Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-18"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- L´indispensable op. 40 de Leonard Schulz: o contributo didático de uma obra esquecidaPublication . Nunes, Rui Pedro Namora; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva; Marques, Maria PaulaEste trabalho final de mestrado pretende ser um contributo didático sobre uma série de estudos para guitarra publicada em 1840 pelo compositor Leonard Schulz (1813-1860), e propõe a sua distribuição no reportório dos diferentes graus, de forma progressiva, consoante o seu nível de dificuldade. Este Relatório de Estágio está estruturado em duas partes distintas. Em primeiro lugar descreve e reflete sobre a prática pedagógica supervisionada realizada na Escola de Música Óscar da Silva, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE. Em segundo lugar analisa o contributo didático dos referidos estudos de Leonard Schulz, partindo de uma perspetiva de um projeto de investigação e numa metodologia de estudo comparativo das características técnico-interpretativas das obras; esta análise é precedida por uma biografia do compositor, redigida a partir de uma recolha e estudo aprofundado de fontes primárias, secundárias e artigos de referência. Importa salientar a relevância do emprego destas peças na didática e pedagogia do instrumento guitarra, para o mesmo poder fazer desejavelmente parte de um portfólio de escolhas.
- 14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativaPublication . Ribeiro, Filipe André Barbosa da Costa; Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Ramos, PauloO presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música Óscar da Silva, Matosinhos, na classe do Professor Cooperante Paulo Ramos e também baseado no projecto de investigação que consistiu na entrevista e análise comparativa dos 14 estudos para guitarra do guitarrista e compositor Máximo Diego Pujol. Ao longo deste relatório serão apresentadas informações relevantes sobre a escola onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, as planificações e observações realizadas no contexto dessa mesma Prática e o Projecto de Investigação que aborda os 14 Estudos para Guitarra do compositor Máximo Diego Pujol. Partindo de uma abordagem metodológica de âmbito qualitativo, foi realizada uma entrevista ao compositor, tendo-se procedido a um estudo comparativo, no âmbito das questões técnico-interpretativas colocadas. A realização deste relatório e as aprendizagens e reflexões decorrentes do mesmo revelam-se fundamentais para o desenvolvimento das competências pedagógicas e aquisição de novos conhecimentos e estratégias de ensino a aplicar num futuro próximo.
- Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturaçãoPublication . Moreira, Marta Cristina da Silva; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Resende, EduardoEste trabalho final de mestrado apresenta-se de forma bipartida, na medida em que incide tanto na realização da prática educativa supervisionada, como no desenvolvimento do projeto de investigação acerca da pertinência de uma reestruturação no ensino artístico especializado da Música. Embora independentes entre si, os dois objetos de estudo interligam-se, na medida em que o primeiro elencou o segundo. Ao longo deste trabalho descreveu-se o Conservatório de Música do Porto, instituição que acolheu a realização do estágio, bem como se apresentaram todos os aspetos de natureza pedagógica e organizacional que alicerçaram o mesmo. Na primeira parte deste trabalho podemos encontrar as planificações e descrição dos contextos educativos em que estas foram concretizadas, assim como um relato das aulas observadas e das indicações de melhoria apontadas. Procurou-se orientar a prática educativa em direção ao estudo comparativo a ser desenvolvido posteriormente no projeto de investigação, visando compreender com mais profundidade as estruturas do ensino artístico especializado da Música, e suas diferentes aplicações. Numa segunda parte, procurou-se concretizar um estudo comparativo visando uma compreensão mais fundamentada acerca do percurso desenvolvido pelo ensino artístico especializado da Música e sua estrutura organizacional atual, de modo a diagnosticar eventuais lacunas sistémicas ou discrepâncias na operacionalização dessas mesmas estruturas, consoante englobadas no ensino público ou no ensino particular e cooperativo. Explanada esta problemática, procurou-se ainda refletir sobre as mesmas de forma efetiva, de modo a conseguir fornecer sugestões de melhoria que possam eventualmente contribuir para uma reestruturação de todo o ensino artístico da música.
- A influência da prática de yoga no ensino e aprendizagem do instrumento musicalPublication . Silva, Daniela Filipa Gonçalves da; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Samardjieva, PétiaO presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música ESMAE/ ESE do Politécnico do Porto, e divide-se em três capítulos, pretendendo fundamentalmente refletir sobre o percurso realizado pelo mestrando, ao longo do ano letivo 2016/2017. O primeiro capítulo constitui o Guião de Observação da Prática Musical, abrangendo a contextualização legislativa, a contextualização histórica e o plano educativo da Escola Profissional Artística do Vale do Ave. O segundo capítulo centra-se na Prática Educativa Supervisionada, contemplando a reflexão fundamentada da temática do papel do professor e da sua formação, da caracterização da disciplina e dos alunos intervenientes, conciliando as planificações das aulas lecionadas e os registos das aulas observadas. O terceiro e último capítulo contempla a descrição e a discussão do tema de investigação escolhido, que tem como objetivo problematizar e refletir sobre a influência da prática de yoga no ensino e aprendizagem do instrumento musical, destacando as principais posturas e exercícios respiratórios. Para aferir melhor a influência desta prática, optou-se por um estudo de âmbito qualitativo, tendo sido empregue a técnica de inquérito entrevista. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas a professores de yoga e a professores de instrumento musical de cordas do Ensino Especializado da Música, praticantes de yoga. A conclusão do estudo permite apresentar uma síntese dos resultados essenciais relativos aos benefícios da prática desta técnica, no âmbito do Ensino instrumental.