proceduresprocedures procedures procedures and/orand/or actionsactionsactions actions used used by multinational multinational multinational multinational multinational multinational companiescompanies companies in the reward rewardrewardreward management managementmanagement management management process processprocess in their subsidiaries subsidiariessubsidiaries subsidiaries located located in other countries.countries. countries. Methodology:Methodology:Methodology: Methodology: a systematicsystematic systematic systematicsystematic systematic literature literature literatureliterature reviewreviewreview waswaswas carriedcarriedcarried carriedcarriedcarried out based based based on the guidelines of the PRISMAPRISMAPRISMAPRISMAPRISMA method. 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- A aceitação de SMS Marketing e a sua relevância na intenção de compra dos consumidoresPublication . Pinto, Matilde Rosa; Sousa, Jorge Remondes deResumo Num contexto em que é imprescindível o uso de smartphones no quotidiano das pessoas, implementam-se nas empresas, estratégias de marketing digital que se tornam relevantes para impactar os clientes de uma forma eficaz. Dentro destas estratégias, inclui-se o SMS Marketing. Desta forma, justifica-se o quão imporante é, para as empresas, investir no envio de mensagens curtas e rápidas, estando presente num canal digital utilizado no dia-a-dia por cada um. Tendo em conta que o mobile marketing é uma prática em crescimento, este estudo, prentende apronfundar o estudo sobre a aceitação que o mesmo possui, e a perceção dos consumidores. A presente dissertação tem como principal objetivo perceber de que forma é recebido o SMS Marketing e a sua aceitação, assim como perceber a sua relevância na intenção de compra dos consumidores. Adicionalmente, este estudo pretende perceber de que forma as SMS publicitárias são interpretadas pelos consumidores, conseguindo tirar conclusões sobre o conteúdo que deve ser utilizado e o que causa ou não, a aceitação destas mensagens, nos consumidores, assim como, a sua influência na intenção de compra dos consumidores. Para o desenvolvimento desta investigação foi utilizada uma metodologia quantitativa, tendo sido criado e implementado um questionário online. A amostra em estudo, é constituída por 218 inquiridos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, utilizadores de internet e redes sociais. Os resultados desta investigação mostram que existe uma correlação entre a aceitação de SMS Marketing e a intenção de compra dos consumidores, sendo que existem fatores que auxiliam esta aceitação e outros que, tendo o efeito oposto, devem ser repensados aquando da implementação de estratégias de SMS Marketing. Este estudo contribui para auxiliar os profissionais de marketing a conhecer melhor o comportamento do consumidor e de que forma as marcas poderão interagir com eles, de forma a atingir melhores resultados.
- A aceitação do utilizador face aos diferentes formatos de anúnciosPublication . Ferreira, Hugo Daniel Gomes; Ribeiro, Anabela Paula Alferes FerreiraDigital campaigns are now a major trend in digital marketing, moreover with the emergence of the covid-19 pandemic, it has become a habit to invest on sponsored publications in order to reach a bigger number of consumers and develop brand awareness among them. As interest grew of users connected daily to the digital world, it become clear to provide digital channels with platforms that allow the purchase of goods and products without having to leave home. That way, the main purpose of this research is to provide an overview, from the perspective of users and how they were impacted by the different formats of digital advertisements. We chose to use a quantitative method, where a survey was carried out among users of social networks and the internet. The conclusions obtained makes us conclude that the ads in image and when well segmented assume a special importance in the acceptance of digital campaigns and in the consequent conversion according to the stipulated objective. What it was possible to reach through this study assumes a special importance for digital marketing professionals and campaign managers. Furthermore, the study proves the importance and potential that segmentation has in digital marketing planning and strategy. We can therefore assume, despite the different and varied ad formats existing in different digital channels, the image format associated with segmentation makes acceptance much more effective on social networks. On the other hand, search engines favor the understanding and feasibility of the address.
