Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-22"
Now showing 1 - 10 of 32
Results Per Page
Sort Options
- Cancel culture and its effects onfreedom of speech: an analysis with a focus on the entertainment industryPublication . Ferreira, Ana Beatriz Cunha; Tallone, LauraWe are moving towards an increasingly developed society in terms of the use of online platforms, but this progress also brings with it some dynamics that raise questions about freedom of expression and the sharing of opinions. This dissertation aims to better understand and analyse the concept of cancel culture, a phenomenon that has been gaining more and more voice on social networks, with the focus more closely linked to the entertainment industry, so that we can understand a little more about the dynamics of sharing opinions. Freedom of expression and what it encompasses is also associated with this phenomenon, in order to understand what the two have in common and what they mean for each other. It will also be possible to verify the analysis of the themes addressed throughout the dissertation to reach a conclusion regarding the main theme, the analysis of the impact of the culture of cancellation on freedom of expression.
- Performance evaluation of cryptocurrencies: comparing cryptocurrency and stock market performancePublication . Miguel, João Pedro da Silva; Machado, Celsa Maria de Carvalho; Costa, Filipe Miguel Pereira Rodrigues daEste estudo analisa o desempenho das dez criptomoedas com maior capitalização até ao final de 2022 e compara-as com estratégias de investimento alternativas, no período de 1 de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2022. Os resultados mostram que as criptomoedas têm características únicas em termos de rendibilidade e de risco, oferecendo níveis de rendibilidade sem precedentes, mas também níveis de risco elevados em comparação com os ativos tradicionais. O MATIC, o BNB e o BTC apresentam um desempenho superior ao de outras classes de ativos financeiros em termos de rácios ajustados ao risco, enquanto o ADA e o LTC são as criptomoedas com pior desempenho. O estudo conclui também que as criptomoedas geram consistentemente rendibilidades anormais, com coeficientes alfa positivos e significativos em diferentes modelos de regressão. Os resultados também indicam que este desempenho superior depende do contexto, uma vez que os alfas estimados perdem a sua significância estatística em condições de mercado em baixa. O estudo sugere que os investidores devem estar consientes dos riscos associados às criptomoedas e utilizar modelos de desempenho que ajustem a rendibilidade às fontes de risco relevantes.
- A importância do vínculo laboral no contexto migratórioPublication . Melo, Sophia Tribuzy Mello de; Lima, Maria Helena Salazar da CostaO presente estudo incide, essencialmente, no vínculo laboral como um dos pontos iniciais para a integração de um estrangeiro em Portugal. Analisa a migração de uma forma geral, explicando algumas definições para determinados conceitos. Inicialmente, far-se-á uma breve alusão ao contexto migratório de uma forma geral e ao contexto em Portugal. Observar-se-á como a migração impacta Portugal e o resultado deste fenómeno no país. São analisados alguns pontos importantes no contexto da migração, como por exemplo, o acesso à educação, o reconhecimento de habilitações e competências e além da acessibilidade jurídica. É também apontada uma perspetiva de género relacionada com as mulheres migrantes, e a tipificação dos trabalhos exercidos pelas mesmas. Recorre-se ao Direito do Trabalho para analisar a estrutura dos vínculos laborais, pretendendo-se perceber a estrutura de um contrato de trabalho e observar os casos que, apesar de não qualificados como tal, possuem semelhanças a essa figura. Não é demais referir que o foco principal está sempre no contrato de trabalho celebrado com o cidadão migrante em Portugal. Este estudo destaca também a importância do emprego como um fator de peso no que toca à permanência e legalização de um imigrante em Portugal. Nessa lógica, tem-se em consideração os procedimentos existentes com vista à legalização de estrangeiros residentes em Portugal, ou que o pretendam vir a residir. Portanto os vistos e as autorizações de residências são objeto de análise. Por último, no contexto da entrada de cidadãos estrangeiros em território nacional, é abordada a atual situação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a sua extinção. São abordados os efeitos nocivos relacionados com a entrada ilegal de cidadãos em território nacional, fazendo também referência aos crimes relacionados com a imigração.
