ESMAE - DM - Ensino de Música
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Recent Submissions
- “Dos 8 aos 80”: prática pedagógica adaptada a diferentes faixas etáriasPublication . Alves, Daniela Castro Alves; Ramos, Fernando Manuel Pereira; Fonseca, FilipeEsta dissertação de mestrado foi elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino da Música e está dividida em duas partes principais. A primeira parte apresenta um relatório de estágio, que inclui a caracterização da escola de acolhimento onde foi realizado o estágio académico, assim como uma descrição detalhada do trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada. A segunda parte destina-se a um projeto de investigação que visa analisar os métodos de ensino utilizados para alunos de diferentes faixas etárias e a sua adaptação às respetivas necessidades de cada grupo. O objetivo é compreender como as estratégicas pedagógicas podem ser adaptadas para melhor atender às especificidades de cada faixa etária, promovendo um ensino mais eficaz e inclusivo. Conclui-se que não existe um método único e universal eficaz, considerando a adaptação do método ao aluno a prática pedagógica mais apropriada.
- A introdução de música contemporânea e de técnicas estendidas no ensino do violino em PortugalPublication . Sá, João Pedro Ferreira de; Moreira, Daniel Filipe Pinto; Eufrázio, Marta Garcia Tunes; Gonçalves, EvandraEsta dissertação incide na análise das atitudes, por parte da comunidade educativa e artística portuguesa, em relação à música contemporânea e ao seu papel no ensino instrumental em Portugal, em particular no caso do violino. Tendo por base a minha experiência, na observação de vários casos próximos e revisão bibliográfica, é possível constatar que o ensino do violino apresenta uma lacuna no currículo relativamente à introdução de técnicas estendidas e música contemporânea. Com esta investigação, elaborada recorrendo a entrevistas a docentes e um inquérito por questionário a alunos, pretendo perceber o porquê de, no ensino instrumental de cordas, não serem abordadas técnicas estendidas e nem tocadas obras contemporâneas, quer seja por falta de qualificação necessária, conhecimento, ou limitação curricular, para que no futuro possa haver a possibilidade de implementação deste tipo de música na formação integral de um instrumentista. O propósito final deste projeto é procurar incentivar à introdução de técnicas estendidas e música contemporânea a alunos do ensino artístico musical, procurando ampliar o repertório do violino através da encomenda de obras didáticas a jovens compositores.
- Proposta de programa para o curso básico de contrabaixo - jazzPublication . Almeida, Jóni Axel Egas; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Campos, Nuno; Brandão, João PedroEste relatório descreve o trabalho no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da ESMAE, baseia-se na minha prática educativa na variante Jazz do Conservatório de Música do Porto abrangendo aulas de instrumento e de classes de conjunto. No primeiro capítulo, é realizada a caracterização e contextualização da instituição onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. No segundo capítulo é relatado o trabalho desenvolvido na prática educativa. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação que consiste numa proposta de Programa para o Curso Básico de Contrabaixo-Jazz.
- A influência da prática de Aikido no ensino de trompaPublication . Azoia, Cristiana Gomes da Silva; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Sebestik, Bohdan; Lopes, Gil; Ramos, AvelinoNo presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada constam todas as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto no decorrer do ano letivo 2023/2024, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e Escola Superior de Educação. O trabalho encontra-se dividido em três capítulos, sendo que, primeiramente é feita uma caracterização do meio envolvente e um enquadramento histórico, social e físico da instituição de ensino na qual foi realizado o estágio, apresentando a sua oferta educativa, a missão, princípios e valores do Conservatório, assim como, os Projetos Educativos. No segundo capítulo é descrita a Prática de Ensino Supervisionada, sendo apresentados os critérios de avaliação e conteúdos programáticos das disciplinas de trompa e classes conjunto, assim como os seus planos de atividades, caracterização dos alunos e grupos envolvidos e relatadas as aulas observadas e supervisionadas. No terceiro, e último, capítulo é apresentado o Projeto de Investigação: “A influência da prática de Aikido no ensino de trompa” influenciado pela pedagogia utilizada pelo docente Bohdan Sebestik nas aulas de trompa. Foi realizada uma entrevista ao docente para conhecer e compreender quando e, de que forma, esta arte marcial começou a fazer parte da sua vida pessoal e, posteriormente, profissional. Para além disso, foi também, realizado um inquérito por questionário a 10 ex-alunos com o objetivo de compreender se esta pedagogia teve impacto e influência ao longo do percurso musical destes enquanto alunos e, posteriormente, enquanto docentes. O resultado combina numa partilha de experiências e opiniões que servirão de fundamento para este trabalho e, em nenhum momento, numa avaliação da fidedignidade desta pedagogia.
