Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Pedro_Martins_MEM_2021.pdf25.52 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio é referente à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e reflete o trabalho desenvolvido durante o Mestrado em Ensino de Música - Instrumento, alaúde com o objetivo de fomentar o ensino de alaúde em Portugal. Especificamente, são apresentados elementos relacionados com o estágio realizado na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro e com o projeto de intervenção Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra. O projeto de intervenção foi desenvolvido no sentido de analisar a adaptação ao alaúde após a iniciação ao instrumento e repertório associado através de uma guitarra adaptada. O projeto de intervenção teve uma duração de seis semanas e foi dividido em três fases principais: estudo de literatura e análise de alterações necessárias a fazer na guitarra, aulas online a partir de conteúdos compilados para iniciação ao alaúde e aulas presenciais de contacto com o alaúde, respetiva audição e apreciação da transição de instrumentos. No final do projeto, verificou-se a viabilidade desta abordagem para a iniciação ao alaúde. No entanto, o estudo a partir de um alaúde é preferível. Para futuros projetos, pretende-se analisar a possibilidade de adaptação de guitarras de 3/4 para a iniciação ao estudo de alaúde alterando as cordas de forma a se assemelharem a uma viola de mão de 6 ordens (comummente designada vihuela).
This internship report refers to the Supervised Teaching Practice curricular unit and reflects the work developed during the Master in Music Teaching - Instrument, lute with the aim of promoting lute teaching in Portugal. Specifically, elements related to the internship held at the Artistic School of the Conservatory of Music Calouste Gulbenkian, Aveiro (Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro) and the intervention project Adaptation to the lute: initiation to the instrument using the guitar are presented. The intervention project was developed in order to analyze the adaptation to the lute after initiation to the instrument and associated repertoire through an adapted guitar. The intervention project lasted six weeks an was divided into three main phases: study of literature and analysis of necessary changes to the guitar, online classes based on compiled content for initiation to the lute and classroom contact with the lute, respective hearing and appreciation of the transition of instruments. At the end of the project, the viability of this approach for the lute initiation was verified. However, beginning lute study from a lute is preferable. For future projects, we intend to analyze the possibility of adapting de 3/4 guitars to begin studying the by changing the strings to resemble a 6-order viola (commonly called vihuela).

Description

Keywords

Alaúde Guitarra Adaptação pedagógica Iniciação instrumental Ensino à distância Prática educativa Lute Guitar Pedagogical adaptation Instrumental initiation Distance learning Educational practice

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License