ESMAE - DM - Ensino de Música
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAE - DM - Ensino de Música by advisor "Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- A canção no feminino: um ponto de partida para a criação de duetos para flauta transversalPublication . Costa, Mariana Rodrigues da; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima; Mota, Joaquina; Botelho, DanielO presente Relatório de Estágio descreve o trabalho realizado ao longo do ano letivo de 2020/2021 na Academia de Música de Castelo de Paiva, no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada. Como parte integrante deste relatório, foi desenvolvido um projeto de investigação que se centrou na criação de duetos para flauta transversal baseados na adaptação de canções para voz e piano de célebres compositoras, nomeadamente Fanny Mendelssohn, Clara Schumann, Cécile Chaminade e Amy Beach. Os duetos criados foram gravados e posteriormente disponibilizados a cinco professores e flautistas de referência nacional, que avaliaram o resultado desta adaptação e aferiram a potencialidade deste material ao nível da sua inclusão no ensino da flauta transversal. O feedback dado pelos professores avaliadores foi bastante positivo, tendo sido realçado o caráter inovador do trabalho, o seu contributo para o repertório flautístico e a pertinência da exploração da relação entre a voz e a flauta. Esta investigação poderá dar voz a um repertório menos reconhecido e, simultaneamente, contribuir para a valorização do papel da figura feminina como compositora.
- Competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partituraPublication . Vilaça, Marta Gonçalves; Perfeito, Paulo Jorge dos Santos; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima; Anjo, Daniela; Silva, Ana Madalena daO presente relatório da Prática Educativa Supervisionada descreve o conjunto de todas as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, ao longo do ano letivo 2022/2023, no âmbito do Mestrado em Ensino da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Escola Superior de Educação, ambas do Porto. Este documento está dividido em três capítulos, sendo que o primeiro incide na caracterização histórica e estrutural da instituição onde o estágio foi realizado, tendo por base os seus documentos estruturantes. No segundo capítulo é descrita toda a prática de ensino supervisionada, breve descrição dos alunos e do processo de ensino-aprendizagem, relatórios de observação e planificações. O último capítulo aborda o projeto de intervenção, que tem como foco as competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura. Partimos de uma inquietação, investigando de que forma o desenvolvimento da educação auditiva poderá enriquecer a formação artística de um instrumentista clássico. No caso do ensino da flauta transversal, pretendemos analisar de que maneiras os alunos poderão desenvolver as suas aptidões técnicas e musicais, ao tocar melodias apenas de ouvido, sem o recurso à partitura. Após uma revisão da literatura, o objetivo será pôr estas ações em prática na sala de aula, refletindo, depois, sobre os resultados obtidos.
- Ensinar na autonomia: promoção da autorregulação no estudo do instrumentoPublication . Tadeu, Francisca Gomes Guedes; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima; Pereira, JoaquimEste relatório representa o trabalho realizado ao longo de um ano de estágio, realizado na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Encontra-se dividido em três partes. A primeira é dedicada à descrição da instituição. A segunda refere-se ao decorrer da Prática de Ensino Supervisionada. Já a terceira e última secção aborda o Projeto de Intervenção relacionado com a Autorregulação no Estudo do Instrumento. Este projeto foi implementado no decorrer do 3º período do ano letivo e consistiu na distribuição de dossiers pelos alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade. Estes foram convidados a preenchê-lo durante os momentos de estudo. O objetivo foi dotar os alunos de ferramentas que permitam, de um modo autónomo, fazer uma melhor gestão do tempo de prática através da definição de objetivos, estratégias e uma autoavaliação sistematizada. Os resultados revelaram-se bastante positivos para os alunos que optaram por participar de um modo mais afincado na experiência. Procurou-se ainda perceber que motivos levaram os restantes alunos a optar pelo não preenchimento das fichas metacognitivas.
- A importância das masterclasses no desenvolvimento artístico – participantes do Porto.Flute festivalPublication . Ferreira, Diogo André Soares; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima; Anjo, DanielaO presente relatório consiste na descrição e reflexão da prática de ensino supervisionada, que decorreu no ano letivo de 2017/2018 no Conservatório de Música do Porto. Este trabalho foi realizado no âmbito da obtenção do Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. O trabalho que se segue está divido em três capítulos. O primeiro capítulo foca-se sobre o funcionamento e a organização do Conservatório de Música do Porto, local onde tive a oportunidade de realizar o meu estágio. O segundo capítulo está mais direcionado para a Prática Educativa Supervisionada e para o funcionamento do ano letivo. Encontram-se ainda disponíveis no segundo capítulo um breve enquadramento dos alunos, descrições das aulas supervisionadas e reflexões sobre as aulas supervisionadas e observadas. No terceiro e último capítulo, encontra-se um estudo realizado sobre a importância da participação em Masterclasses no desenvolvimento artístico. A escolha do tema relaciona-se com o facto de querer obter um melhor entendimento acerca do que ocorre numa masterclasse, se a participação nestas motiva ou não os alunos, e se traz apenas benefícios ou também existem desvantagens ligadas à participação em Masterclasses. A realização deste projeto decorreu durante o Porto. Flute festival e teve o principal foco nos seus participantes.
