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- Leitura à primeira vista no violino: a base técnica como pilar do desenvolvimentoPublication . Barbosa, Ricardo Rodrigues; Pinto, Nuno Fernandes; Eufrázio, Marta Garcia Tunes; Reis, José RicardoO presente relatório de estágio, intitulado Leitura à Primeira Vista no Violino: A Base Técnica como Pilar do Desenvolvimento, insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino d a Música, na especialização de Instrumento – Violino, da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. O trabalho visa analisar a relevância da leitura à primeira vista como competência fundamental na formação violinística, defendendo que a sua eficácia depende de uma base técnica sólida e integrada. Partindo de uma análise de estudos sobre a leitura à primeira vista e através da observação e prática pedagógica desenvolvidas na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE), foram investigados os fatores técnicos, cognitivos e percetivos que influenciam a leitura instrumental. O estudo evidencia que o domínio da técnica do instrumento —nomeadamente a coordenação motora, a afinação, o controlo do arco e a antecipação visual —constitui o alicerce que sustenta uma leitura fluente e expressiva. A prática sistemática e consciente da leitura à primeira vista revela -se não apenas um instrumento de aperfeiçoamento técnico, mas também um meio eficaz de desenvolver autonomia, concentração e capacidade interpretativa. O relatório conclui que a integração da leitura à primeira vista no currículo do ensino de violino contribui de forma significativa para a formação global do músico, reforçando a articulação entre a técnica e a musicalidade
- Modelos preditivos da manutenção de endoscópiosPublication . FERNANDES, ANA MARGARIDA DA COSTA; Coelho, Luís Filipe Martins PintoA endoscopia consiste num procedimento médico efetuado com um instrumento designado "endoscópio", o qual permite a observação do interior de um órgão oco ou de uma cavidade do corpo. A ausência de um sistema centralizado e automático de gestão de tarefas pode resultar em falhas na sua programação, levando à omissão de manutenções e à realização de reparações tardias. Tal aumenta o risco de falhas nos equipamentos médicos e influencia a segurança dos pacientes. A tese/dissertação desenvolveu-se em parceria com a empresa Fujifilm, para o desenvolvimento de algoritmos de machine learning (ML), para auxiliar na gestão da manutenção de endoscópios. O objetivo é identificar padrões que permitam determinar o tipo de intervenção seguinte (inspeção ou reparação), prever a quantidade de intervenções para os anos futuros, de 2025 a 2030; prever o tempo médio até à intervenção futura e otimizar a gestão do inventário de peças de reposição com base em dados históricos. O estudo abrange o conjunto de dados de todos os equipamentos de clientes de Portugal submetidos a reparação ou inspeção no Centro de Serviços da Fujifilm entre 2020 e 2024. Foram aplicadas técnicas de pré-processamento de dados, análise estatística e métodos preditivos, incluindo regressão linear, regressão polinomial de segundo grau, modelos Random Forest e redes neuronais. Os resultados demonstraram que o modelo de regressão linear aplicado à previsão do número de reparações anuais entre 2025 e 2030 obteve um coeficiente de determinação (R²) de 0,9722, indicando que cerca de 97 % da variação nas reparações pode ser explicada pelo ano. O modelo de regressão polinomial de segundo grau apresentou um desempenho ligeiramente superior, com um R² ajustado de 0,976. Na previsão do tempo entre reparações, os modelos de regressão linear apresentaram desempenho mais limitado, com R² ajustado de 0,1242 e, com validação cruzada, de aproximadamente 0,11. O modelo Random Forest obteve um erro médio absoluto (MAE) entre 122 e 123 dias, e erro quadrático médio (RMSE) entre 158 e 159 dias, o que equivale a uma margem de erro de cerca de cinco meses. Relativamente à previsão do tipo de manutenção, o modelo Random Forest alcançou uma exatidão entre 77,37 % e 78,10 %, demonstrando uma boa capacidade de classificação. O modelo de redes neuronais também apresentou um desempenho positivo, com erros médios quadráticos (RMSE) de aproximadamente 0,58 tanto nos conjuntos de treino como de teste, o que indica ausência de sobreajuste (overfitting).
- Sistemas de sobrealimentação elétricos para motores de combustão internaPublication . FERNANDES, BRUNO ANDRÉ DE OLIVEIRA; Alves, Mário Jorge de Andrade Ferreira; Valentim, José Carlos JorgeConsiderando o atual panorama da indústria automóvel, a procura por alternativas sustentáveis, o aumento de rendimento do motor de combustão interna com recurso a sistemas mild hybrid de 48 V, entre outros, marcas e fabricantes trabalham para trazer a tecnologia desenvolvida em Motorsport para o mercado automóvel a preços competitivos. A presente dissertação aborda o desenvolvimento de um sistema de sobrealimentação elétrica para motores de combustão interna, com base na utilização de um compressor centrífugo acionado por um motor elétrico e controlado por um microcontrolador. Esta abordagem visa responder à crescente necessidade de soluções mais eficientes, sustentáveis e adaptáveis no setor automóvel, nomeadamente em contextos de retrofitting e aplicações em veículos desportivos ou híbridos. A metodologia adotada incluiu uma revisão bibliográfica aprofundada sobre os princípios de funcionamento dos motores de combustão interna, compressores centrífugos, motores elétricos síncronos e sistemas de controlo eletrónico. Foram também analisadas soluções comerciais existentes, como o sistema Mercedes-AMG M139 eTurbo, e desenvolvida uma arquitetura modular para o sistema proposto, incluindo a seleção criteriosa de componentes, dimensionamento do sistema de transmissão e conceção de um suporte de bancada. Apesar do planeamento detalhado e da execução de várias fases do projeto, a implementação prática do protótipo não foi concluída na totalidade devido a dificuldades na adaptação mecânica do compressor. Ainda assim, os resultados obtidos na fase de conceção e testes elétricos e de controlo, permitiram validar a viabilidade do conceito e estabelecer uma base sólida para desenvolvimentos futuros. Este trabalho contribui para o avanço do conhecimento na área da sobrealimentação elétrica, propondo uma solução de baixo custo, flexível e escalável, com potencial para aplicação em diversos contextos automóveis. As limitações encontradas reforçam a importância de uma abordagem iterativa e multidisciplinar no desenvolvimento de sistemas mecatrónicos complexos.
