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- Videojogos e desenhos animados como veículo da música eruditaPublication . Carneiro, Beatriz Moreira; Sanches, Hugo Soeiro; Dantas, ArianaEste relatório foi realizado no âmbito da cadeira de Prática de Ensino Supervisionada integrada no Mestrado em Ensino da Música, Ramo Instrumento (Violino), no curso conjugado da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Este projeto de investigação dividir-se-á em três capítulos. No primeiro capítulo será feita uma caracterização da instituição que escolhi para realizar o meu estágio, assim como será feita uma caracterização da organização do estágio e dos alunos observados em aula. No segundo capítulo serão explanadas e descritas as aulas e actividades desenvolvidas com os alunos por mim, fazendo uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido. No terceiro capítulo será apresentado o projecto de investigação a que me propus, criando uma pequena lista de desenhos animados e videojogos que vi/joguei que contêm música erudita no seu foco. Serão também analisados os resultados obtidos num questionário desenvolvido com o tema em mente.
- O papel do professor em trajetórias de excelência na prática do violoncelo: um estudo de casoPublication . Pinto, Fábio Silvestre Moreira; Coimbra, Daniela da Costa; Quaresma, Filipe Alexandre Abrantes Prata; Arrais, TelmaO objetivo do presente estudo consistiu em aferir a perspetiva de violoncelistas, considerados exímios no domínio do seu instrumento, sobre o papel do professor nas suas carreiras. Deste modo, pretendeu-se examinar até que ponto a presença de um docente constitui uma condição basilar para atingir a excelência no violoncelo, assim como também se pretendeu descobrir quais os atributos necessários, em conformidade com os participantes, para lecionar o instrumento em questão. Com base nos resultados, a próxima etapa passou por verificar se os resultados obtidos são compatíveis com a literatura existente ou se acrescentam nova informação útil para o progresso da investigação científica da temática em causa. Acrescenta-se, por fim, que os mesmos serviram para verificar se existem peculiaridades exclusivas à aprendizagem do violoncelo, comparativamente com outros instrumentos musicais. A recolha de dados foi feita através de uma entrevista desenhada para o efeito deste estudo e contou com a participação de dez violoncelistas de nacionalidade portuguesa com níveis de experiência distintos. Após a análise dos resultados, foi possível verificar que o consenso entre os músicos entrevistados sugere que o professor é essencial para atingir um nível de perícia elevado no violoncelo e que este deve ter um papel orientador, ao invés de estabelecer um trajeto restrito. Além disso, no que concerne os atributos basilares na docência violoncelística, destaca-se a capacidade de adaptação a cada aluno, assim como determinadas qualidades humanas, nomeadamente a compreensão e a disponibilidade, por exemplo. Acrescenta-se ainda o valor acrescido do primeiro professor como um dos temas mais recorrentes entre os entrevistados. Relativamente à literatura atual alusiva à problemática a ser discutida, a análise realizada corrobora, de uma maneira geral, as descobertas feitas até ao momento, não existindo pontos divergentes. Por fim, salienta-se que não foram encontradas particularidades intrínsecas à aprendizagem do violoncelo, em comparação com outros instrumentos.
- A música do período barroco no piano: uma investigação desde a interpretação ao ensinoPublication . Rodrigues, Sofia Alexandra Lopes de Lemos Pereira; Silva, Pedro Alexandre Sousa e; Sandu, Constantin; Oliveira, António; Guedes, Maria José SouzaO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Instituto Politécnico do Porto, e representa todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo. O mesmo encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro capítulo está dedicado ao enquadramento e contextualização do Conservatório de Música do Porto, instituição onde foi realizado o estágio. O segundo capítulo retrata todo o trabalho realizado ao longo do estágio, onde são apresentadas as devidas reflexões das aulas observadas e lecionadas. O terceiro e último capítulo aborda o projeto de investigação realizado no âmbito deste trabalho, o qual incidiu na análise de diversos parâmetros interpretativos de obras do período barroco no piano, assim como a forma de abordar o assunto em contexto pedagógico. Para esta investigação foi realizado um questionário, o qual contou com 34 respostas de professores, alunos e pianistas profissionais.
- A realidade e a ficção no cinema documentalPublication . Pereira, Francisca Vaz do Carmo Sarmento; Rocha, Maria Manuela Bronze da; Fonseca, JoãoO presente documento relata o processo de filmagem e montagem do filme The Guitar Barrels Project, não lançado até ao momento, financiado pela Câmara Municipal de Oeiras e pelo Instituto de Cinema e Audiovisual, realizado por Hélder Faria e produzido pela Força Maior, no qual realizei o meu estágio de mestrado nos anos 2019 e 2020. Este relatório toma, em parte, uma forma diarística, no qual descrevo as minhas funções, partilho pensamentos, dúvidas e conclusões sobre a minha investigação, reflito sobre as diferentes potencialidades do tema e ainda abordo algumas entrevistas a membros da equipa e pessoas filmadas que realizei durante o processo. Exploro também algumas das referências à minha investigação em cinema documental.
- A. Schoenberg e a herança de J. BrahmsPublication . Seabra, Francisco de Oliveira Guedes; Torres, Madalena Abranches de SoveralA presente monografia tem como objetivo analisar a relação entre a música de Arnold Schoenberg e Johannes Brahms, partindo das obras apresentadas no recital final de mestrado em piano. O foco desta análise incide sobre as características composicionais que Schoenberg integra no seu processo criativo e cuja origem esteja intimamente ligada à tradição Germânica e particularmente a Brahms. Paralelamente, procurar atribuir uma perspetiva histórica à sua linguagem idiomática.
- Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarraPublication . Martins, Pedro Jorge Marques e Silva Nunes; Sanches, Hugo Soeiro; Abreu, CarlosO presente relatório de estágio é referente à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e reflete o trabalho desenvolvido durante o Mestrado em Ensino de Música - Instrumento, alaúde com o objetivo de fomentar o ensino de alaúde em Portugal. Especificamente, são apresentados elementos relacionados com o estágio realizado na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro e com o projeto de intervenção Adaptação ao alaúde: iniciação ao instrumento com recurso à guitarra. O projeto de intervenção foi desenvolvido no sentido de analisar a adaptação ao alaúde após a iniciação ao instrumento e repertório associado através de uma guitarra adaptada. O projeto de intervenção teve uma duração de seis semanas e foi dividido em três fases principais: estudo de literatura e análise de alterações necessárias a fazer na guitarra, aulas online a partir de conteúdos compilados para iniciação ao alaúde e aulas presenciais de contacto com o alaúde, respetiva audição e apreciação da transição de instrumentos. No final do projeto, verificou-se a viabilidade desta abordagem para a iniciação ao alaúde. No entanto, o estudo a partir de um alaúde é preferível. Para futuros projetos, pretende-se analisar a possibilidade de adaptação de guitarras de 3/4 para a iniciação ao estudo de alaúde alterando as cordas de forma a se assemelharem a uma viola de mão de 6 ordens (comummente designada vihuela).