Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-30"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A systematic literature review on maturity models for information systems in higher education institutionsPublication . João Vidal de Carvalho; Vidal de Carvalho, Joao; Pereira, Rui Humberto; Álvaro RochaMaturity models have been introduced over the last five decades as guides and references for information system (IS) management in organizations from different sectors. In the education sector, maturity models have also been used to evaluate higher education institutions (HEIs) across several dimensions, such as information and communication technology (ICT), management, process management, course curricula, course/HEI accreditation, e-/m-learning, online courses and pedagogical strategies. In fact, HEIs are faced with enormous complexity due to the specificity and quantity of their processes. Based on the guidelines concerning a methodology for a systematic literature review, the maturity models of different subareas of education are identified and categorized in this paper. For each maturity model associated with HEIs’ ISs, the appropriate methodology for development and validation is identified, as well as the scope, stages and their dimensional characteristics. This study highlights the need to develop an IS maturity model that supports HEIs in their core business activities and management.
- A gestão das redes sociais no âmbito da estratégia de internacionalização da SimplifikPublication . Sousa, Leonel Paulo; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deAs redes sociais são um fenómeno utilizado por muitos e diversificados utilizadores a nível mundial. As redes sociais fazem parte do fenómeno mundial que é a Internet. A criação da internet veio reformular os conceitos de velocidade e de tempo, com um alcance global permitiu ultrapassar barreiras que antes seriam inalcançáveis. Criou hábitos de consumo e implicou alterações nas atividades comerciais, sendo considerada um instrumento essencial para a comunicação nas organizações. A internacionalização torna-se assim muito mais fácil e económica para as empresas. Através deste trabalho, teve-se como objetivo desenvolver estratégias inovadoras no âmbito de melhorar a comunicação e melhorar a visibilidade da Simplifik a nível nacional e internacional. Tendo em conta que a Simplifik procura sempre novos serviços, optou-se por explorar a gestão das redes sociais, como forma a alcançar os resultados pretendidos. Desta forma, procedeu-se à melhoria e atualização das páginas do Facebook e do Whatsapp da empresa, juntamente com a criação de páginas do Linkedin e do Instagram. Os resultados do trabalho desenvolvido foram conseguidos por via da investigação-ação. A metodologia investigação-ação serviu de suporte à investigação, sendo o método que melhor se adaptou à situação de estágio, em que o próprio investigador esteve imerso no meio, com o objetivo de provocar mudanças nesse meio. Os resultados obtidos foram a melhoria na comunicação da empresa, a angariação de novos clientes internacionais e o desenvolvimento e prática de novas áreas de negócio. De acordo com os resultados observados e as avaliações fornecidas, comprova-se que o investigador promoveu alterações no meio organizacional da empresa, contribuindo para a melhoria da comunicação e um consequente aumento de clientes, gerando poupança.
- Abandono escolar na transição para o secundário - estudo de caso da classe de guitarra do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de BragaPublication . Espírito Santo, André Sales do; Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva; Gandarela, VítorEste Relatório de Estágio Profissional descreve todo o meu percurso no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga durante o ano letivo de 2018/2019 e apresenta as atividades por mim desenvolvidas no âmbito de Ensino de instrumento – Guitarra. No início farei uma contextualização histórica do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, passando depois a descrever a sua estrutura organizacional, os seus documentos orientadores, e as especificidades da disciplina de guitarra. No segundo capítulo irei caracterizar os alunos a cujas aulas assisti ao longo de todo o ano letivo e aos quais lecionei em aulas assistidas. No terceiro e último capítulo irei apresentar o meu projeto de investigação que, como o título indica, se irá focar no abandono dos alunos de guitarra do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga na transição para o secundário. O objetivo deste projeto de investigação foi tentar encontrar as razões para o referido abandono e contribuir para a formulação de possíveis soluções para este problema.