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Advisor(s)
Abstract(s)
O projeto que aqui apresento Ă© denominado de âDa Floresta ao Papelâ. Constitui-se como a exposição permanente do NĂșcleo 3 do Museu do Papel, em Paços de BrandĂŁo, Santa Maria da Feira. Ă um projeto dedicado ao papel novo e a oportunidades menos comuns e novas, em termos de design, produção e uso. Ă um projeto que teve o patrocĂnio/mecenato da Navigator Company, cuja denominação na altura era
Portucel / Soporcel.
A minha responsabilidade passou pela discussão dos argumentos museológicos com a Dra. Maria José Santos, investigadora na årea da história do papel e então diretora do museu, conceção e direção artistica do projeto museogråfico, direção e coordenação de produção. Passou também por discussÔes com os coordenadores e técnicos da empresa patrocinadora, por forma a responder tanto a questÔes de
orientação identitåria, como de produto, como a particularidades técnicas de processos, måquinas e fluxo de produção. Incluiu também maquetização, desenho e produção de objetos finais, entre os necessårios para produção gråfica e/ou aqueles necessårios para projeção audiovisual. Como seria de esperar alguma da produção foi realizada em conjunto com dois colegas da InteraçÔes do Futuro!, empresa juridicamente responsåvel pelo contrato de produção e instalação. A sua implementação decorreu entre os finais de 2012 e finais de 2014, ano da inauguração.
O design global incluiu mobiliĂĄrio, peças de autor, luminĂĄrias, quiosques, sistemas interativos, vĂdeo de projeção seletiva, sĂtio web, objetos didĂĄticos e catĂĄlogo, observando as diretrizes museolĂłgicas, mas em articulação formal e comunicacional com o pre-existente.
Este projeto Ă© deveras interessante porque Ă© um exemplo de aplicação prĂĄtica do(s) conceito(s) heterogeneidade / multimĂ©dia na sua aceção geral. Isto Ă©, tanto no racional que lhe deu corpo e o justificou, como dos respetivos objetos-soluçÔes, como na utilização das ferramentas que deram corpo aos conteĂșdos, tanto da proposta como da materialização, que passaram por aplicaçÔes de sĂntese digital 2D (ma-
quetização e ilustração), 3D (maquetização e ilustração), de paginação (catĂĄlogo), de programação (web) ou de edição de vĂdeo (projeçÔes de vĂdeo de projeção seletiva), entre outras.
Este projeto constituiu-se como um dos desafios recentes mais interessantes, exigentes e difĂceis em termos de conceção, produção e coordenação, mas tambĂ©m de reflexĂŁo. A reflexĂŁo Ă©, aliĂĄs, uma das vertentes que os clientes reconhecem e costumam solicitar como parte da justificação das propostas projetuais. Tem mesmo dado origem a objetos outros, como artigos para publicaçÔes dedicadas Ă museologia. Ă, para finalizar, uma essĂȘncia fundamental que faz parte da minha visĂŁo e missĂŁo enquanto investigador, pedagogo e cidadĂŁo, cujas responsabilidades nĂŁo me permito isentar. A descrição que se segue inclui, assim, uma adaptação do preĂąmbulo inicial incrito na proposta original.
Description
Trabalho de natureza profissional para atribuição do TĂtulo de Especialista do Instituto PolitĂ©cnico do Porto, na ĂĄrea de MultimĂ©dia, defendido a 18-12-2018