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As motivações para a compra online: comportamento de compra do consumidor digital

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Abstract(s)

Com o desenvolvimento do mercado e com a constante mudança de comportamento de compra dos consumidores as organizações perceberam que a transição do canal offline para o canal online é um caminho a seguir. Esta nova era da globalização dos mercados encontra-se a mudar a forma como as organizações comercializam, sendo que a presença no canal online permite aprimorar as relações com os seus consumidores, assim como criar uma comunicação mais direcionada. O canal online tem conquistado uma grande preponderância, possibilitando às pessoas tanto a procura de informação, que normalmente é mais vasta quando comparada com a informação disponível numa loja física, como a consequente compra dos bens ou serviços pretendidos. Assim, e tendo em consideração o estudo realizado pela consultora de Marketing norte americana Hootsuite, onde indica que em Portugal a categoria de produtos mais comprada online no ano de 2017 foi a de vestuário e produtos de beleza, o objetivo deste estudo é entender a razão para a escolha do canal online na compra deste tipo de produtos. É também alvo deste estudo, a compreensão das motivações de compra associadas, com atenção às diferentes gerações de consumidores. A metodologia adotada é exploratória, e baseada num inquérito. Esta investigação mostra que existe uma maior associação entre o valor utilitário e a intenção da repetição de compra do que o valor hedónico e a própria intenção. Para além disso, verificou-se que existe uma maior associação da geração X à intenção da repetição de compra com base em valores utilitários ao passo que na geração Z se reparou numa maior associação entre os valores hedónicos e essa repetição de compra.
Com o desenvolvimento do mercado e com a constante mudança de comportamento de compra dos consumidores as organizações perceberam que a transição do canal offline para o canal online é um caminho a seguir. Esta nova era da globalização dos mercados encontra-se a mudar a forma como as organizações comercializam, sendo que a presença no canal online permite aprimorar as relações com os seus consumidores, assim como criar uma comunicação mais direcionada. O canal online tem conquistado uma grande preponderância, possibilitando às pessoas tanto a procura de informação, que normalmente é mais vasta quando comparada com a informação disponível numa loja física, como a consequente compra dos bens ou serviços pretendidos. Assim, e tendo em consideração o estudo realizado pela consultora de Marketing norte americana Hootsuite, onde indica que em Portugal a categoria de produtos mais comprada online no ano de 2017 foi a de vestuário e produtos de beleza, o objetivo deste estudo é entender a razão para a escolha do canal online na compra deste tipo de produtos. É também alvo deste estudo, a compreensão das motivações de compra associadas, com atenção às diferentes gerações de consumidores. A metodologia adotada é exploratória, e baseada num inquérito. Esta investigação mostra que existe uma maior associação entre o valor utilitário e a intenção da repetição de compra do que o valor hedónico e a própria intenção. Para além disso, verificou-se que existe uma maior associação da geração X à intenção da repetição de compra com base em valores utilitários ao passo que na geração Z se reparou numa maior associação entre os valores hedónicos e essa repetição de compra.

Description

Versão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)

Keywords

Canal online Comércio eletrónico Utilitarismo e hedonismo Intenção da repetição de compra Geração X Y Z X, Y & Z generation Online channel Electronic commerce Utilitarism & hedonism Repeat purchase intention

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