Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-18"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Música para cravo de Pieter Bustijn, Quirinus van Blankenburg e Sybrandus van Noordt: contributos para a difusão do barroco holandêsPublication . Sousa, Catarina Isabel Maia; Silva, Pedro Alexandre Sousa eEste projecto tem como objectivo principal contribuir para a difusão de algumas obras dos compositores barrocos holandeses Pieter Bustijn (1649-1729), Quirinus van Blankenburg (1654-1739) e Sybrandus van Noordt (1659-1705), debatendo questões históricas, estilísticas e interpretativas, procedendo também à comparação com alguns compositores seus contemporâneos tais como Johann Sebastian Bach (1685-1750) e Georg Friedrich Händel (1685-1759). As obras destes compositores serão trabalhadas e interpretadas no recital final de mestrado, sendo as seguintes: Suite em lá menor de Pieter Bustijn, Fuga Obligata de Quirinus van Blankenburg e Sonata para cravo solo1 de Sybrandus van Noordt.
- Abordagens pedagógicas no ensino da técnica vocalPublication . Ribeiro, Lúcia Maria da Silva; Ferreira, Magna Margarida Marques da Silva; Fontes, Cecília; Coelho, LilianaEste relatório incide sobre a Prática Pedagógica no Conservatório de Música do Porto e o Projeto de Investigação, que tem como objetivo dar a conhecer as abordagens pedagógicas no ensino da técnica vocal às crianças e aos jovens/adultos. Este consiste num estudo comparativo entre as práticas pedagógicas observadas nas aulas a dois grupos distintos de alunos do Conservatório de Música do Porto. Estes dois grupos distinguem-se pela idade; o primeiro com alunos entre os 12 e os 14 anos e o segundo com alunos entre os 15 e os 23 anos. Das aulas observadas, concluí que não há diferenças entre as abordagens pedagógicas no ensino da técnica vocal às crianças e aos jovens/adultos. O trabalho técnico utilizado pelas duas professoras é o mesmo. De forma mais ou menos rigorosa, as alunas de diferentes idades aprendem a colocação de voz, respiração e articulação. O recurso a metáforas e imagens também é utilizado como ferramenta didática para trabalhar a técnica vocal, pois as professoras acreditam ser a melhor forma de abordar alguns problemas técnicos para chegar melhor ao que é pretendido.
