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- Fashion Future: uma aplicação web que promove o consumo responsável de modaPublication . Bondarciuc, Vitalina; Lima, JorgeA evolução tecnológica tem proporcionado soluções inovadoras que facilitam a transição para práticas e comportamentos mais sustentáveis. No contexto atual, em que as consequências ambientais das práticas de consumo são cada vez mais evidentes, torna-se necessário disponibilizar aos consumidores ferramentas digitais que facilitam a realização de escolhas informadas e ambientalmente conscientes. Este projeto visa desenvolver uma aplicação web interativa que permite aos utilizadores obter informações detalhadas sobre a sustentabilidade na moda, através de quizzes e desafios. Adicionalmente os utilizadores poderão criar um closet virtual de forma a poderem visualizar e obter informações sobre a roupa que possuem, a sua utilização, os cuidados que devem ter com a mesma, com o objetivo de incentivar um comportamento de consumo mais responsável. Através de uma solução digital interativa, o projeto pretende contribuir para a sensibilização dos consumidores, facilitando a adoção de práticas de moda mais sustentáveis.
- O ensino do staccato duplo no ensino básico e secundárioPublication . Valinho, João Pedro da Gama; Pinto, Nuno Fernandes; Saiote, António Manuel Correia; Apolinário, MárioO principal objetivo desta dissertação de Mestrado em Ensino da Música consistiu na introdução de um método de iniciação ao staccato duplo no ensino básico e secundário do clarinete, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento técnico dos alunos e melhor prepará-los para os desafios futuros. Paralelamente, pretendeu-se apresentar e evidenciar a prática pedagógica desenvolvida ao longo do estágio curricular, bem como as experiências vivenciadas e as competências adquiridas nesse contexto. A primeira parte do trabalho corresponde ao Relatório de Estágio, no qual se destacam as componentes de observação e de lecionação. Na segunda parte, é realizada uma revisão bibliográfica de métodos de staccato duplo aplicados ao clarinete e a outros instrumentos de sopro, que serviram de base para a construção da proposta metodológica implementada no projeto de intervenção. Por fim, são apresentados os resultados obtidos com a aplicação do método proposto. Espera-se que este trabalho possa constituir um contributo relevante para o ensino do clarinete, ao disponibilizar uma ferramenta pedagógica que apoie o desenvolvimento técnico dos alunos e a sua preparação para exigências futuras.
- Voz é corpo em performance: contributos da semiótica da canção para a atuação cénica para intérpretes de música popular brasileiraPublication . Nogueira, Anahi Clara Santos; Vicente, Maria Inês Areal Rothes Marques; Pereira, Bruno Alexandre BernardinoA presente investigação debruça-se sobre a formação cénica de cantores de música popular, explorando a articulação entre os estudos de Valéria L. Braga sobre os Aspectos Indicadores da Atuação Corporal e Cénica do Cantor Popular e a Semiótica da Canção proposta por Luiz Tatit. Partindo de uma inquietação pessoal e profissional, este trabalho procura responder a questões fundamentais sobre a integração dos conhecimentos teatrais na prática vocal, o aprimoramento da expressividade em palco e a construção de uma metodologia específica para a formação cénica de intérpretes da música popular. Para tal, desenvolveu-se uma abordagem prática através da implementação de Laboratórios de Atuação Cénica para Cantores de Música Popular, estruturados em cinco encontros abertos ao público. Estes laboratórios permitiram testar e refinar uma proposta metodológica que considera a canção como matéria-prima da cena, explorando as articulações entre corpo, voz, presença, teatralidade e dramaturgia. Como resultado, foi elaborado um roteiro de análise da canção popular para construção performativa, oferecendo um mapeamento possível para o aprofundamento das camadas expressivas da canção e sua transposição para a cena. Conclui-se que a intersecção entre os referenciais teóricos adotados possibilitou novas formas de abordagem da expressividade cénica, a partir de uma perspetiva integrada e sensível aos elementos estruturais e poéticos da obra musical, contribuindo para preencher lacunas identificadas no ensino profissional da área, particularmente no contexto educacional profissionalizante brasileiro.
- Sa(n)tã – não quero esquecerPublication . Fangueiro, Neusa Maria da Silva; Binyon, Claire MargaretA presente monografia revela o processo da criação teatral denominada de “Sa(n)tã – uma vida em delírio ou a tentativa de não esquecer”. Analisa o lugar da mulher no teatro, e como a performance e os estudos de género alteraram o paradigma artístico, e de que modo isso influenciou a minha perspetiva enquanto criadora e interprete. O tema inicial partiu de inquietações pessoais sobre a minha posição enquanto mulher na sociedade – mãe, filha, atriz com surdez –, com interrogações de identidade, as influências culturais e religiosas, e a transformação do corpo nos últimos anos. Posteriormente, a pesquisa funde dois objetos de estudo artístico que se mostraram relacionados: a dualidade entre santa e satã e a experiência do envelhecimento, tendo como ponto de partida um coletivo de memórias de mulheres entre os 60 e os 98 anos, construindo assim uma narrativa político-poética que desafia as normas sociais e os estereótipos. Pretende, deste modo, gerar discussão e debate sobre o papel da mulher na sociedade, destacando histórias recolhidas de resistência e sucesso e, estimular a reflexão crítica sobre questões existenciais, éticas e religiosas através da expressão artística teatral. Demonstra, ainda, a relevância do devising theatre e do teatro do real, como referências metodológicas em criação teatral.