- A memorização como ferramenta na resolução de problemas técnicos na prática individual na flauta transversal. Formas de motivação para estudo individualPublication . Golegã, Inês Buiza; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima; Pereira, Marco; Marinho, FernandoO projeto aqui apresentado pretende averiguar quais os contributos que a memorização pode ter quando utilizada como ferramenta pedagógica para a superação de dificuldades técnicas na flauta transversal. De facto, a temática da memorização é imensamente abordada e explorada na diversa literatura destinada à execução instrumental. Contudo, a grande maioria dos artigos tem como principal objetivo a otimização da memória na performance instrumental em público. Neste contexto, a memorização surge associada ao benefício do instrumentista se desprender da partitura na procura de uma identidade musical e de uma maior liberdade na performance. Porém, a redação deste projeto visa aprofundar o tema da memorização não pela via do “momento de performance”, mas pela integração da memória no estudo contínuo e diário do aluno para superação das dificuldades técnicas. Busca ainda descobrir que papel pode a memorização de diferentes passagens técnicas ter na motivação do aluno. Neste documento são também apresentados o relatório de estágio e as planificações de aulas elaboradas no âmbito da disciplina “Prática do Ensino Supervisionada”, integrada no plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. O estágio foi realizado no Conservatório de Música do Porto (CMP) sendo composto por aulas individuais de Flauta Transversal e por aulas de classe de conjunto, nomeadamente o Grupo de Música Contemporânea do CMP. Com o intuito de avaliar os contributos da memorização para a evolução técnica instrumental, foi elaborado um questionário em formato digital destinado a estudantes e professores de flauta. Foram também realizadas, como complemento académico e científico, duas entrevistas semiestruturadas a docentes de escolas nacionais, com vista a perceber de que forma a memorização se articula com a prática pedagógica.
- Otimização da leitura no estudo da flauta: estudo de caso com alunos da Academia de Música da Banda Musical de GondomarPublication . Teixeira, Ana Isabel Silva Aranda; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima; Ferreira, CarolinaO presente trabalho trata-se da apresentação do Relatório da Prática Musical Supervisionada, realizada no Fórum Cultural de Gulpilhares, e do Projeto de Intervenção, aplicado na Academia de Música da Banda Musical de Gondomar, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e Escola Superior de Educação. No primeiro e segundo capítulos, será feita uma descrição da escola em questão e uma exposição e organização da Prática Musical Supervisionada, onde constam as observações e planificações realizadas ao longo deste estágio. No terceiro capítulo, é abordado o Projeto de Intervenção, onde será tratada a questão da otimização da leitura no estudo da flauta transversal, onde se propõe, como solução para esta problemática, uma maior cooperação entre as disciplinas de formação musical e de flauta, através de uma aula extra de apoio ao estudo de partituras. Para tal, foi feito um estudo de caso com quatro alunas de flauta do nível de iniciação da Academia de Música da Banda Musical de Gondomar, onde se aplicou esta experiência durante dois meses. Também foram recolhidas outras estratégias possíveis através de um inquérito direcionado a professores de flauta e de formação musical.
- Perspetivas de ensino do flautim: uma abordagem pedagógica para o ensino secundárioPublication . Machado, Ana Sofia Rodrigues; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima; Moreira, Daniel Filipe Pinto; Pereira, Marco; Freire, AnabelaNo âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Escola Superior de Educação, ambas do Instituto Politécnico do Porto, foi elaborado o presente Relatório de Estágio. O documento apresenta a descrição e reflexão acerca do trabalho desenvolvido no ano letivo de 2024/2025. A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada no Conservatório de Música do Porto, com alunos da classe do professor Marco Pereira, e com a professora Anabela Freire em Classe de Conjunto – Música de Câmara. O primeiro e segundo capítulos referem-se à caracterização do Conservatório, à descrição da Prática de Ensino Supervisionada, e caraterização dos envolventes. O terceiro capítulo inclui o Projeto de Investigação, denominado Perspetivas de Ensino do Flautim: Uma Abordagem Pedagógica para o Ensino Secundário, que pretende entender a perspetiva de professores e alunos acerca da importância e necessidade de incluir (ou não) o estudo do flautim nas aulas de flauta transversal do ensino especializado de música, a partir do ensino secundário, e a importância que o domínio da prática do flautim pode ter nos dias de hoje, para uma formação mais completa e adequada às exigências do mercado de trabalho. Para complementar o projeto, inicia-se o desenvolvimento de um método, com exercícios e estudos que apoiem os alunos no seu contacto com o flautim. O estudo pretende responder, por meio de revisão de literatura e da aplicação de dois questionários a alunos, ex-alunos e professores de flauta transversal, às seguintes questões – (1) Qual a perceção de alunos e professores acerca da necessidade de incluir aulas de flautim no Plano Curricular de Flauta transversal do Ensino Especializado de Música? (2) Qual a idade mais indicada para introduzir e aprofundar em aula o estudo do flautim e do seu repertório? (3) De um modo geral, são lecionadas aulas de flautim nas academias e conservatórios, em Portugal? (4) Quais as principais dificuldades e inseguranças dos alunos na prática do flautim? No final abordam-se as conclusões e reflexões finais do estudo, e as suas implicações educacionais e relação com a prática docente.
