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ESMAE - DM - Ensino de Música

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  • O papel do professor no desenvolvimento da capacidade de trabalho autónomo de um quarteto de cordas do ensino secundário
    Publication . Costa, Carolina Mota da; Fonseca, Ana Maria Liberal da; Quaresma, Filipe Alexandre Abrantes Prata; Alves, Raquel; Matos, Paulo
    Este relatório de estágio reflete o trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga durante o ano letivo 2024/2025. Reflete, também, o projeto de investigação desenvolvido nesta mesma escola com o objetivo de estudar o desenvolvimento de práticas de trabalho autónomo no âmbito da área de música de câmara no ensino secundário, analisando o papel do professor como principal influência no desenvolvimento dessas práticas. O estudo foi efetuado recorrendo à observação de 11 aulas de música de câmara de um quarteto de cordas do 12º ano de escolaridade e entrevistando o grupo e o respetivo professor. Os resultados indicam que o docente tende a adotar uma abordagem pedagógica mais diretiva do que aquela que afirma valorizar na entrevista. Esta abordagem é corroborada pelos membros do quarteto de cordas que, tanto nas aulas como na conversa com a investigadora, manifestaram o desejo de assumir um papel ativo nas decisões interpretativas.
  • Distonia focal: o conhecimento sobre a distonia focal no ensino superior
    Publication . Fernandes, Inês Gonçalves; Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva; Peres, Paulo; Pacheco, Augusto
    O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e está organizado em três capítulos. No Capítulo I, apresenta-se uma contextualização e caracterização do Conservatório de Música do Porto, desde a sua estrutura organizacional, recursos, comunidade educativa, até à descrição pormenorizada do ensino da guitarra clássica na instituição. No Capítulo II, descreve-se a Prática de Ensino Supervisionada, através de perfis de alunos, relatórios de observação, planificação de aulas, entre outros. No Capítulo III, o foco recai sobre o Projeto de Investigação, o qual explora a distonia focal, com ênfase no conhecimento que existe no Ensino Superior sobre a mesma, incluindo uma revisão bibliográfica, apresentação da metodologia de estudo, análise de dados de questionários aplicados a alunos e entrevistas realizadas a músicos, apresentação e discussão dos resultados e, por último, conclusão. Os resultados indicam que o conhecimento sobre a distonia focal, apesar de ao longo dos últimos anos se ter difundido um pouco mais, ainda é relativamente reduzido, pois trata-se de um tema pouco discutido, o que pode ser bastante prejudicial para a carreira dos músicos. De igual forma, concluiu-se que, no Ensino Superior, a saúde dos músicos, no que toca à prática musical e outros aspetos da saúde física e psicológica, não recebe a devida atenção.
  • A importância do timbre no ensino da composição e análise musical
    Publication . Silva, Olívia Maria Baptista Ferreira da; Moreira, Daniel Filipe Pinto; Pinho, Nuno Peixoto de; Fernandes, Fabiana
    O timbre é um dos parâmetros mais complexos, abstratos e difíceis de verbalizar e analisar. Durante séculos, foi um parâmetro menos estrutural na composição e análise musical. No presente relatório, que documenta a Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, variante de Análise e Técnicas de Composição, explorase o timbre como um parâmetro estruturante da música no contexto do Ensino Profissional. O projeto de intervenção incidiu nas disciplinas de Teoria e Análise Musical e Práticas de Conjunto, onde se procurou desenvolver a escuta ativa, a consciência tímbrica e a criatividade dos alunos, através de atividades de análise, composição e improvisação. Na disciplina de Teoria e Análise Musical, estas competências foram promovidas por via de integração de conteúdos relacionados com a análise tímbrica de repertório do séc. XX e XXI e composição com objetos sonoros. Na disciplina de Práticas de Conjunto, houve um foco na improvisação e na exploração tímbrica dos instrumentos, articulando a escuta, aprendizagem de técnicas instrumentais estendidas e formação de camadas tímbricas distintas. A partir de observação direta, análise de dados, do feedback dos alunos e da reflexão pedagógica, procurou-se perceber em que medida a abordagem adotada promoveu aprendizagens significativas, o desenvolvimento da escuta e a motivação dos alunos para as práticas musicais contemporâneas. Discutem-se, ainda, as limitações da intervenção, as adaptações metodológicas e os caminhos que se abrem para uma pedagogia do timbre no ensino de música.