- Comedy and the portuguese stereotype: case study: Spain’s frame of referencePublication . Oliveira, Mariana Sousa Aranda de; Cerqueira, Carina Raquel OliveiraO objetivo desta dissertação de mestrado é investigar o papel da comédia na formação e reforço do estereótipo português no contexto social e cultural de Espanha. O estudo pretende analisar o impacto da comédia na perceção e representação da identidade portuguesa, centrando-se na forma como as representações cómicas podem contribuir para a perpetuação ou subversão de estereótipos culturais. Ao examinar a interação entre comédia, atitudes sociais e dinâmicas culturais, esta pesquisa pretende fornecer uma compreensão abrangente da influência da comédia no ambiente social e cultural português. O estudo será conduzido através da recolha de dados através de pesquisa e entrevista que mostrarão o conceito de Estereótipos Portugueses através de comédias. Serão também exploradas as suas opiniões e perceções sobre a forma como a comédia reforça ou desafia os estereótipos portugueses, bem como o seu impacto na imagem de Portugal e da sua cultura. Adicionalmente, serão analisados exemplos específicos de comediantes portugueses e espanhóis, examinando como as personagens e a cultura portuguesa são retratadas nesses programas. Será dada atenção aos elementos cómicos utilizados, como linguagem, estereótipos culturais e piadas relacionadas com Portugal. Os resultados desta investigação procuram contribuir para uma perceção mais profunda da influência da comédia nas atitudes sociais e dinâmicas culturais no contexto português. Irá esclarecer como o reforço ou subversão dos estereótipos portugueses na comédia afeta a perceção da identidade portuguesa e contribui para o ambiente social tanto em Portugal como entre os espanhóis. No geral, esta tese visa fornecer informações valiosas sobre a intrincada relação entre a comédia, os estereótipos culturais e o ambiente social, focando especificamente no contexto português observado pelos espanhóis.
- Internship at Little Panda EducationPublication . Silva, Débora Cristina Freitas da; Ribeiro, Sandra Patrícia MarquesThe present internship report was written within the scope of the curricular internship carried out for the conclusion of the master’s degree in Intercultural Studies for Business, at the Porto Accounting and Business School, which belongs to the Polytechnic Institute of Porto. Little Panda Education, a Mandarin private school in Luxembourg City, served as the internship site. Little Panda Education has developed its own interdisciplinary Mandarin curriculum taught by Sisi Yin, the institution's founder teacher; Dr. Gudrun Ziegler, the program's pedagogical advisor; and Professor Chaochao, a Mandarin teacher. The school prioritizes small classes, fostering language immersion to build a strong foundation in Mandarin and Chinese culture. The decision of applying in an international internship was influenced by my prior experience in learning Mandarin during my academic studies. Having studied Mandarin as part of my bachelor's degree, my exposure to this language inspired me to pursue a master’s degree in Intercultural Studies for Business. My responsibilities as a teacher assistant at Little Panda Education included a variety of tasks, such as designing class materials, managing social media accounts, handling files on Synology Drive, and—most significantly—creating a complex activity book for academic use and online publishing. Furthermore, considering that Luxembourg has others Mandarin schools, the reasons why parents choose "Little Panda Education" over other possibilities are analysed as well.
