ESMAE - DM - Ensino de Música
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- O uso do transpositor como ferramenta potenciadora da aprendizagem do trombonePublication . Martins, Nuno Tiago Marques; Resende, Eugénio Manuel de Amorim; Rodriguez, Severo Martinez; Oliveira, Joaquim Fernando Ferreira de; Oliveira, Paulo JorgeO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) e Escola Superior de Educação (ESE) – Instituto Politécnico do Porto (IPP). Este trabalho de investigação tem por objetivo analisar e evidenciar a relevância do transpositor enquanto elemento de aperfeiçoamento técnico no processo de aprendizagem do trombone. As estratégias desenvolvidas no decurso do estágio tiveram por princípio a demonstração das potencialidades do mecanismo estudado, junto dos alunos participantes no projeto, a fim de expor os benefícios do seu uso, de modo a alcançar uma maior destreza técnica, afinação e produção sonora. A revisão de literatura evidencia que, embora existam estudos e publicações dedicados ao trombone baixo e ao uso dos rotores — centrados sobretudo em aspetos técnicos e performativos (Lisboa, 2022; Thomas, 2015; Yeo, 2015) —, bem como métodos e materiais didáticos que abordam o emprego dos transpositores de forma prática (Bollinger, 2007; Reynolds, 2013; Raph, 1969), não foram identificados estudos que analisem de modo sistemático a aplicação pedagógica do F-attachment no processo de aprendizagem do trombone tenor.
- Análise de obras musicais através de intervalos eufónicos baseado na teoria de Leonhard EulerPublication . Valente, Adérito João Abraços; Resende, Eugénio Manuel de Amorim; Vieira, Filipe Carlos Ribeiro Dias; Ferreira, João Filipe Martins; Ferreira, Magna Margarida Marques da SilvaEste trabalho é o culminar de uma caminhada que realizei dedicada ao Ensino de Música. Realizei observações em salas de aula no Conservatório de Música do Porto sobre o Ensino de Música, nomeadamente Análise e Técnicas de Composição e Classes e Conjunto. Foram colecionadas inúmeras informações em contexto de sala de aula, determinantes para a prática de um bom ensino. Após as observações realizadas, decidi desenvolver um projeto que agregasse ao já existente programa curricular da Disciplina de Análise e Técnicas de Composição, de forma a enriquecer o currículo dos alunos no Ensino Secundário. Este projeto é, em termos gerais, uma aplicação de análise sobre intervalos musicais a partir da perspetiva do teórico e matemático suíço Leonhard Euler. Este autor escreveu o tratado Tentamen Novae Musicae (1739), no qual propôs uma classificação dos intervalos musicais com base num grau de agradabilidade. Através da matemática, estabeleceu um sistema de graus aplicados aos intervalos, organizando-os em hierarquias sonoras, do mais consonante ao mais dissonante. Ao adotar, nos últimos anos, esta abordagem teórica, considerei o seu conteúdo imensamente pertinente e de grande relevância para o universo da Pedagogia Musical. Através dela, tornou-se possível transmitir aos alunos do Ensino Secundário conceitos relacionados com as alturas de som, inicialmente no contexto das melodias e, posteriormente, aplicados à análise harmónica. Por isso, desenvolvi uma metodologia específica para esta teoria, de modo a manter-me fiel aos desígnios da mesma, e ao mesmo tempo simplificar os complexos conceitos que esta advoga, deforma que os alunos pudessem aplicá-la tanto em análises de diferentes obras de diferentes épocas, como também em futuras músicas escritas pelos mesmos. Ao realizar esta forma analítica de abordar a música em contexto de sala de aula, os alunos realizam estatísticas dos intervalos utilizados, de modo a compreender quais os intervalos específicos mais usados em diferentes épocas, conteúdo que, por si só, define quais sonoridades cada época histórica advoga. Não só tomam partido do tipo de intervalos musicais e suas respetivas gradações de agradabilidade, como também retiram informações de elevada aplicabilidade em suas futuras obras, querendo ou não realizar música com sonoridades semelhantes a diferentes épocas históricas. Implementar esta teoria no campo harmónico não só permite a classificação dos intervalos consonantes e dissonantes, como também permite a identificação das alturas de som mediante qualquer temperamento musical escolhido para uma interpretação, algo que, no campo da análise, nunca foi realizado em contexto de sala de aula. Pretendo, com este trabalho, não só introduzir este novo conceito analítico, como também inspirar outros pedagogos que se debruçam sobre a mesma matéria, a fim de poder explorar novas abordagens aplicadas para a disciplina de Análise e Técnicas de Composição.
