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- Estudo sobre a percepção do DIY na domóticaPublication . Moreira, Raquel Soares; Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosA evolução do mercado da domótica têm vindo a crescer exponencialmente, por todo o mundo. Contudo, considerando a escassez de informações de hábitos de consumo, tendências e descrição do mercado de domótica em Portugal, torna-se desafiante retratar o valor que este setor representa e como irá evoluir daqui para a frente. O crescimento do mercado deriva de vários fatores, entre os quais se destaca o aparecimento progressivo de novas ofertas de mercado, inovações tecnológicas, rápida evolução da Internet of Things e tendências, como as soluções Do-it-Yourself. Este projeto consiste na análise da perceção face a sistemas DIY de domótica, onde se pretende perceber se as tecnologias domésticas inteligentes são utilizadas e valorizadas, quais os fatores que levam à sua aquisição ou inibição, propósito das mesmas, e por fim, vantagens e desvantagens percecionadas. A análise torna-se real através do instrumento de recolha de dados primários, por questionário, resultando num estudo de carater exploratório. O modelo para avaliar este estudo tem por base os constructos do TAM e de outros modelos. A partir dos resultados obtidos no estudo, procedeu-se à perceção face ao controlo de tecnologias que tornam uma casa inteligente, tal como a sua aquisição e instalação por conta própria, considerando vários fatores inerentes à adesão a este tipo de soluções.
- O papel da infografia multimédia nos jornais online: estudo de casos do Público, Expresso e Jornal de NotíciasPublication . Viana, Márcia Gabriela Quintela; Fernandes, Marta; Quelhas, VítorA presente dissertação tem como objetivo explorar o campo da infografia multimédia presente na imprensa digital. Devido à incorporação de novas tecnologias e de diferentes tendências visuais, verificam-se mudanças substanciais nos modelos consolidados de design de jornais que originaram um crescimento na importância da imagem que o jornal tem na web. Atualmente, um dos principais desafios do jornalismo é a adaptação do conteúdo jornalístico a um panorama tecnológico em constante estado de inovação. Surge então a necessidade de arranjar novas formas de publicar notícias. É aqui que a infografia multimédia ganha relevo, sendo o seu objetivo proporcionar uma nova experiência aos leitores, onde eles próprios podem ter o poder de explorar e/ou interagir com a narrativa. Em suma, o documento procura através do estudo de casos, promover uma análise aos elementos e definições associadas à infografia multimédia, resultando em três modelos de análise e classificação.
- Acolhimento, Integração e socialização: projeto de intervenção em empresa do setor automóvelPublication . Silva, Carla Sofia Azevedo Torrinha da; Meirinhos, Viviana AndradeEste projeto apresenta uma intervenção no âmbito dos processos de acolhimento, integração e socialização, implementada na Entidade Acolhedora do Projeto (EAP), a empresa AptivPort Services S.A. Com o suporte da análise teórica e da análise empírica foi possível desenvolver uma reestruturação sustentada em quatro âmbitos estratégicos, nomeadamente, 1) manual de acolhimento, 2) plano de integração e socialização, 3) reunião de acompanhamento e, 4) sala de acolhimento, visando consequentemente cinco objetivos: 1) assegurar a aprendizagem da identidade atual da empresa e dos seus valores; 2) auxiliar o novo colaborador a adaptar-se à sua função; 3) criação de relações interpessoais; 4) garantir o apoio e suporte ao processo de integração dos novos colaboradores; 5) criar um local exclusivo e adequado para realizar o acolhimento. Definida como finalidade a passagem de 5 novos colaboradores salaried pelas novas medidas do plano de AIS, verificou-se no final que foram 10 os novos colaboradores salaried abrangidos pelas novas medidas implementadas. Ao longo da implementação das novas medidas realizaram-se no total 28 planos de acolhimento, 7 planos de integração e socialização e 10 reuniões de acompanhamento. Após a conclusão da implementação e avaliação de cada âmbito, 5 novos colaboradores salaried foram admitidos na empresa. Estes dados vêm salientar a pertinência deste projeto e a vantagem que a empresa adquiriu com a sua correta implementação.
- Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso BookingPublication . Sofia, Ana Rita Oliveira; Magalhães, José Manuel de OliveiraNo decorrer de vários anos, as empresas sofreram transformações na forma como atuam e divulgam os seus produtos e serviços, quer seja de maneira online e/ou offline. Fruto da evolução, o setor do turismo não ficou de fora, e por consequência viu-se obrigado a adpatar-se aos novos paradigmas, como forma de diferenciar-se e garantir uma vantagem competitiva. Eis que surgem novas plataformas inovadoras, tais como a Booking e o TripAdivsor que agregam vários serviços e que os consumidores turísticos utilizam cada vez mais para planearem e realizarem as suas reservas de alojamentos. Com o aparecimento dessas plataformas e do maior uso por parte dos consumidores, emergiu paralelamente o Consumer Generated Media (CGM), aumentando exponencialmente e exercendo uma grande influência no processo de reserva de um alojamento turístico. A presente investigação passa por investigar os antecedentes que influenciam a confiança online no CGM na plataforma Booking e perceber se essa confiança online no CGM afeta o comportamento do consumidor de viagens da mesma plataforma, fazendo com que este adote as recomendações e pratique o word-of-mouth. Assim sendo, esta assenta numa análise quantitativa por meio de um inquérito por questionário, baseado no modelo denominado de Trust Building Model. Este modelo está dividido em três principais categorias: antecedentes baseados no website, na empresa e no cliente já testado por Filieri, Alguezaui, & McLeay (2015). Concluiu-se que a credibilidade da fonte percebida, a qualidade da informação, qualidade percebida do website, a satisfação do utilizador com experiências anteriores e a experiência e conhecimento do mesmo, são os antecedentes que afetam a confiança online no CGM. Para além destes antecedentes, a adoção das recomendações e o WOM são os consequentes da confiança online no CGM, que afetam o comportamento do consumidor.
- The role of modular graphic identity in rebranding an educational programmePublication . Faria, Carolina Lima de; Fernandes, MartaEste trabalho de projeto propôs-se a lidar com o rebranding do programa Challenge Based Innovation (CBI). Este é um programa educacional para estudantes universitários, onde equipas de estudantes criam projetos inovadores de design. Estes ocorrem em colaboração entre universidades e a Organização Europeia de Investigação Nuclear (CERN), na Suíça. O CBI é um programa especial, não apenas pelo seu objetivo de criar inovação social disruptiva num dos principais centros de investigação do mundo, mas também porque cada universidade que participa no CBI cria a sua versão do programa. Portanto, este não é um programa fechado, mas sim aberto a diferentes currículos e períodos de tempo. Apesar do impacto sobre os participantes e do potencial do programa, este não é tão reconhecido internacionalmente quanto poderia ser, especialmente pela falta de identidade gráfica e consistência da comunicação. Desta forma, este projeto visa fazer o rebranding e redesign da identidade gráfica do CBI, a fim de comunicar melhor os seus objetivos, os resultados dos projetos e o processo de co-criação do programa. Além disso, o objetivo é aumentar a visibilidade do programa no CERN, nas universidades participantes e na comunidade de ensino superior. O projeto envolveu uma longa fase de investigação para compreender o problema e as perspectivas dos participantes no programa. Posteriormente, a componente prática do projeto foi desenvolvido, considerando as necessidades dos participantes do CBI. O resultado é uma marca modular distinta, que representa a abertura do programa e sua conexão com a tecnologia e a sociedade.
- Realidade virtual e realidade aumentada na gestão e desenvolvimento de recursos humanos: potencialidades aplicadas ao mindfulnessPublication . Costa, Daniel Santos; Araújo, Manuel Salvador Gomes deA presente investigação foi desenvolvida no âmbito do projeto “HR Powered by VR1”, tendo como objetivo identificar as potencialidades da Realidade Virtual e Realidade Aumentada na Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, mais especificamente no Mindfulness. Apresenta uma metodologia qualitativa dividida em duas grandes fases: uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), de natureza qualitativo empírica, onde, através da recolha de informação de caracter científico, definimos como objetivo mapear a informação científica no que diz respeito à RV e RA na gestão de recursos humanos e no Mindfulness, e uma segunda fase, a Análise de Conteúdo Online, ao investigar-se a informação disponível online, conhecendo as soluções/desenvolvimentos RV/RA em Mindfulness e mapeando as potencialidades do Mindfulness usando a RV/RA no contexto/âmbito dos RH. Os resultados obtidos evidenciam que na vertente científica, o processo de RH mais estudado é Learning & Development, com uma percentagem de 71.5% na amostra recolhida, sendo que Health & Safety aparece com o valor de 9.5%. Esta última temática aumentou claramente a sua notoriedade e pertinência, visível no crescimento significativo de publicações ao longo dos últimos anos. Das tecnologias em estudo, a RV destaca-se, estando associada ao tratamento de diversos problemas de saúde, como a ansiedade, queimaduras graves ou pânico. Analisando o que já existe no mercado, o destaque relativamente às aplicações vai para: (1) Guided Meditation; (2) Calm e (3) Penn's New Virtual Reality Mindfulness Program, já no que toca aos equipamentos realce para (1) Google Cardboard, o (2) Oculus Rift e o (3) HTC Vive. A principal contribuição da investigação, está na verificação que a prevenção do stress e aumento da sensação de relaxamento pode traduzir-se num maior controlo das emoções, aumentando desta forma a capacidade cognitiva e de concentração, podendo traduzir-se em melhores relações de trabalho e aumento da produtividade.