- Adaptação dos anunciantes à era sem cookies de terceirosPublication . Alves, Viviana Raquel Marques; Santos, José de Freitas; Pacheco, Jorge Daniel de LImaA crescente preocupação dos utilizadores para com a sua privacidade levou à criação de novas leis de regulamentação da privacidade de dados. A entrada em vigor dessas leis, obrigou os responsáveis de marketing digital a implementar medidas que protegessem a privacidade dos cidadãos, como a eliminação dos cookies de terceiros. Esta nova era não representa o fim da personalização de anúncios, mas sim uma adaptação por parte dos anunciantes, que terão de adotar novos métodos de recolha de dados, ou até mesmo recorrer a métodos mais antigos que se tornaram menos utilizados com a chegada dos cookies de terceiros. Com este estudo, pretende-se saber como os anunciantes se estão a adaptar a esta nova medida, e se essas adaptações representam um upgrade face aos cookies de terceiros, possibilitando o acesso aos benefícios dos mesmos, e corrigindo as suas limitações. Os resultados mostram que as alternativas encontradas não são uma total melhoria dos cookies de terceiros. A preocupação dos utilizadores para com a sua privacidade encontrar-se-á resolvida aquando da completa implementação desta medida, contudo, as técnicas/métodos/estratégias alternativas não possuem a eficiência dos cookies de terceiros, pelo menos, por si só.
- Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunosPublication . Nunes, Tiago Manuel Ferreira; Silva, David Alexandre Madureira Rocha da; Oliveira, JoaquimO presente Relatório de Estágio Profissional insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/Escola Superior de Educação do Porto e da Unidade Curricular - Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Instrumento – Trombone, abordando as atividades desenvolvidas enquanto estagiário no Conservatório de Música do Porto no ano letivo 2021/2022. O primeiro capítulo é referente à contextualização do Conservatório de Música do Porto, no qual consiste no enquadramento histórico e caraterização escolar -, e.g., comunidade escolar, projetos, missão, plano pedagógico. No fim deste capítulo é realizada uma análise SWOT. O segundo capítulo confere toda a Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do estágio, que abrange aspetos como a caraterização da disciplina de trombone e os conteúdos inerentes à disciplina, assim como o registo de aulas supervisionadas e as respetivas planificações. O terceiro e último capítulo centra-se no Projeto de Investigação “Trombone Alto no Ensino do Trombone em Portugal: a Perceção dos Docentes e Alunos”. Foi elaborado um questionário para o efeito deste estudo e aplicado a uma amostra constituída por seis professores de trombone e vinte e dois alunos. Os resultados deste estudo indicaram uma consciencialização para a utilização do trombone alto no ensino do trombone, existindo um certo consenso entre as perceções dos alunos e dos docentes sobre a importância e benefícios deste método no ensino do trombone.
- Sci-Fi Pallete - livraria de presets para o sintetizador VitalPublication . Couto, Diogo Alexandre Rodrigues Ribeiro; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Magalhães, Eduardo Miguel CamposEste projeto de mestrado centra-se na exploração técnica e criativa do sintetizador Vital como ferramenta para a conceção de uma livraria de presets inspirada na temática da ficção científica. A livraria inclui presets com referências e inspiração em filmes e jogos, tanto clássicos como modernos, e também presets de inspiração livre focados em ambiências, personagens, armas, criaturas, veículos, entre outros. No domínio do design de som, a rápida evolução tecnológica tem proporcionado o surgimento de cada vez mais ferramentas com abordagens inovadoras, levando à necessidade de investigações aprofundadas. O foco desta pesquisa é singular, considerando que a livraria de presets foi concebida não apenas para a produção musical, mas principalmente como um instrumento puro de design sonoro, adaptável também a diferentes contextos, como filmes, videojogos ou paisagens sonoras. A metodologia adotada é compreensiva, envolvendo análise literária, interação com a comunidade do Vital, e extensa experimentação. Ao se centrar exclusivamente no sintetizador Vital, esta investigação realça a riqueza criativa que pode surgir ao se imporem restrições nas ferramentas utilizadas. Este estudo contribui de forma abrangente para o campo do design de som e concretamente para o campo do design e criação de livrarias de presets, identificando possíveis melhorias para a ferramenta e servindo como base para futuras pesquisas na área.
