Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A gravação audiovisual como ferramenta de autorregulação do ensino-aprendizagem da tuba

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Jorge_Viana_MEM_2025.pdf3.01 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e da Unidade Curricular “Prática de Ensino Supervisionada”, explorando as atividades desenvolvidas enquanto estagiário na Escola Profissional de Música de Espinho, sob orientação do professor cooperante Luís Oliveira e supervisão do professor David Silva, no ano letivo 2022/2023. O primeiro e segundo capítulos deste trabalho são referentes à componente da Prática de Ensino Supervisionada – do instrumento Tuba, encontrando-se subdividido em duas partes. A primeira parte aborda a contextualização da Escola Profissional de Música de Espinho, o qual compreende uma breve contextualização histórica e uma caracterização escolar – p. ex. comunidade escolar, projeto educativo, missão, plano de atividades. Por sua vez, a segunda parte contém o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada de Tuba e Classe de Conjunto, realizada durante o período de estágio. Nesta parte são explicitados diversos aspetos inerentes ao processo de estágio, nomeadamente a caracterização dos intervenientes, a planificação das aulas observadas e lecionadas, bem como as respetivas reflexões. O terceiro e último capítulo centra-se na componente de investigação “A gravação audiovisual como ferramenta de autorregulação do ensino-aprendizagem da tuba” tendo como objetivos principais compreender o impacto da utilização da gravação audiovisual na aprendizagem musical, especificamente no instrumento tuba. Para o presente trabalho, de revisão sistemática da literatura, foram utilizadas várias bases de dados nacionais e internacionais, incluindo repositórios universitários nacionais, tendo sido consideradas 23 publicações que preenchessem os critérios definidos previamente. Os resultados desses estudos indicaram um impacto significativo da gravação como ferramenta autorreguladora da aprendizagem do instrumento, entre outros, ao nível da autoavaliação, motivação, autonomia e desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo.
This internship report is part of the Master’s Degree in Music Education at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, within the curricular unit “Supervised Teaching Practice.” It explores the activities developed as an intern at the Escola Profissional de Música de Espinho, under the guidance of the teacher Luís Oliveira and the supervision of Professor David Silva, during the 2022/2023 academic year. The first and second chapters of this report concerns the Supervised Teaching Practice component — in the instrument of Tuba. The first section presents the contextualization of the Escola Profissional de Música de Espinho, including a brief historical overview and a general characterization of the institution, such as its educational community, mission, educational project, and activity plan. The second section focuses on the development of Supervised Teaching Practicein Tuba and Ensemble Class, carried out during the internship period. This section details various aspects of the internship process, namely the characterization of the participants, the planning of the observed and taught lessons, as well as the corresponding reflections. The third and final chapter focuses on the research component titled “Audiovisual Recording as a Tool for the Self-Regulation of Tuba Teaching and Learning.” Its main objectives are to understand the impact of using audiovisual recording on musical learning, specifically in the context of tuba. For this systematic literature review, several national and international databases were used, including national university repositories, and 23 publications that met the predefined criteria were selected. The results of these studies indicated a significant impact of recording as a self-regulatory tool for instrumental learning, particularly in terms of self-assessment, motivation, autonomy, and the development of critical and reflective thinking.

Description

Keywords

Gravação audiovisual Autorregulação Ensino da música Tuba Estudo individual Audiovisual recording Self-regulation Music education Individual study

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence