ESMAE - DM - Ensino de Música
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAE - DM - Ensino de Música by Title
Now showing 1 - 10 of 213
Results Per Page
Sort Options
- 14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativaPublication . Ribeiro, Filipe André Barbosa da Costa; Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Ramos, PauloO presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música Óscar da Silva, Matosinhos, na classe do Professor Cooperante Paulo Ramos e também baseado no projecto de investigação que consistiu na entrevista e análise comparativa dos 14 estudos para guitarra do guitarrista e compositor Máximo Diego Pujol. Ao longo deste relatório serão apresentadas informações relevantes sobre a escola onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, as planificações e observações realizadas no contexto dessa mesma Prática e o Projecto de Investigação que aborda os 14 Estudos para Guitarra do compositor Máximo Diego Pujol. Partindo de uma abordagem metodológica de âmbito qualitativo, foi realizada uma entrevista ao compositor, tendo-se procedido a um estudo comparativo, no âmbito das questões técnico-interpretativas colocadas. A realização deste relatório e as aprendizagens e reflexões decorrentes do mesmo revelam-se fundamentais para o desenvolvimento das competências pedagógicas e aquisição de novos conhecimentos e estratégias de ensino a aplicar num futuro próximo.
- Abandono escolar na transição para o secundário - estudo de caso da classe de guitarra do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de BragaPublication . Espírito Santo, André Sales do; Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva; Gandarela, VítorEste Relatório de Estágio Profissional descreve todo o meu percurso no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga durante o ano letivo de 2018/2019 e apresenta as atividades por mim desenvolvidas no âmbito de Ensino de instrumento – Guitarra. No início farei uma contextualização histórica do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, passando depois a descrever a sua estrutura organizacional, os seus documentos orientadores, e as especificidades da disciplina de guitarra. No segundo capítulo irei caracterizar os alunos a cujas aulas assisti ao longo de todo o ano letivo e aos quais lecionei em aulas assistidas. No terceiro e último capítulo irei apresentar o meu projeto de investigação que, como o título indica, se irá focar no abandono dos alunos de guitarra do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga na transição para o secundário. O objetivo deste projeto de investigação foi tentar encontrar as razões para o referido abandono e contribuir para a formulação de possíveis soluções para este problema.
- Abordagens pedagógicas no ensino da técnica vocalPublication . Ribeiro, Lúcia Maria da Silva; Ferreira, Magna Margarida Marques da Silva; Fontes, Cecília; Coelho, LilianaEste relatório incide sobre a Prática Pedagógica no Conservatório de Música do Porto e o Projeto de Investigação, que tem como objetivo dar a conhecer as abordagens pedagógicas no ensino da técnica vocal às crianças e aos jovens/adultos. Este consiste num estudo comparativo entre as práticas pedagógicas observadas nas aulas a dois grupos distintos de alunos do Conservatório de Música do Porto. Estes dois grupos distinguem-se pela idade; o primeiro com alunos entre os 12 e os 14 anos e o segundo com alunos entre os 15 e os 23 anos. Das aulas observadas, concluí que não há diferenças entre as abordagens pedagógicas no ensino da técnica vocal às crianças e aos jovens/adultos. O trabalho técnico utilizado pelas duas professoras é o mesmo. De forma mais ou menos rigorosa, as alunas de diferentes idades aprendem a colocação de voz, respiração e articulação. O recurso a metáforas e imagens também é utilizado como ferramenta didática para trabalhar a técnica vocal, pois as professoras acreditam ser a melhor forma de abordar alguns problemas técnicos para chegar melhor ao que é pretendido.
- “Adagio Lamentoso”, de Maria Teresa de Macedo: a sua aplicabilidade didáticaPublication . Laranjeira, Rute Abigail de Oliveira; Perfeito, Paulo Jorge dos Santos; Barahal, Jed Anthony; Gimaletdinov, Nikolay; Fernandes, FabianaO objetivo do presente trabalho é relatar e descrever de forma crítica todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2023-2024, na Escola Profissional de Música de Espinho. Foram obtidos conhecimentos através da oportunidade que me foi concedida de realizar o estágio profissionalizante e acompanhar o percurso de alunos desta instituição, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música – Variante de Instrumento (Violoncelo), da ESMAE/ESE – IPP. O respetivo estágio, permitiu o acompanhamento de aulas individuais de violoncelo de alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da Escola Profissional, e de aulas de Classe de Conjunto, da mesma. Como parte integrante deste relatório, foi desenvolvido um projeto de investigação-ação, que demonstra a aplicabilidade didática da obra “Adagio Lamentoso”, de Maria Teresa de Macedo, como parte do programa de violoncelo a adotar, apresentando e demonstrando simultaneamente, como a adoção de obras portuguesas no programa da disciplina de instrumento pode ser benéfica e enriquecedora no processo de ensino-aprendizagem.
- Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarraPublication . Martins, Pedro Jorge Marques e Silva Nunes; Sanches, Hugo Soeiro; Abreu, CarlosO presente relatório de estágio é referente à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e reflete o trabalho desenvolvido durante o Mestrado em Ensino de Música - Instrumento, alaúde com o objetivo de fomentar o ensino de alaúde em Portugal. Especificamente, são apresentados elementos relacionados com o estágio realizado na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro e com o projeto de intervenção Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra. O projeto de intervenção foi desenvolvido no sentido de analisar a adaptação ao alaúde após a iniciação ao instrumento e repertório associado através de uma guitarra adaptada. O projeto de intervenção teve uma duração de seis semanas e foi dividido em três fases principais: estudo de literatura e análise de alterações necessárias a fazer na guitarra, aulas online a partir de conteúdos compilados para iniciação ao alaúde e aulas presenciais de contacto com o alaúde, respetiva audição e apreciação da transição de instrumentos. No final do projeto, verificou-se a viabilidade desta abordagem para a iniciação ao alaúde. No entanto, o estudo a partir de um alaúde é preferível. Para futuros projetos, pretende-se analisar a possibilidade de adaptação de guitarras de 3/4 para a iniciação ao estudo de alaúde alterando as cordas de forma a se assemelharem a uma viola de mão de 6 ordens (comummente designada vihuela).
- Adaptação de repertório tradicional açoriano para o ensino do clarinetePublication . Ponte, Valter Alberto Nicolau da; Coimbra, Daniela da Costa; Saiote, António Manuel Correia; Araújo, Anabela; Alves, RicardoO presente Relatório de Estágio Profissional aborda as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no ano letivo de 2019/2020, no âmbito da unidade curricular anual Prática Educativa Supervisionada em Ensino de Instrumento – Clarinete. A procura de adaptações de repertório tradicional açoriano para o Ensino do Clarinete foi um fator motivador para a realização deste Projeto de Investigação, proporcionando uma procura de informação sobre o principal símbolo da música açoriana, nomeadamente, a viola da terra micaelense, bem como uma entrevista ao impulsionador deste instrumento nos últimos anos, o músico Rafael Carvalho. Seguidamente, procedeu-se à recolha e seleção de nove temas de repertório tradicional açoriano, cada um simbolizando uma das ilhas dos Açores, com o intuito de os adaptar deste instrumento de cordas dedilhadas para o clarinete. Alguns destes temas foram registados pela primeira vez para viola e transcritos para clarinete por Antero Ávila, Marco Patrício e Rafael Carvalho, tendo sido testados e trabalhados no clarinete em colaboração com os compositores. Posteriormente, os arranjos foram gravados por mim e com o acompanhamento da viola da terra por Rafael Carvalho, estando disponibilizados na plataforma Youtube. Por fim, foi pedido a três professores de clarinete experientes que avaliassem o resultado desta transformação e aferissem a sua adequação para integrarem o programa de ensino do instrumento. Desta forma, espera-se ter contribuído para a formação de um complemento pedagógico aos modelos de repertório existentes, aliando a História desta região de Portugal aos componentes teórico-práticos introduzidos na lecionação.
- Além da técnica: os pilares de sucesso nas audições de orquestra - mente, corpo e músicaPublication . Gouveia, Alexandre Coutinho; Antão, Ricardo Rodrigues; Oliveira, LuísO presente relatório de estágio descreve o trabalho de ensino realizado com alunos de tuba da EPME, no âmbito do mestrado em Ensino de Música – variante tuba da ESMAE/ESE – IPP. O estágio feito na EPME permitiu acompanhar as aulas individuais de tuba de alunos do Curso de Instrumentista de Sopro e de Percussão (10º, 11º e 12º anos). Como parte integrante deste relatório foi desenvolvido um projeto de investigação, cujo objetivo é conhecer as estratégias utilizadas por músicos portugueses de metais graves aquando da sua preparação para audições de orquestra que vieram a ganhar. As principais conclusões deste estudo estão relacionadas com as seguintes questões de investigação: (Q1) Que estratégias são utilizadas na preparação de uma audição de orquestra ao nível musical?; (Q2) Ao nível físico, quais são as estratégias utilizadas na preparação de uma audição orquestral?; e (Q3) Relativamente à preparação psicológica, quais as ferramentas que os músicos de sucesso têm adotado ao longo de uma preparação para audições de orquestra?. Os resultados obtidos no estudo permitem concluir que o estudo lento, a audição de gravações de referência e a gravação áudio são as principais estratégias adotadas na preparação musical. Por sua vez, foi referida a prática de atividade física regular como benéfica na preparação física e, a nível de preparação mental, foi assinalado que a disposição e a confiança impactam positivamente a performance musical. De referir também que a prática de meditação é tida como benéfica para a preparação de uma audição orquestral.
- Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básicoPublication . Pinto, César Antero Marinho; Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Machado, JoãoEste trabalho de final de mestrado pretende ser um contributo para a integração da análise musical nas aulas de instrumento no Ensino Básico do Ensino Especializado da Música. O trabalho é constituído por uma proposta de modelo a aplicar durante todo o Ensino Básico (1º ao 5º grau). Este tem como base a interdisciplinaridade entre Formação Musical e a Classe de Instrumento. Todo o conteúdo deste modelo pretende contribuir para uma melhor formação dos alunos na área da análise musical e consequentemente na interpretação de obras musicais e na aplicação da harmonia funcional. Este Relatório de Estágio está dividido em 2 partes. A primeira dedica-se ao estágio realizado no Conservatório de Música do Porto na classe do professor João Machado. Este inclui uma contextualização do Conservatório, um resumo da sua história, a sua oferta educativa, a sua missão, um resumo e uma pequena análise sobre o ensino da guitarra clássica. Além disso, contém uma análise sobre as aulas observadas e lecionadas durante o estágio. A segunda parte contém o modelo descrito anteriormente.
- A análise musical como estratégia para uma interpretação ao pianoPublication . Bastos, João Manuel Vieira Alves Queirós; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Ribeiro, Maria Amélia; Carreira, Ana PaulaO presente trabalho consiste num relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), e da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo acerca da minha prática pedagógica realizada no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, sob orientação das professoras Sofia Lourenço (supervisora), Maria Amélia Ribeiro e Ana Paula Carreira (professoras cooperantes). Para além das aulas assistidas e supervisionadas, foi elaborado um projeto de investigação de âmbito metodológico investigação-ação, partindo de aulas individuais lecionadas a uma aluna do ensino básico e uma aluna do ensino secundário, procurando desenvolver estratégias de trabalho analítico que permitam potenciar o seu desempenho e compreensão acerca das obras que interpretam. A intervenção pedagógica aplicada no contexto da sala de aula, que fundamenta este projeto de investigação, teve os seguintes objetivos: esclarecer as relações entre sonoridades através das construções harmónicas; aprofundar o trabalho auditivo; criar ferramentas para que a aplicação dos conhecimentos teóricos seja associada à prática do instrumento; perceber quais as suas vantagens no momento da performance. As conclusões do projeto de investigação apontam para algumas estratégias que permitiram aos alunos analisados entender com maior eficácia o papel que poderá ter o conhecimento analítico de uma obra para o seu entendimento e, consequentemente, para uma interpretação mais informada e real.
- Ansiedade e depressão – podem afetar os estudantes de música?Publication . Iacob, Nastasia; Sandu, Constantin; Oliveira, António; Resende, EduardoO presente trabalho foi elaborado durante o corrente ano do Mestrado em Ensino de Música, da Escola Superior de Música e Artes de Espetáculo, e divide-se em três capítulos distintos. O primeiro capítulo é dedicado a uma contextualização do ensino musical em Portugal e no Conservatório do Porto, a instituição onde o estágio foi realizado. Incorpora elementos de história, organização e recursos humanos, valores e tradição, e estrutura educacional. O segundo capítulo compreende toda a informação recolhida durante os meses do estágio, e sobre os professores coordenadores. Inclui notas de todas as aulas observadas, juntamente com notas dos professores sobre a minha prática. O terceiro capítulo sintetiza o projeto de investigação proposto, sobre o tema da ansiedade e depressão entre os estudantes do ensino musical. Partindo de um quadro teórico em torno da ansiedade e depressão, e mais precisamente do impacto nos adolescentes e estudantes de música, avança para uma componente mais prática: uma entrevista realizada com o psicólogo escolar e a interpretação dos dados recolhidos a partir de um questionário aplicado sobre a população estudantil. O objetivo da investigação é compreender melhor as implicações do ensino musical na saúde mental dos estudantes e se a escola está ou não suficientemente equipada para lidar com a prevenção e/ou intervenção em casos de ansiedade e depressão.