  • Aplicabilidade dos métodos clássicos de canto no ensino contemporâneo em Portugal: contributo para a recuperação de práticas de belcanto
    Publication . Ferreira, Paulo Jorge de Oliveira; Ferreira, Magna Margarida Marques da Silva; Teixeira, Cláudia Nelson
    Este estudo analisa a aplicabilidade e reintegração dos métodos clássicos de canto no contexto contemporâneo do ensino artístico especializado em Portugal, com especial enfoque no legado técnico e expressivo do Belcanto. Pretende-se clarificar este conceito, frequentemente envolto em ambiguidades, evidenciando-o não apenas como um estilo vocal histórico, mas como uma técnica estruturada, funcional e pedagogicamente relevante. A investigação adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, tendo por base a análise de inquéritos aplicados a docentes de Canto em diferentes regiões do país. O objetivo principal consistiu em avaliar o grau de conhecimento, uso e valorização dos métodos clássicos no ensino atual, bem como identificar perceções e práticas associadas à sua integração. Os resultados revelam uma compreensão frequentemente fragmentada do conceito de Belcanto e uma aplicação irregular dos métodos tradicionais, sugerindo um desfasamento entre o discurso técnico presente na literatura especializada e a realidade pedagógica em sala de aula. Conclui-se pela necessidade de um compromisso mais consciente e fundamentado por parte dos docentes, capaz de valorizar os contributos da tradição histórica como alicerces para práticas vocais sustentáveis, coerentes e expressivamente significativas.
  • A importância de tocar em conjunto para os guitarristas no ensino especializado – benefícios no ensino artístico
    Publication . Sousa, Ana Patrícia Carvalho de; Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva; Correia, Pedro
    O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserido no currículo do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. No primeiro capítulo é apresentada uma descrição do Conservatório Vale do Sousa, das disciplinas de Guitarra e Música de Conjunto, bem como do corpo docente. O segundo capítulo consiste na descrição e reflexão do trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionada. No terceiro capítulo desenvolve-se o projeto de investigação deste relatório de estágio, refletindo sobre a importância em tocar em conjunto para os guitarristas nos conservatórios.
  • Ensaio sobre a aprendizagem da construção de voicings para piano jazz
    Publication . Nogueira, Matilde Lim Pratas; Bernardes, Daniel do Rosário Rodrigues; Neves, Pedro
    O presente projeto de investigação procura refletir a aprendizagem de um dos conteúdos elementares à formação académica de um pianista jazz - a construção de voicings. Esta prática harmónica é vasta e especialmente exigente, dada a sua aplicação em contexto improvisado. Este trabalho compreendeu a investigação bibliográfica aliada a excertos pianísticos transcritos, de modo a relacionar a teoria à prática, com o objetivo de alcançar um saber panorâmico e flexível, porém profundo, sobre esta matéria, visando o seu ensino.
  • O ensino do staccato duplo no ensino básico e secundário
    Publication . Valinho, João Pedro da Gama; Pinto, Nuno Fernandes; Saiote, António Manuel Correia; Apolinário, Mário
    O principal objetivo desta dissertação de Mestrado em Ensino da Música consistiu na introdução de um método de iniciação ao staccato duplo no ensino básico e secundário do clarinete, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento técnico dos alunos e melhor prepará-los para os desafios futuros. Paralelamente, pretendeu-se apresentar e evidenciar a prática pedagógica desenvolvida ao longo do estágio curricular, bem como as experiências vivenciadas e as competências adquiridas nesse contexto. A primeira parte do trabalho corresponde ao Relatório de Estágio, no qual se destacam as componentes de observação e de lecionação. Na segunda parte, é realizada uma revisão bibliográfica de métodos de staccato duplo aplicados ao clarinete e a outros instrumentos de sopro, que serviram de base para a construção da proposta metodológica implementada no projeto de intervenção. Por fim, são apresentados os resultados obtidos com a aplicação do método proposto. Espera-se que este trabalho possa constituir um contributo relevante para o ensino do clarinete, ao disponibilizar uma ferramenta pedagógica que apoie o desenvolvimento técnico dos alunos e a sua preparação para exigências futuras.
