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- O papel dos portais imobiliários na criação de oportunidades de negócioPublication . Duarte, Paulo Daniel Felizardo; Santos, José DuarteNestas últimas décadas, a internet teve um aumento exponencial fazendo parte dos nossos dias, seja em contexto de lazer ou de trabalho. Esta nova realidade alterou os hábitos dos consumidores na procura dos produtos e serviços, bem como nas estratégias de comunicação e de marketing dos agentes económicos. O mercado imobiliário, ou de um modo geral o setor imobiliário, é bastante importante pelo dinamismo que traz à economia. Também do lado do consumidor, os imóveis enquanto bens de consumo, são das compras mais refletidas e ponderadas. À semelhança de outros setores, também o imobiliário alterou a sua forma de comunicar, passando do marketing tradicional para o marketing digital. O objetivo deste trabalho de dissertação é tentar esclarecer o papel dos portais imobiliários na geração de oportunidades de negócio. Assim, com base na revisão da literatura, elaboramos um modelo constituído por três constructos: características do consumidor, envolvimento do consumidor e satisfação do consumidor. Formulamos duas hipóteses; as características dos consumidores têm influência no grau de satisfação na utilização dos portais; o envolvimento dos consumidores tem influência no grau de satisfação na utilização dos portais. Para validarmos o modelo e as hipóteses, elaboramos um estudo de natureza quantitativa. Recorrendo à análise estatística dos dados recolhidos com um questionário online, que foi divulgado através das redes sociais, constatamos que as características do consumidor e o envolvimento do consumidor tem influência no nível de satisfação na utilização de portais imobiliários. Por outro lado, o nível de satisfação que os consumidores manifestaram e o nível da utilização dos portais imobiliários permite considerar que estes são potenciadores de criação de oportunidades de negócio.
- A qualidade e o alojamento local no Porto: caracterização e perspetivas futurasPublication . Pinto, Isabel Cristina Araújo; Brandão, Ana FilipaO crescente sucesso das companhias aéreas low cost, levou ao surgimento de uma nova classe de viajantes que pressiona o turismo nos destinos mais procurados. O défice da oferta hoteleira associado a esta massificação repentina levou ao surgimento de plataformas de partilha como o Airbnb e consequentemente o conceito de Alojamento Local. Este modelo de alojamento, mais integrado com as comunidades locais, proliferou e resultou na sua disseminação pelo mundo e pela generalidade do nosso País, acabando por se tornar um importante player para o sector do Turismo. Conta-se que este crescimento continue nos próximos anos, potenciado pelo constante reconhecimento mundial do destino. Com o crescimento repentino do AL surgiram desajustes legislativos, um dos quais a falta de controlo da qualidade. Assim aparecem iniciativas como o Programa QUALITY que procuram colmatar esta falha e promover a qualidade do AL em Portugal. Neste âmbito foi realizado um estágio curricular na implementação do programa no Norte, em especial na cidade do Porto. Este trabalho faz uma reflexão do estado atual do AL no Porto, a nível dos estabelecimentos, empresários, qualidade e perspetivas futuras deste modelo de alojamento, através da análise dos dados QUALITY e das entrevistas aos vários players envolvidos neste setor.
- As motivações e o envolvimento do consumidor com as marcas do setor vestuário e acessórios - a influência do InstagramPublication . Pereira, Rita Isabel Cardoso; Lima, Ana Patrícia Pinto deCom a constante evolução de um mundo cada vez mais tecnológico, as empresas procuram todas as oportunidades para dar aos clientes o maior nível de satisfação, que os faça sentirem-se bem no seu quotidiano. A temática do envolvimento do consumidor que interfere com o futuro das empresas e clientes veio procurar conhecer a intensidade da interação entre estes dois mundos, permitindo a criação de conhecimentos/conteúdos vantajosos para o consumidor e empresa. A chegada das redes sociais alterou a forma como as marcas interagem com o mercado, trazendo vantagens no que toca à aproximação de ambos. O Instagram sendo uma plataforma digital de forte alcance e conteúdo visual, dá às marcas a oportunidade de motivarem os clientes com as suas funcionalidades. Um maior envolvimento do consumidor pode ser estimulado por motivações, originárias da Teoria da Autodeterminação, que levam os consumidores a interagirem com as marcas, através de entretenimento, autoexpressão, socialização, obtenção de informação e/ou remuneração. Este trabalho pretende analisar em que medida as motivações para participar em atividades nas redes sociais por parte dos consumidores, influenciam o envolvimento destes com as marcas do setor de vestuário e acessórios no Instagram. Para esta análise, foi utilizada uma metodologia de investigação quantitativa, que resultou na análise estatística e discussão de resultados, suportada anteriormente por uma base teórica. O estudo realizado é baseado num questionário e permitiu a obtenção de uma amostra de 307 respostas. Foi possível perceber que, o que motiva realmente os consumidores é a obtenção de informação/conhecimento, principalmente como forma de acompanhamento das tendências. É ainda relevante referir que, os consumidores preferem participar em atividades de contribuição que os envolva de forma moderada com as marcas, existindo uma relação positiva entre a teoria da autodeterminação e o envolvimento do consumidor no Instagram das marcas de vestuário e acessórios.
- As motivações para a compra online: comportamento de compra do consumidor digitalPublication . Monteiro, Nicolau de Almeida Barreto da Costa; Lima, Ana Patrícia Pinto deCom o desenvolvimento do mercado e com a constante mudança de comportamento de compra dos consumidores as organizações perceberam que a transição do canal offline para o canal online é um caminho a seguir. Esta nova era da globalização dos mercados encontra-se a mudar a forma como as organizações comercializam, sendo que a presença no canal online permite aprimorar as relações com os seus consumidores, assim como criar uma comunicação mais direcionada. O canal online tem conquistado uma grande preponderância, possibilitando às pessoas tanto a procura de informação, que normalmente é mais vasta quando comparada com a informação disponível numa loja física, como a consequente compra dos bens ou serviços pretendidos. Assim, e tendo em consideração o estudo realizado pela consultora de Marketing norte americana Hootsuite, onde indica que em Portugal a categoria de produtos mais comprada online no ano de 2017 foi a de vestuário e produtos de beleza, o objetivo deste estudo é entender a razão para a escolha do canal online na compra deste tipo de produtos. É também alvo deste estudo, a compreensão das motivações de compra associadas, com atenção às diferentes gerações de consumidores. A metodologia adotada é exploratória, e baseada num inquérito. Esta investigação mostra que existe uma maior associação entre o valor utilitário e a intenção da repetição de compra do que o valor hedónico e a própria intenção. Para além disso, verificou-se que existe uma maior associação da geração X à intenção da repetição de compra com base em valores utilitários ao passo que na geração Z se reparou numa maior associação entre os valores hedónicos e essa repetição de compra.
- Abordagem ao neuromarketing e a sua relação com o marketing digitalPublication . Ferreira, Eduarda Marina Magalhães; Torres, Ana; Teixeira, Sandrina FranciscaA pesquisa de marketing tem como objetivo perceber as motivações dos consumidores, bem como, idealizar padrões de consumo. Contudo muitas dessas metodologias de estudo do comportamento dos consumidores tendem a providenciar dados influenciados por diversas variáveis contextuais, apresentando diversas limitações, sendo, por isso, pouco fidedignos. A metodologia de neuromarketing surge nesse sentido, como uma resposta para perceber melhor os comportamentos dos consumidores, através do estudo de respostas fisiológicas cerebrais e da atividade neural. Após uma revisão de literatura, foi possível identificar várias dimensões que já foram estudadas com técnicas da neurociência, como a memória e a atenção visual, por exemplo, abordadas com objetivo de entender como estas dimensões se comportam ao entrar em contacto com estímulos de marketing. O especial foco deste estudo é o meio digital e como a metodologia de neuromarketing contribui para a era digital, respondendo a certas lacunas da literatura no contexto digital, assim como, perceber as diferentes contribuições que o neuromarketing produz para as estratégias de marketing digital. Através da análise de entrevistas realizadas a académicos e a profissionais de marketing que já realizaram estudos com esta metodologia, foi possível identificar quatro essenciais contribuições para o marketing digital, nomeadamente, como estruturar um website para que não cause irritabilidade ou confusão ao utilizador, assim como, pequenas mudanças de layout que poderão contribuir para a concretização de objetivos finais. Por outro lado, a questão de dados fidedignos também se aplica num ambiente digital, visto que, as ferramentas de análise de dados que existem tendem a ser abrangentes. O neuromarketing contribui para a redução da margem de erro dessas ferramentas.
