Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tiago_Nunes_MEM_2023.pdf12.19 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio Profissional insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/Escola Superior de Educação do Porto e da Unidade Curricular - Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Instrumento – Trombone, abordando as atividades desenvolvidas enquanto estagiário no Conservatório de Música do Porto no ano letivo 2021/2022. O primeiro capítulo é referente à contextualização do Conservatório de Música do Porto, no qual consiste no enquadramento histórico e caraterização escolar -, e.g., comunidade escolar, projetos, missão, plano pedagógico. No fim deste capítulo é realizada uma análise SWOT. O segundo capítulo confere toda a Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do estágio, que abrange aspetos como a caraterização da disciplina de trombone e os conteúdos inerentes à disciplina, assim como o registo de aulas supervisionadas e as respetivas planificações. O terceiro e último capítulo centra-se no Projeto de Investigação “Trombone Alto no Ensino do Trombone em Portugal: a Perceção dos Docentes e Alunos”. Foi elaborado um questionário para o efeito deste estudo e aplicado a uma amostra constituída por seis professores de trombone e vinte e dois alunos. Os resultados deste estudo indicaram uma consciencialização para a utilização do trombone alto no ensino do trombone, existindo um certo consenso entre as perceções dos alunos e dos docentes sobre a importância e benefícios deste método no ensino do trombone.
This Professional Intership Report is part of the Master Degree in Music Education at Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/Escola Superior de Educação do Porto and the Curricular Unit – Prática de Ensino Supervisionada in Trombone, describing the activities carried out as a intern at Conservatório da Música do Porto during the academic year 2021/2022. The first chapter refers to the contextualization of the Conservatório de Música do Porto, which consists in the historical background and scholar’s characterization -, e.g., scholar’s community, projects, mission, pedagogical plan. At the end of this chapter an additional SWOT analysis is appreciated. The second chapter covers all of the Supervised Teaching Practice regarding to the internship, like the characterization of the trombone’s discipline and its contents, the registers of the observed classes, lectured classes and supervised classes as their planification’s. The third and last chapter consists on the Research Project “Alto “Trombone in Trombone Teaching in Portugal: Teachers and Students Perception”. A questionnaire was elaborated to collect relevant data for this study and was answered by six trombone’s teachers and twenty-two trombone’s students. The results of this study showed consciousness for the utilization of alto trombone as a teaching method, also, showed a certain consensus between teachers’s and students’s perceptions about the value and benefits of this teaching method for trombone.

Description

Keywords

Trombone Ensino do trombone Métodos de ensino Perceção Introdução Trombone alto Teaching trombone Teaching methods Perception Introdution Alto trombone

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License