- Aceitação dos pagamentos móveis em PortugalPublication . Pimenta, Carlos Jorge Gomes; Sarmento, TeresaO presente estudo pretende ser uma reflexão exploratória sobre a emergência dos serviços de pagamento através de dispositivos móveis. O tema do pagamento é novo em Portugal, e não obstante a grande adesão a inúmeras outras competências proporcionadas pela adesão aos smartphones. Estando o fenómeno numa fase de implementação embrionária considerámos que uma abordagem qualitativa melhor se adequava ao seu estudo. Assim o presente trabalho consiste numa revisão de literatura descrevendo o estado da arte que articula com uma recolha de entrevistas e e posterior análise. Com este trabalho podemos concluir que o fenómeno de pagamentos móveis requer ainda comunicação e vontade institucional dos vários intervenientes que ajude a sua disseminação e promova uma maior aceitação
- Acesso à informação e transparência nos portais dos Institutos Federais de Educação do BrasilPublication . Moura, Ismaelson Costa de; Gonçalves, Maria José AngélicoEssa dissertação tem por objetivo analisar o nível de acesso e de transparência das informações públicas disponibilizadas pelos gestores nos portais dos Institutos Federais de Educação do Brasil. Para proporcionar melhor estruturação das ideias, optou-se por, em primeiro lugar, se proceder a uma revisão sistemática de literatura. A mesma foi efetuada em subcapítulos, sendo que, no primeiro deles, foram abordados aspectos gerais relativos à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), servindo esta como contextualização para, na sequência, tratar aspetos pertinentes à gestão pública no Brasil, à transparência e à accountability na Administração Pública. Trata-se de revisão sistemática de literatura, com coleta de dados realizada a partir do Portal CAPES, mediante a informação dos seguintes critérios de inclusão: adequação ao objetivo e tema dessa pesquisa, qual seja, Transparência das informações públicas nos portais dos institutos federais de educação versus a obrigatoriedade da legislação federal; atendimento aos descritores da pesquisa (transparência pública, accountability, Governo Eletrônico, acesso à informação, Governo Aberto); disponibilização de acesso ao texto completo. A questão norteadora da pesquisa foi a seguinte: em que nível de acesso e de transparência encontram-se as informações públicas disponibilizadas pelos gestores nos portais dos Institutos Federais de Educação do Brasil? Em seguida, usando uma aborgem qualitativa, procedeu-se à análise de conteúdo dos Portais dos Institutos Federais de Educação do Brasil, usando um instrumento de análise desenvolvido com base na revisão da literatura. Após analisados os sites concluímos que, atualmente, os Websites ainda apresentam falhas consideráveis na apresentação das informações, não estando todos eles cumprindo integralmente o que dita a lei, sendo que, de todos os Institutos Federais analisados, somente quatro disponibilizam todos os itens mencionados no texto legal para acesso pelo público em geral. Contudo, acredita-se que, ainda que a disponibilização das informações básicas ao público em geral seja deficiente, elas são compreensíveis e úteis para o público, com disponibilização na forma de links. A contribuição que a tese fornece à comunidade científica consiste em abordagem centrada no cumprimento – ou não – do dever de transparência na disponibilização de informações públicas nos portais dos Institutos Federais de Educação do Brasil. As limitações do trabalho são relativas à escassez de literatura existente com a mesma proposta desse estudo, o que o torna original, mas dificulta a discussão dos resultados.
- Ações afirmativas e evasão escolar: o intermulticulturalismo como proposta pedagógica em uma Instituição Federal de Educação BrasileiraPublication . Meira, Edimilson Lopes de; Andrês, Adelina Maria GranadoA presente dissertação tem como título "Ações Afirmativas e Evasão Escolar: o Intermulticulturalismo como Proposta Pedagógica em uma Instituição Federal de Educação Brasileira" e consiste em um estudo de caso realizado no Instituto Federal de Rondônia - câmpus Vilhena, através fundamentalmente de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental. O principal objetivo deste trabalho foi averiguar eventuais causas que terão conduzido à evasão escolar nesta instituição de ensino, especificamente dos alunos pertencentes às ações afirmativas/cotas raciais e sociais na categoria AF/PPI-Ações Afirmativas Pretos, Pardos e Indígenas. O conceito de ação afirmativa inclui-se nas políticas públicas brasileiras que visam beneficiar indivíduos pertencentes a grupos sociais econômica e culturalmente marginalizados, pelo que os formalmente denominados pretos, pardos e indígenas (lei 12.711/2012) consideram-se uma única categoria de cota racial e social AF/PPI. Enquanto servidor da instituição em estudo, percebi que estes alunos ingressavam por cotas, mas muitos evadiam. A pesquisa documental realizada, com alunos da categoria AF/PPI do IFRO campus de Vilhena ingressos no ano 2016 nos cursos técnicos, revelou os altos índices de alunos evadidos e os principais motivos que os levaram à evasão. Busca-se também, neste estudo, propor ações para diminuir essa evasão, como a implantação de um curso de formação para docentes com foco na intermulticulturalidade, capaz de promover a visão heterogênea possibilitadora das interrelações necessárias ao sucesso escolar.