- Análise de obras musicais através de intervalos eufónicos baseado na teoria de Leonhard EulerPublication . Valente, Adérito João Abraços; Resende, Eugénio Manuel de Amorim; Vieira, Filipe Carlos Ribeiro Dias; Ferreira, João Filipe Martins; Ferreira, Magna Margarida Marques da SilvaEste trabalho é o culminar de uma caminhada que realizei dedicada ao Ensino de Música. Realizei observações em salas de aula no Conservatório de Música do Porto sobre o Ensino de Música, nomeadamente Análise e Técnicas de Composição e Classes e Conjunto. Foram colecionadas inúmeras informações em contexto de sala de aula, determinantes para a prática de um bom ensino. Após as observações realizadas, decidi desenvolver um projeto que agregasse ao já existente programa curricular da Disciplina de Análise e Técnicas de Composição, de forma a enriquecer o currículo dos alunos no Ensino Secundário. Este projeto é, em termos gerais, uma aplicação de análise sobre intervalos musicais a partir da perspetiva do teórico e matemático suíço Leonhard Euler. Este autor escreveu o tratado Tentamen Novae Musicae (1739), no qual propôs uma classificação dos intervalos musicais com base num grau de agradabilidade. Através da matemática, estabeleceu um sistema de graus aplicados aos intervalos, organizando-os em hierarquias sonoras, do mais consonante ao mais dissonante. Ao adotar, nos últimos anos, esta abordagem teórica, considerei o seu conteúdo imensamente pertinente e de grande relevância para o universo da Pedagogia Musical. Através dela, tornou-se possível transmitir aos alunos do Ensino Secundário conceitos relacionados com as alturas de som, inicialmente no contexto das melodias e, posteriormente, aplicados à análise harmónica. Por isso, desenvolvi uma metodologia específica para esta teoria, de modo a manter-me fiel aos desígnios da mesma, e ao mesmo tempo simplificar os complexos conceitos que esta advoga, deforma que os alunos pudessem aplicá-la tanto em análises de diferentes obras de diferentes épocas, como também em futuras músicas escritas pelos mesmos. Ao realizar esta forma analítica de abordar a música em contexto de sala de aula, os alunos realizam estatísticas dos intervalos utilizados, de modo a compreender quais os intervalos específicos mais usados em diferentes épocas, conteúdo que, por si só, define quais sonoridades cada época histórica advoga. Não só tomam partido do tipo de intervalos musicais e suas respetivas gradações de agradabilidade, como também retiram informações de elevada aplicabilidade em suas futuras obras, querendo ou não realizar música com sonoridades semelhantes a diferentes épocas históricas. Implementar esta teoria no campo harmónico não só permite a classificação dos intervalos consonantes e dissonantes, como também permite a identificação das alturas de som mediante qualquer temperamento musical escolhido para uma interpretação, algo que, no campo da análise, nunca foi realizado em contexto de sala de aula. Pretendo, com este trabalho, não só introduzir este novo conceito analítico, como também inspirar outros pedagogos que se debruçam sobre a mesma matéria, a fim de poder explorar novas abordagens aplicadas para a disciplina de Análise e Técnicas de Composição.
- Sistema de Controlo de Nivelamento de AutocaravanaPublication . DIAS, JOANA FILIPA JESUS; Alves, Mário Jorge de Andrade Ferreira; Fidalgo, André Vaz da SilvaO objetivo principal da dissertação reside na modernização de um sistema de nivelamento hidráulico de uma autocaravana. As autocaravanas são bastante úteis na medida em que permitem uma grande flexibilidade de planeamento de itinerários. No entanto apresenta frequentemente limitações ao nível do nivelamento, tornando várias tarefas do quotidiano mais difíceis de executar. O presente trabalho endereça parcialmente estas limitações propondo uma solução elétrica/eletrónica para o controlo de um sistema de nivelamento hidráulico. O sistema existente constituído por quatro cilindros hidráulicos era controlado remotamente a partir de uma aplicação móvel através de Bluetooth, que deixou de estar disponível online. Desta forma, pretende-se reformular toda a arquitetura de modo a reativar o controlo remoto, melhorar a fluidez de movimento dos cilindros e implementar nivelamento totalmente automático. A nova arquitetura baseia-se num microcontrolador Arduino que faz a gestão de uma placa de circuito impresso desenhada especialmente para o projeto, que utiliza MOSFETs para proceder à comutação das nove válvulas do circuito hidráulico. Um sensor de nivelamento foi também integrado no sistema de modo a fornecer dados relevantes ao algoritmo de nivelamento automático. Por fim, foi também desenvolvida uma nova aplicação para proceder ao controlo remoto de todo o sistema. O sistema foi implementado primeiramente num protótipo de modo a validar o software desenvolvido e parte do hardware, e por fim validado com sucesso na autocaravana, demonstrando o controlo desejado do sistema hidráulico. Os testes aplicados permitiram validar os vários objetivos propostos neste projeto, bem como corrigir alguns atrasos que não foram detetados na implementação do protótipo. Esta proposta, que inclui a possibilidade de nivelamento automático, mostrou-se uma mais valia na utilização deste tipo de veículos.
