Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A música do período barroco no piano: uma investigação desde a interpretação ao ensino

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Sofia_Rodrigues_MEM_2021.pdf19.1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Instituto Politécnico do Porto, e representa todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo. O mesmo encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro capítulo está dedicado ao enquadramento e contextualização do Conservatório de Música do Porto, instituição onde foi realizado o estágio. O segundo capítulo retrata todo o trabalho realizado ao longo do estágio, onde são apresentadas as devidas reflexões das aulas observadas e lecionadas. O terceiro e último capítulo aborda o projeto de investigação realizado no âmbito deste trabalho, o qual incidiu na análise de diversos parâmetros interpretativos de obras do período barroco no piano, assim como a forma de abordar o assunto em contexto pedagógico. Para esta investigação foi realizado um questionário, o qual contou com 34 respostas de professores, alunos e pianistas profissionais.
This internship report was elaborated in the scope of the Master's in Education degree in "Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo" from "Instituto Politécnico do Porto", and it represents the accomplishements and studies made during the current school year. The paper has three distinct points of order. The first point of order refers to the frameworks and contextualization of "Conservatório de Música do Porto", which is the institution where the internship was attended. The second point of order relates to the work conducted during the internship, where the knowledge and conclusions taken from the observed and supervised lessons are presented. Lastly, the third point of order mentions the investigation project made as part of the current paper, which consisted of an extensive analysis of interpretation parameters relating to baroque music on the modern piano, in addition to how it is discussed and approached in a pedagogical context. For this reason, a questionnaire was conducted, and counted with the participation of 34 participants, among those, professors, teachers, students and concert pianists.

Description

Keywords

Piano Interpretação Período barroco Ensino da música Interpretation Baroque era Music education

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License