- O impacto do comportamento dos líderes na percepção do clima organizacional no Instituto Federal de GoiásPublication . Dorneles, Reginaldo Araujo; Sequeira, Arminda Maria Sá Moreira BarbosaEste trabalho apresenta um estudo realizado no âmbito do Instituto Federal de Goiás – IFG, que investigou a relação entre o estilo de liderança dos líderes e o clima organizacional. Foram levantados conceitos teóricos que vinculam dimensões comuns de análise entre liderança, clima organizacional e também cultura organizacional. As dimensões comuns foram integradas em dois instrumentos de investigação: questionário e entrevista semiestruturada. O primeiro foi aplicado a 187 servidores de 5 câmpus selecionados do IFG (Aparecida, Goiânia Oeste, Goiás, Itumbiara e Reitoria), enquanto o segundo foi aplicado ao Reitor e Diretores dos câmpus da amostra. Os resultados mostraram influência do estilo de liderança do Reitor sobre o clima organizacional do IFG, bem como a existência de uma forte identificação do servidor com a instituição, e também apontaram três grandes áreas para investimento e melhoria interna: 1) treinamento e capacitação; 2) comunicação interna; e 3) processos de reconhecimento e recompensa.
- O potencial do social selling através do LinkedIn: um estudo de casoPublication . Fernandes, Alda Christina; Santos, José DuarteAtualmente as empresas fazem parte de um mercado global, por via da evolução tecnológica. Os clientes, também eles globais, ditam as regras do marketing hoje em dia, são participativos, tomam decisões, são embaixadores de marcas, são dificeis de enganar, querem conteúdos que lhes solucionem problemas e necessitam se sentir valorizados. Com esta dissertação pretende-se perceber qual o potencial do social selling através da plataforma LinkedIn e o recurso à sua aplicação Sales Navigator. A investigação pretendeu aferir se é ou não verdade que o LinkedIn é um instrumento para potenciar as vendas, criar relações e auxiliar as empresas a encontrarem os seus potenciais clientes. A investigação assentou inicialmente numa análise do estado da arte, suportada em vários autores que abordam a temática do social selling, uma descrição da plataforma LinkedIn e da aplicação Sales Navigator indicando as suas vantagens e utilidade para as vendas. Esta revisão da literatura permitiu formular três proposições: (i) social selling promove a ligação do marketing às vendas; (ii) o social selling suporta-se no content marketing; (iii) a utilização do LinkedIn na perspetiva do social selling contribui para uma maior eficácia e eficiência da força de vendas. Seguiu-se o estudo empírico suportado no estudo de caso único, sendo selecionada uma empresa portuguesa, a Grupel S.A., que opera no mercado business to bussines, tida como pioneira e caso de sucesso na sua estratégia de social selling. Esta empresa utiliza a plataforma LinkedIn e a aplicação Sales Navigator. Através de análise qualitativa dos dados recolhidos, prova-se a validade das três proposições desenhadas.