- A prática coletiva como complemento à aprendizagem do instrumento: ensemble de flautas do Porto.Flute Festival, ensino básico, complementar/superiorPublication . Melo, Patrícia Martins; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima; Anjo, DanielaEste relatório consiste na reflexão e descrição da prática de ensino supervisionada, realizada no Conservatório de Música do Porto, durante o ano letivo de 2017/2018, no âmbito da realização do Mestrado em Ensino da Música, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE). Este trabalho está organizado por três capítulos distintos. No primeiro encontra-se exposto um pouco do trabalho, bem como o funcionamento do Conservatório de Música do Porto enquanto instituição de ensino onde tive a oportunidade de realizar o meu estágio. Já no segundo capítulo, sendo ele direcionado para a prática supervisionada, direciona-se para as reflexões e enquadramentos das aulas observadas e assistidas, ou seja, de todo o processo de estágio ocorrido durante o ano letivo. Por fim, no terceiro e último capítulo, houve um estudo sobre a importância da prática coletiva na aprendizagem do instrumento. A escolha do tema abordado advém de uma ambição pessoal em alcançar um nível de profissionalismo tão bom o quanto possível. Assim considerei que o estágio realizado seria uma mais valia não só para o desenvolvimento dos alunos, com que tive a honra de trabalhar, como também um desenvolvimento pessoal. No entanto, o objetivo passou por comprovar cientificamente a minha ideia pessoal, bem como averiguar quais as vantagens e desvantagens e se realmente seria benéfico para os alunos. A realização deste projeto de intervenção foi focada nos participantes do Porto.Flute Festival.
- A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudoPublication . Cunha, Rui Miguel Vieira Morais da; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima; Van Twillert, Hendrik; Oliveira, RosaO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, e reflete o culminar das aprendizagens adquiridas durante a prática educativa destes últimos dois anos. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro capítulo contém uma caracterização da instituição escolhida para o estágio, o Conservatório de Música do Porto; o segundo capítulo descreve o decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, abordando as aulas observadas e lecionadas; o terceiro e último capítulo consiste no projeto de intervenção, que tem por base o desenvolvimento de hábitos de estudo benéficos para uma prática individual efetiva, centrando-se na organização do estudo, conhecimento de metodologias de estudo e estratégias autorregulatórias. O plano de ação traduziu-se, primeiramente, na entrega de um plano de estudos elaborado por mim, com o objetivo de organizar a prática instrumental dos estudantes, e, posteriormente, no preenchimento por parte dos participantes, de um diário da prática individual, onde descrevem e refletem acerca de cada sessão de estudo. Esta experiência contou com a participação de doze alunos de duas instituições de ensino distintas.
- A substituição da fife pelo flautim como instrumento de iniciação à flauta transversalPublication . Portovedo, Mariana da Silva; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima; Sousa, Herlânder; Silva, SaraO presente Relatório de Estágio é constituído pela descrição do trabalho ao longo do ano letivo 2018/2019 na Academia de Música de Costa Cabral, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada de Instrumento - flauta transversal. Além disto, a minha experiência enquanto docente tem-me levantado dúvidas e desafios aos quais procuro continuamente dar resposta, sendo que, um dos mais frequentes é a adaptação inicial ao instrumento, pela sua natureza pouco ergonómica. Por essa razão, o conteúdo de investigação deste relatório é inspirado nessa problemática e tem como objetivo reunir informação e possíveis soluções a ser aplicadas no futuro. O relatório está dividido em três capítulos. No primeiro é apresentada a Academia de Música de Costa Cabral, assim como caracterizada a sua instituição, a equipa de docentes e não docentes existente, a sua oferta educativa e, especificamente, a disciplina de Flauta Transversal. O segundo capítulo é dedicado à Prática de Ensino Supervisionada, onde além de ser apresentado e contextualizado o meu percurso na academia, se inclui a caracterização do perfil escolar e psicológico dos alunos com quem trabalhei, um exemplo de registo de observação e de lecionação e, para concluir, a devido balanço geral do trabalho realizado ao longo do ano. Por fim, o terceiro capítulo, de natureza teórica, traduz-se num projeto de investigação. Com a realização do mesmo, pretendo propor o flautim como alternativa de instrumento introdutório à flauta transversal já que, como é devidamente fundamentado no capítulo III, as soluções que se põem em prática atualmente não anulam na totalidade os problemas que podem diminuir a qualidade do ensino e aprendizagem da flauta na infância. A metodologia utilizada recai, essencialmente, sobre a reflexão de um trabalho de observação e dos resultados de um inquérito destinado a outros professores, comparando-os e fundamentando-os com a revisão da literatura previamente elaborada.