- The role of film tourism in the promotion of tourist destinations: from middle earth to ABBA, a comparative analysis of LOTR and Mamma MiaPublication . Cunha, Ana Sofia Moreira da; Cerqueira, Carina Raquel OliveiraO turismo cinematográfico é um sector próspero e bem sucedido na indústria das viagens. Este fenómeno é alimentado pelo interesse dos turistas por locais conhecidos de filmes e programas de televisão. Por conseguinte, explorámos o papel fundamental que o turismo cinematográfico desempenha na promoção de destinos em todo o mundo e analisámos também a forma como as indústrias do turismo e do cinema têm uma ligação benéfica que se transformou numa ferramenta de marketing eficaz que molda as impressões dos viajantes e influencia a sua escolha de locais. Foram utilizadas fontes secundárias nesta dissertação para oferecer contexto, análise e interpretações que contribuem para uma maior compreensão do tema. Assim, foram utilizados livros como Sue Beeton's Film-Induced Tourism, bem como artigos de jornal, artigos académicos, recursos online e revisões de literatura. Todas estas fontes ajudaram nos a compreender este conceito invulgar, que nos fez compreender todo o seu potencial para muitos casos diferentes. Assim, prevê-se que o turismo cinematográfico continue a ser uma influência poderosa na indústria turística, à medida que as indústrias cinematográfica e televisiva continuam a moldar a nossa paisagem cultural. O sucesso desta atividade depende de estratégias de marketing de destino eficazes e, por extensão, de estratégias de desenvolvimento sustentável. Os filmes com paisagens deslumbrantes, locais famosos e contextos culturais dinâmicos são óptimos instrumentos de marketing. Consequentemente, esta exposição gera uma oportunidade turística considerável para o público, na medida em que desperta o seu interesse. De um modo geral, a integração de estratégias de desenvolvimento sustentável nas campanhas de marketing de destinos para o turismo cinematográfico resultará provavelmente num equilíbrio favorável entre a promoção do destino e a preservação da viabilidade a longo prazo. Para além de promover o bem-estar geral das comunidades, garantirá a preservação do encanto e da genuinidade dos destinos que atraíram os turistas.
- Impacto do conteúdo gerado pelos utilizadores na internet na intenção de compra de um telemóvelPublication . Campos, Olívia Patrícia Alves; Silva, Pedro Bruno Mendonça daO User-Generated Content (UGC), ou Conteúdo Gerado pelo Utilizador, emergiu como um dos elementos mais impactantes no cenário do marketing atual. A sua importância reside na sua capacidade de transformar os consumidores em participantes ativos na construção da reputação de uma marca. O UGC altera a dinâmica entre empresas e consumidores, permitindo que os próprios clientes desempenhem um papel central na criação e partilha de conteúdo relacionado com uma marca ou produto. Desta forma, esta dissertação apresenta uma análise abrangente do comportamento dos participantes em relação ao UGC, com base em 516 respostas. Os resultados revelaram uma amostra diversificada em termos de características demográficas, incluindo género, faixa etária, estado civil, nacionalidade, profissões, habilitações académicas e rendimentos mensais brutos. A análise fatorial exploratória confirmou a validade e consistência das escalas utilizadas, enquanto a análise fatorial confirmatória validou o modelo conceptual proposto. As relações causais entre credibilidade percebida, utilidade percebida, risco percebido e atitude em relação ao UGC foram testadas, o que permite confirmar a influência significativa destes fatores na intenção de compra. Estudos complementares revelaram diferenças na intenção de compra com base na idade, bem como associações entre idade, utilização do UGC e rendimento mensal. Estes resultados destacaram a necessidade de estratégias de marketing personalizadas para diferentes segmentos de mercado, tendo em conta as características demográficas e financeiras dos consumidores. De uma forma geral, a dissertação forneceu orientações práticas para marcas e retalhistas de telemóveis, uma vez que permite uma segmentação de mercado mais precisa e estratégias de marketing adaptadas às preferências e preocupações de grupos específicos de consumidores. A pesquisa contribuiu para uma compreensão profunda dos fatores que influenciam as intenções de compra em relação ao UGC, o que pode ajudar as empresas a otimizar as suas estratégias de marketing e criar conexões mais fortes com os consumidores no ambiente digital.