Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-28"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Callejon de la Luna (Taranta) de Vicente Amigo e a sua aplicação no ensino da guitarraPublication . Lima, José Pedro Campos Costa; Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva; Marques, Maria Paula; Ramos, PauloO presente relatório de estágio profissional encontra-se estruturado em duas partes distintas. Em primeiro lugar, nos capítulos I e II, são abordadas as atividades desenvolvidas no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música, que decorreram na Escola de Música Óscar da Silva no presente ano letivo de 2019/2020. Em segundo lugar, o projeto de investigação, capítulo III, consiste no enquadramento da obra Callejon de la Luna (Taranta) do guitarrista flamenco Vicente Amigo no ensino da guitarra clássica, cuja transcrição foi por mim realizada nos últimos dois anos, aquando da frequência do presente Mestrado. Após uma contextualização teórica acerca do flamenco enquanto género musical, Callejon de la Luna será apresentada, analisada e fundamentada, tendo a respetiva transcrição como principal ferramenta de apoio.
- Quem canta seus males espanta - o uso do canto como estratégia para uma aprendizagem musical mais conscientePublication . Morais, Mariana da Costa; Alves, Jorge Miguel da Costa; Veitch, HazelO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresenta todas as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2019/2020, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Inicialmente é apresentada uma caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, fazendo uma contextualização histórica e organizacional, segundo os seus documentos estruturantes. No segundo capítulo é apresentado todo o processo da prática educativa, contemplando a sua organização, observações e planificações das aulas no decorrer do ano letivo. Por fim, no terceiro capítulo, é apresentado o Projeto de Intervenção, o qual teve como objetivo estudar a aplicação do canto como estratégia de aprendizagem. É apresentado todo o processo realizado com 16 alunos, análise e discussão dos resultados obtidos e as reflexões finais.
- Dark Tourism in the land of Sunshine: An intercultural business model for the routes of death and disaster in PortugalPublication . Rodrigues, Ana Cristina Resende; Santos, Clara Maria Laranjeira Sarmento eThe main goal of this dissertation is the creation and subsequent implementation of dark tourism routes in Portugal, following a business model that already exists in other cultures. This typology of tourism is an extension of cultural tourism and is classified by the search for places where once disasters, suffering and death occurred. Thus, concentration camps, inactive prisons, serial killers' homes, cemeteries, and all other places that fit into the patterns of death, tragedy and suffering can be considered dark tourism sites. In Portugal, there are some places associated with the practice of dark tourism, although this type of business is not yet sufficiently explored. Therefore, this dissertation intends to use the country’s heritage, which is one of the levers for promoting tourism and an important factor of development, thus justifying the elaboration of a conceptual map associated with tourism. With the delineation of routes in this dissertation, we intend not only to introduce this market niche in the country, but also to contribute innovatively to the tourist dynamics, in order to blur the existing seasonality, which arises from the demand for sun and sea tourism. With the conception and design of these routes, we intend to make a pioneering contribution to the creation of a platform to promote dark tourism in the country. The creation of a business model and a marketing plan results from the need to assess the viability of the implementation of this project, and to discuss the best strategies for implementing it.
- Adaptação de repertório tradicional açoriano para o ensino do clarinetePublication . Ponte, Valter Alberto Nicolau da; Coimbra, Daniela da Costa; Saiote, António Manuel Correia; Araújo, Anabela; Alves, RicardoO presente Relatório de Estágio Profissional aborda as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no ano letivo de 2019/2020, no âmbito da unidade curricular anual Prática Educativa Supervisionada em Ensino de Instrumento – Clarinete. A procura de adaptações de repertório tradicional açoriano para o Ensino do Clarinete foi um fator motivador para a realização deste Projeto de Investigação, proporcionando uma procura de informação sobre o principal símbolo da música açoriana, nomeadamente, a viola da terra micaelense, bem como uma entrevista ao impulsionador deste instrumento nos últimos anos, o músico Rafael Carvalho. Seguidamente, procedeu-se à recolha e seleção de nove temas de repertório tradicional açoriano, cada um simbolizando uma das ilhas dos Açores, com o intuito de os adaptar deste instrumento de cordas dedilhadas para o clarinete. Alguns destes temas foram registados pela primeira vez para viola e transcritos para clarinete por Antero Ávila, Marco Patrício e Rafael Carvalho, tendo sido testados e trabalhados no clarinete em colaboração com os compositores. Posteriormente, os arranjos foram gravados por mim e com o acompanhamento da viola da terra por Rafael Carvalho, estando disponibilizados na plataforma Youtube. Por fim, foi pedido a três professores de clarinete experientes que avaliassem o resultado desta transformação e aferissem a sua adequação para integrarem o programa de ensino do instrumento. Desta forma, espera-se ter contribuído para a formação de um complemento pedagógico aos modelos de repertório existentes, aliando a História desta região de Portugal aos componentes teórico-práticos introduzidos na lecionação.