- A gravação audiovisual como ferramenta de autorregulação do ensino-aprendizagem da tubaPublication . Viana, Jorge Sampaio Barros; Antão, Ricardo Rodrigues; Silva, David Alexandre Madureira Rocha da; Oliveira, Luís Miguel Figueiredo deO presente relatório de estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e da Unidade Curricular “Prática de Ensino Supervisionada”, explorando as atividades desenvolvidas enquanto estagiário na Escola Profissional de Música de Espinho, sob orientação do professor cooperante Luís Oliveira e supervisão do professor David Silva, no ano letivo 2022/2023. O primeiro e segundo capítulos deste trabalho são referentes à componente da Prática de Ensino Supervisionada – do instrumento Tuba, encontrando-se subdividido em duas partes. A primeira parte aborda a contextualização da Escola Profissional de Música de Espinho, o qual compreende uma breve contextualização histórica e uma caracterização escolar – p. ex. comunidade escolar, projeto educativo, missão, plano de atividades. Por sua vez, a segunda parte contém o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada de Tuba e Classe de Conjunto, realizada durante o período de estágio. Nesta parte são explicitados diversos aspetos inerentes ao processo de estágio, nomeadamente a caracterização dos intervenientes, a planificação das aulas observadas e lecionadas, bem como as respetivas reflexões. O terceiro e último capítulo centra-se na componente de investigação “A gravação audiovisual como ferramenta de autorregulação do ensino-aprendizagem da tuba” tendo como objetivos principais compreender o impacto da utilização da gravação audiovisual na aprendizagem musical, especificamente no instrumento tuba. Para o presente trabalho, de revisão sistemática da literatura, foram utilizadas várias bases de dados nacionais e internacionais, incluindo repositórios universitários nacionais, tendo sido consideradas 23 publicações que preenchessem os critérios definidos previamente. Os resultados desses estudos indicaram um impacto significativo da gravação como ferramenta autorreguladora da aprendizagem do instrumento, entre outros, ao nível da autoavaliação, motivação, autonomia e desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo.
- Piano a quatro mãos como estratégia pedagógica na formação de pianistasPublication . Santos, Ana Isabel da Silva; Coelho, Luís Miguel Carvalhais Figueiredo Borges; Resende, Eduardo; Madeira, Lígia; McTait, TrevorO presente relatório remete para o trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Profissional de Música de Espinho, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAEIPP). Propõe-se apresentar uma reflexão sobre a prática pedagógica, ao longo de dois capítulos. O terceiro capítulo expõe a investigação de natureza qualitativa, desenvolvido num módulo experimental de oito semanas de duração, que examinou os efeitos da prática de piano a quatro mãos enquanto ferramenta pedagógica no progresso técnico, interpretativo e socioemocional de seis estudantes. A reflexão final articula a pertinência do estudo com o trabalho desenvolvido durante a PES.
- Leitura à primeira vista no violino: a base técnica como pilar do desenvolvimentoPublication . Barbosa, Ricardo Rodrigues; Pinto, Nuno Fernandes; Eufrázio, Marta Garcia Tunes; Reis, José RicardoO presente relatório de estágio, intitulado Leitura à Primeira Vista no Violino: A Base Técnica como Pilar do Desenvolvimento, insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino d a Música, na especialização de Instrumento – Violino, da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. O trabalho visa analisar a relevância da leitura à primeira vista como competência fundamental na formação violinística, defendendo que a sua eficácia depende de uma base técnica sólida e integrada. Partindo de uma análise de estudos sobre a leitura à primeira vista e através da observação e prática pedagógica desenvolvidas na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE), foram investigados os fatores técnicos, cognitivos e percetivos que influenciam a leitura instrumental. O estudo evidencia que o domínio da técnica do instrumento —nomeadamente a coordenação motora, a afinação, o controlo do arco e a antecipação visual —constitui o alicerce que sustenta uma leitura fluente e expressiva. A prática sistemática e consciente da leitura à primeira vista revela -se não apenas um instrumento de aperfeiçoamento técnico, mas também um meio eficaz de desenvolver autonomia, concentração e capacidade interpretativa. O relatório conclui que a integração da leitura à primeira vista no currículo do ensino de violino contribui de forma significativa para a formação global do músico, reforçando a articulação entre a técnica e a musicalidade
- O papel do professor no desenvolvimento da capacidade de trabalho autónomo de um quarteto de cordas do ensino secundárioPublication . Costa, Carolina Mota da; Fonseca, Ana Maria Liberal da; Quaresma, Filipe Alexandre Abrantes Prata; Alves, Raquel; Matos, PauloEste relatório de estágio reflete o trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga durante o ano letivo 2024/2025. Reflete, também, o projeto de investigação desenvolvido nesta mesma escola com o objetivo de estudar o desenvolvimento de práticas de trabalho autónomo no âmbito da área de música de câmara no ensino secundário, analisando o papel do professor como principal influência no desenvolvimento dessas práticas. O estudo foi efetuado recorrendo à observação de 11 aulas de música de câmara de um quarteto de cordas do 12º ano de escolaridade e entrevistando o grupo e o respetivo professor. Os resultados indicam que o docente tende a adotar uma abordagem pedagógica mais diretiva do que aquela que afirma valorizar na entrevista. Esta abordagem é corroborada pelos membros do quarteto de cordas que, tanto nas aulas como na conversa com a investigadora, manifestaram o desejo de assumir um papel ativo nas decisões interpretativas.