  • Perspetivas de ensino do flautim: uma abordagem pedagógica para o ensino secundário
    Publication . Machado, Ana Sofia Rodrigues; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima; Moreira, Daniel Filipe Pinto; Pereira, Marco; Freire, Anabela
    No âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Escola Superior de Educação, ambas do Instituto Politécnico do Porto, foi elaborado o presente Relatório de Estágio. O documento apresenta a descrição e reflexão acerca do trabalho desenvolvido no ano letivo de 2024/2025. A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada no Conservatório de Música do Porto, com alunos da classe do professor Marco Pereira, e com a professora Anabela Freire em Classe de Conjunto – Música de Câmara. O primeiro e segundo capítulos referem-se à caracterização do Conservatório, à descrição da Prática de Ensino Supervisionada, e caraterização dos envolventes. O terceiro capítulo inclui o Projeto de Investigação, denominado Perspetivas de Ensino do Flautim: Uma Abordagem Pedagógica para o Ensino Secundário, que pretende entender a perspetiva de professores e alunos acerca da importância e necessidade de incluir (ou não) o estudo do flautim nas aulas de flauta transversal do ensino especializado de música, a partir do ensino secundário, e a importância que o domínio da prática do flautim pode ter nos dias de hoje, para uma formação mais completa e adequada às exigências do mercado de trabalho. Para complementar o projeto, inicia-se o desenvolvimento de um método, com exercícios e estudos que apoiem os alunos no seu contacto com o flautim. O estudo pretende responder, por meio de revisão de literatura e da aplicação de dois questionários a alunos, ex-alunos e professores de flauta transversal, às seguintes questões – (1) Qual a perceção de alunos e professores acerca da necessidade de incluir aulas de flautim no Plano Curricular de Flauta transversal do Ensino Especializado de Música? (2) Qual a idade mais indicada para introduzir e aprofundar em aula o estudo do flautim e do seu repertório? (3) De um modo geral, são lecionadas aulas de flautim nas academias e conservatórios, em Portugal? (4) Quais as principais dificuldades e inseguranças dos alunos na prática do flautim? No final abordam-se as conclusões e reflexões finais do estudo, e as suas implicações educacionais e relação com a prática docente.
  • O impacto do play-along no ensino e aprendizagem da tuba
    Publication . Loureiro, Rui Paulo Carvalho; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Antão, Ricardo Rodrigues; Ramos, Avelino
    No âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Escola Superior de Educação, ambas pertencentes ao Instituto Politécnico do Porto, o presente Relatório de Estágio foi elaborado com o propósito de refletir sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2024/2025. A prática de Ensino Supervisionada teve lugar no Conservatório de Música do Porto, envolvendo alunos de tuba/eufónio dos níveis de iniciação e do Ensino Secundário, bem como a Classe de Conjunto do Ensino Básico. Na primeira e na segunda partes deste Relatório são dedicadas à caracterização do Conservatório de Música do Porto e à descrição das atividades desenvolvidas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Já a terceira parte contempla o projeto de investigação, com o título de “O impacto do play-along no ensino e aprendizagem da tuba” cujo objetivo principal é analisar o impacto do play-along no ensino e aprendizagem da tuba, explorando de que forma este recurso pode influenciar o desenvolvimento técnico e artístico dos alunos, com especial atenção na prática pedagógica e no desenvolvimento da autonomia dos alunos. Deste modo, ao longo da realização desta investigação surgem as seguintes perguntas: (1) Que contribuição pode o play-along ter no desenvolvimento técnico e musical nos alunos de tuba?; (2) Este recurso pode completar a prática pedagógica da tuba e promover uma autonomia nos alunos?; (3) Poderá o play-along ser um instrumento eficiente para a inclusão de alunos com ritmos de aprendizagem diferentes no ensino da tuba?. Consequentemente, foi elaborado um inquérito por questionário a professores de tuba e eufónio, assim como, aos alunos em estudo. Os resultados obtidos permitem concluir que este recurso tem um contributo direto tanto no desenvolvimento técnico e expressivo como na promoção da autonomia e da motivação dos alunos.
  • A importância da assimilação auditiva no ensino do violoncelo – Influência dos agentes pedagógicos na construção artística
    Publication . Cunha, João Tiago Brandão da; Perfeito, Paulo Jorge dos Santos; Barahal, Jed Anthony; Chvets, Oxana; Chuaqui, Vicente
    O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserido no Mestrado em Ensino de Música, na variante Instrumento, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. O documento encontra-se divido em três capítulos, sendo o primeiro relativo ao enquadramento da instituição onde foi realizado o estágio, o Conservatório de Música do Porto. O segundo capítulo descreve a experiência do estágio bem como as reflexões efetuadas através da observação da prática docente, da planificação de aulas e aulas lecionadas durante o ano letivo 2023\2024. No terceiro e último capítulo insere-se o projeto de investigação-ação que tem como objetivo a análise da assimilação auditiva dos alunos de violoncelo do ensino especializado de música.