- Leitura à primeira vista: a importância do desenvolvimento desta competência nas aulas de harpaPublication . Monteiro, Carlota Maria de Andrade Marinho; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Vivan, Ilaria; Salvi, Angélica; Cassola, TiagoO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada foi concretizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ministrado pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e Escola Superior de Educação. Este trabalho integra, não só as várias atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, como também o Projeto de Investigação elaborado, no qual foi analisada a importância de desenvolver a capacidade de leitura à primeira vista, com os alunos, nas aulas de harpa. O primeiro capítulo deste relatório designa-se de Guião de Observação da Prática Musical, no qual é introduzida a instituição de ensino onde foi realizado o estágio, dando a conhecer a escola, a comunidade educativa e as diferentes atividades escolares e artísticas nesta desenvolvidas. Em seguida, no capítulo intitulado Prática de Ensino Supervisionada, é apresentado o relatório de todas atividades realizadas no estágio (incluindo planificações, registos de observação de aulas, atividades extracurriculares), como também os programas e as matrizes das disciplinas lecionadas, concluindo com uma reflexão final sobre todo o processo. A última secção deste trabalho consiste num Projeto de Investigação, desenvolvido em torno da importância do desenvolvimento da leitura à primeira vista nas aulas de harpa, reunindo os conhecimentos existentes acerca deste tema, bem como uma análise dos recursos e da realidade atual desta prática nas aulas de harpa, em Portugal, recorrendo a métodos de recolha de dados, como os inquéritos por questionário e entrevista. Através deste projeto de investigação foi possível constatar que os professores de harpa, em Portugal, não só reconhecem a importância e exigência desta atividade, como também a integram nas suas aulas. Para além disso, foi possível identificar as maiores dificuldades dos alunos de harpa na realização de tarefas de leitura, para as quais foram propostas diversas estratégias, baseadas na revisão de literatura.
- “Adagio Lamentoso”, de Maria Teresa de Macedo: a sua aplicabilidade didáticaPublication . Laranjeira, Rute Abigail de Oliveira; Perfeito, Paulo Jorge dos Santos; Barahal, Jed Anthony; Gimaletdinov, Nikolay; Fernandes, FabianaO objetivo do presente trabalho é relatar e descrever de forma crítica todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2023-2024, na Escola Profissional de Música de Espinho. Foram obtidos conhecimentos através da oportunidade que me foi concedida de realizar o estágio profissionalizante e acompanhar o percurso de alunos desta instituição, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música – Variante de Instrumento (Violoncelo), da ESMAE/ESE – IPP. O respetivo estágio, permitiu o acompanhamento de aulas individuais de violoncelo de alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da Escola Profissional, e de aulas de Classe de Conjunto, da mesma. Como parte integrante deste relatório, foi desenvolvido um projeto de investigação-ação, que demonstra a aplicabilidade didática da obra “Adagio Lamentoso”, de Maria Teresa de Macedo, como parte do programa de violoncelo a adotar, apresentando e demonstrando simultaneamente, como a adoção de obras portuguesas no programa da disciplina de instrumento pode ser benéfica e enriquecedora no processo de ensino-aprendizagem.
- As técnicas expandidas como ferramenta de trabalho no ensino do clarinetePublication . Soares, Rui Filipe Gonçalves Correia; Pinto, Nuno Fernandes; Ramos, Avelino; Fernandes, João Pedro; Alves, RicardoO principal objetivo desta dissertação de Mestrado em Ensino da Música, foi o de desenvolver e sustentar uma ferramenta de trabalho inovadora para o contexto de ensino e aprendizagem do clarinete, associada à utilização de técnicas contemporâneas/expandidas como forma de resolução e/ou trabalho de problemas relacionados com a base da execução do clarinete. Outro dos objetivos deste trabalho, foi o de expor e evidenciar toda a prática pedagógica estabelecida a partir da realização do Estágio Curricular, assim como as experiências e competências adquiridas a partir do mesmo. Assim, numa primeira fase foi apresentado o Relatório de Estágio, com evidência sobre as componentes de observação e lecionação de aulas. Na segunda fase, procedeu-se a uma revisão bibliográfica e contextualização dos princípios mecânicos da execução do clarinete, do surgimento e evolução das técnicas expandidas, assim como das diversas técnicas expandidas utilizadas no reportório escrito para clarinete. Por último, na terceira fase, foi evidenciada a concretização do Projeto de Intervenção, através da apresentação das diversas fases do projeto e dos respetivos resultados obtidos. Desta forma, espera-se ter contribuído positivamente para o desenvolvimento do Ensino do Clarinete, através da potencialização de uma nova ferramenta de trabalho que os professores poderão utilizar diariamente junto dos seus alunos de uma forma dinâmica e motivadora.