- Da floresta ao papel: pedagogia e sustentabilidade: Museu do Papel: Projeto Núcleo 3 | 2012-2014Publication . Marques, Horácio António Barbosa ToméO projeto que aqui apresento é denominado de “Da Floresta ao Papel”. Constitui-se como a exposição permanente do Núcleo 3 do Museu do Papel, em Paços de Brandão, Santa Maria da Feira. É um projeto dedicado ao papel novo e a oportunidades menos comuns e novas, em termos de design, produção e uso. É um projeto que teve o patrocínio/mecenato da Navigator Company, cuja denominação na altura era Portucel / Soporcel. A minha responsabilidade passou pela discussão dos argumentos museológicos com a Dra. Maria José Santos, investigadora na área da história do papel e então diretora do museu, conceção e direção artistica do projeto museográfico, direção e coordenação de produção. Passou também por discussões com os coordenadores e técnicos da empresa patrocinadora, por forma a responder tanto a questões de orientação identitária, como de produto, como a particularidades técnicas de processos, máquinas e fluxo de produção. Incluiu também maquetização, desenho e produção de objetos finais, entre os necessários para produção gráfica e/ou aqueles necessários para projeção audiovisual. Como seria de esperar alguma da produção foi realizada em conjunto com dois colegas da Interações do Futuro!, empresa juridicamente responsável pelo contrato de produção e instalação. A sua implementação decorreu entre os finais de 2012 e finais de 2014, ano da inauguração. O design global incluiu mobiliário, peças de autor, luminárias, quiosques, sistemas interativos, vídeo de projeção seletiva, sítio web, objetos didáticos e catálogo, observando as diretrizes museológicas, mas em articulação formal e comunicacional com o pre-existente. Este projeto é deveras interessante porque é um exemplo de aplicação prática do(s) conceito(s) heterogeneidade / multimédia na sua aceção geral. Isto é, tanto no racional que lhe deu corpo e o justificou, como dos respetivos objetos-soluções, como na utilização das ferramentas que deram corpo aos conteúdos, tanto da proposta como da materialização, que passaram por aplicações de síntese digital 2D (ma- quetização e ilustração), 3D (maquetização e ilustração), de paginação (catálogo), de programação (web) ou de edição de vídeo (projeções de vídeo de projeção seletiva), entre outras. Este projeto constituiu-se como um dos desafios recentes mais interessantes, exigentes e difíceis em termos de conceção, produção e coordenação, mas também de reflexão. A reflexão é, aliás, uma das vertentes que os clientes reconhecem e costumam solicitar como parte da justificação das propostas projetuais. Tem mesmo dado origem a objetos outros, como artigos para publicações dedicadas à museologia. É, para finalizar, uma essência fundamental que faz parte da minha visão e missão enquanto investigador, pedagogo e cidadão, cujas responsabilidades não me permito isentar. A descrição que se segue inclui, assim, uma adaptação do preâmbulo inicial incrito na proposta original.
- O comportamento tribal e os principais drivers associados à interação digital da subcultura motardPublication . Ribeiro, Bruno Miguel da Fonseca; Lima, Ana Patrícia Pinto deNo decorrer da pós-modernidade...
- O uso de chatbots em experiências de mobile commerce em PortugalPublication . Cortez, Diogo Luís Martins; Teixeira, Sandrina Francisca; Melo, RicardoNos dias de hoje, as empresas estão aos poucos a investir e aplicar a tecnologia de chatbots como um novo meio de comunicação entre consumidores digitais. Devido ao tema ainda ser um pouco embrionário e com faltas de pesquisa relacionadas com o âmbito do mercado, o propósito deste estudo é, para além da exploração do conceito de Mobile Commerce, conseguir descrever a experiência de uso de Chatbots do utilizador português como ferramenta de interação com as empresas. O modelo de pesquisa é baseado na revisão de literatura mais epecificamente nos conceitos de E-Commerce, Mobile Commerce, Conversational Agents e chatbots. Os dados são recolhidos através de inquérito com 152 respostas válidas e todos os objetivos de pesquisa foram respondidos. Neste sentido, as conclusões gerais referem que mais de metade da amostra tem conhecimento da tecnologia e que a maioria destes, apresenta uma perceção positiva face ao Chatbot. Em termos do perfil, observamos que os utilizadores do sexo masculino até aos 25 anos são os mais conhecedores e interessados sobre a tecnologia, assim como a tendência de quanto menor a idade do utilizador, melhor a sua impressão face aos chatbots. No que concerce a contributos para a gestão, foi também possível comprovar, para o mercado português, a tendência demonstrada em estudos globais no que refere à maior utilização de aplicativos de mensagens face às redes sociais. Como recomendações futuras a realização de novos estudos sobre os conceitos emergentes de chatbot e a sua relação com o Mobile Commerce e Social Media com um aprofundamento maior no que toca aos motivos de alguma rejeição da tecnologia.