- Acolhimento, Integração e socialização: projeto de intervenção em empresa do setor automóvelPublication . Silva, Carla Sofia Azevedo Torrinha da; Meirinhos, Viviana AndradeEste projeto apresenta uma intervenção no âmbito dos processos de acolhimento, integração e socialização, implementada na Entidade Acolhedora do Projeto (EAP), a empresa AptivPort Services S.A. Com o suporte da análise teórica e da análise empírica foi possível desenvolver uma reestruturação sustentada em quatro âmbitos estratégicos, nomeadamente, 1) manual de acolhimento, 2) plano de integração e socialização, 3) reunião de acompanhamento e, 4) sala de acolhimento, visando consequentemente cinco objetivos: 1) assegurar a aprendizagem da identidade atual da empresa e dos seus valores; 2) auxiliar o novo colaborador a adaptar-se à sua função; 3) criação de relações interpessoais; 4) garantir o apoio e suporte ao processo de integração dos novos colaboradores; 5) criar um local exclusivo e adequado para realizar o acolhimento. Definida como finalidade a passagem de 5 novos colaboradores salaried pelas novas medidas do plano de AIS, verificou-se no final que foram 10 os novos colaboradores salaried abrangidos pelas novas medidas implementadas. Ao longo da implementação das novas medidas realizaram-se no total 28 planos de acolhimento, 7 planos de integração e socialização e 10 reuniões de acompanhamento. Após a conclusão da implementação e avaliação de cada âmbito, 5 novos colaboradores salaried foram admitidos na empresa. Estes dados vêm salientar a pertinência deste projeto e a vantagem que a empresa adquiriu com a sua correta implementação.
- Adaptação aos novos tempos: novos hábitos de consumo online e consequente resposta das marcasPublication . Santos, Joana Sofia Boucinha; Lima, Ana Patrícia Pinto deThe Covid-19 pandemic is already seen as the most transformative and challenging event in our memory. This atypical situation triggered new habits, forms of consumption and trends. As a result of the existing transformations, companies had to adapt to a new consumer, a new context and a new way of operating. This study aims to analyze the trends and new online consumption habits resulting from the pandemic and explore the main digital strategies carried out by companies to alleviate / explore the effects of the current pandemic situation. For this purpose, a mixed methodology is proposed. The qualitative methodology, based on 7 semi-structured interviews with company managers, aims to understand the main impacts of the pandemic and digital strategies used to mitigate / exploit them. At a quantitative level, a questionnaire was applied focusing on new online shopping habits and trends arising from the pandemic, with 618 responses being obtained. The study shows that during the pandemic, consumers changed their consumption habits in terms of number, proportion, amount spent on online purchases and payment methods. There were also changes in the purchase of certain categories of products during the pandemic and it appears that some trends arising from the pandemic are strongly influenced by sociodemographic characteristics. At the corporate level, the digital strategies used to bridge / exploit the effects of the pandemic and which have proved most successful were the focus on the customer and the focus on service. This study proves to be pertinent, above all due to its relevance in understanding how the context of a pandemic can influence the way people live, behave and buy and, on the other hand, to evaluate how companies react to an unprecedented situation, where the fear and uncertainty. The digital becomes even more important and we are witnessing the beginning of the digital age more accentuated than ever.
- Adaptação dos anunciantes à era sem cookies de terceirosPublication . Alves, Viviana Raquel Marques; Santos, José de Freitas; Pacheco, Jorge Daniel de LImaA crescente preocupação dos utilizadores para com a sua privacidade levou à criação de novas leis de regulamentação da privacidade de dados. A entrada em vigor dessas leis, obrigou os responsáveis de marketing digital a implementar medidas que protegessem a privacidade dos cidadãos, como a eliminação dos cookies de terceiros. Esta nova era não representa o fim da personalização de anúncios, mas sim uma adaptação por parte dos anunciantes, que terão de adotar novos métodos de recolha de dados, ou até mesmo recorrer a métodos mais antigos que se tornaram menos utilizados com a chegada dos cookies de terceiros. Com este estudo, pretende-se saber como os anunciantes se estão a adaptar a esta nova medida, e se essas adaptações representam um upgrade face aos cookies de terceiros, possibilitando o acesso aos benefícios dos mesmos, e corrigindo as suas limitações. Os resultados mostram que as alternativas encontradas não são uma total melhoria dos cookies de terceiros. A preocupação dos utilizadores para com a sua privacidade encontrar-se-á resolvida aquando da completa implementação desta medida, contudo, as técnicas/métodos/estratégias alternativas não possuem a eficiência dos cookies de terceiros, pelo menos, por si só.