- Aplicação de improvisação nas aulas de instrumento - estudo de caso da classe de guitarra do 3º ciclo e secundário do Conservatório de Música do PortoPublication . Meireles, Frederico José Salgado Rodrigues; Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva; Salvi, Angélica; Cerqueira, Ricardo; Cassola, TiagoO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) e está organizado em três capítulos. No Capítulo I, é feita uma contextualização e caracterização do Conservatório de Música do Porto, incluindo sua a estrutura organizacional, recursos físicos e a comunidade educativa, além de uma descrição detalhada do ensino da guitarra clássica na instituição. No Capítulo II, é descrita a minha Prática de Ensino Supervisionada, através de cronogramas de aulas, perfis de alunos, relatórios de observação, assim como planificações das aulas supervisionadas. São ainda incluídos os pareceres dos professores cooperantes e supervisor, antes da apresentação de uma reflexão final. O Capítulo III apresenta o meu Projeto de Investigação, que explora a integração da improvisação nas aulas de guitarra clássica do Conservatório, incluindo uma revisão bibliográfica, apresentação da metodologia de estudo, análise de dados de questionários aplicados a professores e alunos, apresentação e discussão dos resultados, e conclusão. Os resultados indicam que a grande maioria dos docentes não integra a improvisação nas suas aulas de instrumento, apesar de reconhecerem os benefícios identificados na literatura, apontando para a falta de formação nesta área como uma das principais barreiras para tal. Já os alunos expressaram interesse em incluir a improvisação nas suas aulas, reconhecendo a importância desta prática para o seu desenvolvimento musical.
- O jogo no ensino da composição e da análise musicalPublication . Rei Ramos, Lucas; Januário, Susana Paula Carvalho; Pinho, Nuno Peixoto de; Couto, Raquel; Pinho, Jónas; Cardinho, EduardoA música é, em muitos aspetos, lúdica por natureza. Música e jogo ambos são ou podem ser sociais, sujeitos a regras, as quais, obviamente, terão de ser aprendidas. Neste relatório, no qual se dá conta da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, variante Análise e Técnicas de Composição, discute-se, no âmbito do Projeto desenvolvido, a aplicação de métodos lúdicos no ensino da música, nomeadamente nas disciplinas de Práticas de Conjunto, Introdução à Composição e Teoria e Análise Musical, pertencentes ao Ensino Profissional. As disciplinas de composição foram alvo do projeto de intervenção, baseado em métodos lúdicos. Foram criados três jogos pedagógicos, com o intuito de verificar se a utilização desta metodologia é mais eficaz para o ensino e favorece a motivação dos estudantes. No ensino de Práticas de Conjunto houve um foco nas qualidades lúdicas da música pelo lado da criatividade e da expressividade, tais como o recurso à improvisação, a direção coral expressiva e a composição coletiva. A partir da análise de dados, obtidos da observação, da opinião subjetiva dos alunos e dos exercícios relativos à matéria, procurou-se compreender se a estratégia e respetivo método tinham sido eficazes e em que medida se podem propor melhorias.
- Oficina do violino e aula de performance: conceitos de emancipação individual e de grupo dentro de uma classePublication . Jerónimo, Guilherme Bispo; Vieira, Vítor Macedo Antunes; Neves, Ângela; Dantas, Ariana; Cordeiro, SusanaAo longo do percurso escolar musical, os alunos deparam-se com situações onde se sentem dependentes do professor, desmotivados e sós no ambiente escolar e musical. Este trabalho aborda a prática de ensino supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música e propõe um conceito de aulas de grupo – Oficina do Violino e Aulas de Performance. Este conceito de aulas de grupo objetiva a promoção da aprendizagem colaborativa para efeitos de emancipação pessoal, isto é, promoção de pensamento crítico, motivação e autonomia.