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As motivações para a compra online: comportamento de compra do consumidor digital

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorLima, Ana Patrícia Pinto de
dc.contributor.authorMonteiro, Nicolau de Almeida Barreto da Costa
dc.date.accessioned2019-03-30T09:26:25Z
dc.date.available2019-03-30T09:26:25Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.descriptionVersão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)pt_PT
dc.description.abstractCom o desenvolvimento do mercado e com a constante mudança de comportamento de compra dos consumidores as organizações perceberam que a transição do canal offline para o canal online é um caminho a seguir. Esta nova era da globalização dos mercados encontra-se a mudar a forma como as organizações comercializam, sendo que a presença no canal online permite aprimorar as relações com os seus consumidores, assim como criar uma comunicação mais direcionada. O canal online tem conquistado uma grande preponderância, possibilitando às pessoas tanto a procura de informação, que normalmente é mais vasta quando comparada com a informação disponível numa loja física, como a consequente compra dos bens ou serviços pretendidos. Assim, e tendo em consideração o estudo realizado pela consultora de Marketing norte americana Hootsuite, onde indica que em Portugal a categoria de produtos mais comprada online no ano de 2017 foi a de vestuário e produtos de beleza, o objetivo deste estudo é entender a razão para a escolha do canal online na compra deste tipo de produtos. É também alvo deste estudo, a compreensão das motivações de compra associadas, com atenção às diferentes gerações de consumidores. A metodologia adotada é exploratória, e baseada num inquérito. Esta investigação mostra que existe uma maior associação entre o valor utilitário e a intenção da repetição de compra do que o valor hedónico e a própria intenção. Para além disso, verificou-se que existe uma maior associação da geração X à intenção da repetição de compra com base em valores utilitários ao passo que na geração Z se reparou numa maior associação entre os valores hedónicos e essa repetição de compra.pt_PT
dc.description.abstractCom o desenvolvimento do mercado e com a constante mudança de comportamento de compra dos consumidores as organizações perceberam que a transição do canal offline para o canal online é um caminho a seguir. Esta nova era da globalização dos mercados encontra-se a mudar a forma como as organizações comercializam, sendo que a presença no canal online permite aprimorar as relações com os seus consumidores, assim como criar uma comunicação mais direcionada. O canal online tem conquistado uma grande preponderância, possibilitando às pessoas tanto a procura de informação, que normalmente é mais vasta quando comparada com a informação disponível numa loja física, como a consequente compra dos bens ou serviços pretendidos. Assim, e tendo em consideração o estudo realizado pela consultora de Marketing norte americana Hootsuite, onde indica que em Portugal a categoria de produtos mais comprada online no ano de 2017 foi a de vestuário e produtos de beleza, o objetivo deste estudo é entender a razão para a escolha do canal online na compra deste tipo de produtos. É também alvo deste estudo, a compreensão das motivações de compra associadas, com atenção às diferentes gerações de consumidores. A metodologia adotada é exploratória, e baseada num inquérito. Esta investigação mostra que existe uma maior associação entre o valor utilitário e a intenção da repetição de compra do que o valor hedónico e a própria intenção. Para além disso, verificou-se que existe uma maior associação da geração X à intenção da repetição de compra com base em valores utilitários ao passo que na geração Z se reparou numa maior associação entre os valores hedónicos e essa repetição de compra.pt_PT
dc.identifier.tid202207579pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/13271
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCanal onlinept_PT
dc.subjectComércio eletrónicopt_PT
dc.subjectUtilitarismo e hedonismopt_PT
dc.subjectIntenção da repetição de comprapt_PT
dc.subjectGeração X Y Zpt_PT
dc.subjectX, Y & Z generationpt_PT
dc.subjectOnline channelpt_PT
dc.subjectElectronic commercept_PT
dc.subjectUtilitarism & hedonismpt_PT
dc.subjectRepeat purchase intentionpt_PT
dc.titleAs motivações para a compra online: comportamento de compra do consumidor digitalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMarketing Digitalpt_PT

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