- Distonia focal: o conhecimento sobre a distonia focal no ensino superiorPublication . Fernandes, Inês Gonçalves; Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva; Peres, Paulo; Pacheco, AugustoO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e está organizado em três capítulos. No Capítulo I, apresenta-se uma contextualização e caracterização do Conservatório de Música do Porto, desde a sua estrutura organizacional, recursos, comunidade educativa, até à descrição pormenorizada do ensino da guitarra clássica na instituição. No Capítulo II, descreve-se a Prática de Ensino Supervisionada, através de perfis de alunos, relatórios de observação, planificação de aulas, entre outros. No Capítulo III, o foco recai sobre o Projeto de Investigação, o qual explora a distonia focal, com ênfase no conhecimento que existe no Ensino Superior sobre a mesma, incluindo uma revisão bibliográfica, apresentação da metodologia de estudo, análise de dados de questionários aplicados a alunos e entrevistas realizadas a músicos, apresentação e discussão dos resultados e, por último, conclusão. Os resultados indicam que o conhecimento sobre a distonia focal, apesar de ao longo dos últimos anos se ter difundido um pouco mais, ainda é relativamente reduzido, pois trata-se de um tema pouco discutido, o que pode ser bastante prejudicial para a carreira dos músicos. De igual forma, concluiu-se que, no Ensino Superior, a saúde dos músicos, no que toca à prática musical e outros aspetos da saúde física e psicológica, não recebe a devida atenção.
- A importância do timbre no ensino da composição e análise musicalPublication . Silva, Olívia Maria Baptista Ferreira da; Moreira, Daniel Filipe Pinto; Pinho, Nuno Peixoto de; Fernandes, FabianaO timbre é um dos parâmetros mais complexos, abstratos e difíceis de verbalizar e analisar. Durante séculos, foi um parâmetro menos estrutural na composição e análise musical. No presente relatório, que documenta a Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, variante de Análise e Técnicas de Composição, explorase o timbre como um parâmetro estruturante da música no contexto do Ensino Profissional. O projeto de intervenção incidiu nas disciplinas de Teoria e Análise Musical e Práticas de Conjunto, onde se procurou desenvolver a escuta ativa, a consciência tímbrica e a criatividade dos alunos, através de atividades de análise, composição e improvisação. Na disciplina de Teoria e Análise Musical, estas competências foram promovidas por via de integração de conteúdos relacionados com a análise tímbrica de repertório do séc. XX e XXI e composição com objetos sonoros. Na disciplina de Práticas de Conjunto, houve um foco na improvisação e na exploração tímbrica dos instrumentos, articulando a escuta, aprendizagem de técnicas instrumentais estendidas e formação de camadas tímbricas distintas. A partir de observação direta, análise de dados, do feedback dos alunos e da reflexão pedagógica, procurou-se perceber em que medida a abordagem adotada promoveu aprendizagens significativas, o desenvolvimento da escuta e a motivação dos alunos para as práticas musicais contemporâneas. Discutem-se, ainda, as limitações da intervenção, as adaptações metodológicas e os caminhos que se abrem para uma pedagogia do timbre no ensino de música.
- Aplicabilidade dos métodos clássicos de canto no ensino contemporâneo em Portugal: contributo para a recuperação de práticas de belcantoPublication . Ferreira, Paulo Jorge de Oliveira; Ferreira, Magna Margarida Marques da Silva; Teixeira, Cláudia NelsonEste estudo analisa a aplicabilidade e reintegração dos métodos clássicos de canto no contexto contemporâneo do ensino artístico especializado em Portugal, com especial enfoque no legado técnico e expressivo do Belcanto. Pretende-se clarificar este conceito, frequentemente envolto em ambiguidades, evidenciando-o não apenas como um estilo vocal histórico, mas como uma técnica estruturada, funcional e pedagogicamente relevante. A investigação adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, tendo por base a análise de inquéritos aplicados a docentes de Canto em diferentes regiões do país. O objetivo principal consistiu em avaliar o grau de conhecimento, uso e valorização dos métodos clássicos no ensino atual, bem como identificar perceções e práticas associadas à sua integração. Os resultados revelam uma compreensão frequentemente fragmentada do conceito de Belcanto e uma aplicação irregular dos métodos tradicionais, sugerindo um desfasamento entre o discurso técnico presente na literatura especializada e a realidade pedagógica em sala de aula. Conclui-se pela necessidade de um compromisso mais consciente e fundamentado por parte dos docentes, capaz de valorizar os contributos da tradição histórica como alicerces para práticas vocais sustentáveis, coerentes e expressivamente significativas.
- A importância de tocar em conjunto para os guitarristas no ensino especializado – benefícios no ensino artísticoPublication . Sousa, Ana Patrícia Carvalho de; Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva; Correia, PedroO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserido no currículo do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. No primeiro capítulo é apresentada uma descrição do Conservatório Vale do Sousa, das disciplinas de Guitarra e Música de Conjunto, bem como do corpo docente. O segundo capítulo consiste na descrição e reflexão do trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionada. No terceiro capítulo desenvolve-se o projeto de investigação deste relatório de estágio, refletindo sobre a importância em tocar em conjunto para os guitarristas nos conservatórios.
