Repository logo
 
Publication

A gravação audiovisual como ferramenta de autorregulação do ensino-aprendizagem da tuba

dc.contributor.advisorAntão, Ricardo Rodrigues
dc.contributor.advisorSilva, David Alexandre Madureira Rocha da
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Figueiredo de
dc.contributor.authorViana, Jorge Sampaio Barros
dc.date.accessioned2025-12-10T18:41:04Z
dc.date.available2025-12-10T18:41:04Z
dc.date.issued2025-11-13
dc.description.abstractO presente relatório de estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e da Unidade Curricular “Prática de Ensino Supervisionada”, explorando as atividades desenvolvidas enquanto estagiário na Escola Profissional de Música de Espinho, sob orientação do professor cooperante Luís Oliveira e supervisão do professor David Silva, no ano letivo 2022/2023. O primeiro e segundo capítulos deste trabalho são referentes à componente da Prática de Ensino Supervisionada – do instrumento Tuba, encontrando-se subdividido em duas partes. A primeira parte aborda a contextualização da Escola Profissional de Música de Espinho, o qual compreende uma breve contextualização histórica e uma caracterização escolar – p. ex. comunidade escolar, projeto educativo, missão, plano de atividades. Por sua vez, a segunda parte contém o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada de Tuba e Classe de Conjunto, realizada durante o período de estágio. Nesta parte são explicitados diversos aspetos inerentes ao processo de estágio, nomeadamente a caracterização dos intervenientes, a planificação das aulas observadas e lecionadas, bem como as respetivas reflexões. O terceiro e último capítulo centra-se na componente de investigação “A gravação audiovisual como ferramenta de autorregulação do ensino-aprendizagem da tuba” tendo como objetivos principais compreender o impacto da utilização da gravação audiovisual na aprendizagem musical, especificamente no instrumento tuba. Para o presente trabalho, de revisão sistemática da literatura, foram utilizadas várias bases de dados nacionais e internacionais, incluindo repositórios universitários nacionais, tendo sido consideradas 23 publicações que preenchessem os critérios definidos previamente. Os resultados desses estudos indicaram um impacto significativo da gravação como ferramenta autorreguladora da aprendizagem do instrumento, entre outros, ao nível da autoavaliação, motivação, autonomia e desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo.por
dc.description.abstractThis internship report is part of the Master’s Degree in Music Education at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, within the curricular unit “Supervised Teaching Practice.” It explores the activities developed as an intern at the Escola Profissional de Música de Espinho, under the guidance of the teacher Luís Oliveira and the supervision of Professor David Silva, during the 2022/2023 academic year. The first and second chapters of this report concerns the Supervised Teaching Practice component — in the instrument of Tuba. The first section presents the contextualization of the Escola Profissional de Música de Espinho, including a brief historical overview and a general characterization of the institution, such as its educational community, mission, educational project, and activity plan. The second section focuses on the development of Supervised Teaching Practicein Tuba and Ensemble Class, carried out during the internship period. This section details various aspects of the internship process, namely the characterization of the participants, the planning of the observed and taught lessons, as well as the corresponding reflections. The third and final chapter focuses on the research component titled “Audiovisual Recording as a Tool for the Self-Regulation of Tuba Teaching and Learning.” Its main objectives are to understand the impact of using audiovisual recording on musical learning, specifically in the context of tuba. For this systematic literature review, several national and international databases were used, including national university repositories, and 23 publications that met the predefined criteria were selected. The results of these studies indicated a significant impact of recording as a self-regulatory tool for instrumental learning, particularly in terms of self-assessment, motivation, autonomy, and the development of critical and reflective thinking.eng
dc.identifier.tid204061962
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/31168
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectGravação audiovisual
dc.subjectAutorregulação
dc.subjectEnsino da música
dc.subjectTuba
dc.subjectEstudo individual
dc.subjectAudiovisual recording
dc.subjectSelf-regulation
dc.subjectMusic education
dc.subjectIndividual study
dc.titleA gravação audiovisual como ferramenta de autorregulação do ensino-aprendizagem da tubapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, Tuba

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Jorge_Viana_MEM_2025.pdf
Size:
3.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: