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- A simbiose entre a flauta e a voz: proposta interpretativa de obras adaptadas da ópera e do liedPublication . Tadeu, Francisca Gomes Guedes; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro LimaO tema da relação entre a flauta e a voz tem sido amplamente estudado nos últimos anos. Contudo, a aplicação a repertório específico era algo que ainda não tinha sido explorado como tema principal de investigação. Esta monografia é o resultado desta aplicação às obras Fantasie Brillante sur Carmen de François Borne e Introdução e Variações sobre tema de “Trockne Blumen” de Franz Schubert. Ao longo deste trabalho são abordados temas como a homogeneidade do som, a projeção sonora, a respiração, o vibrato e o legato da técnica flautística em comparação com o canto. O texto das obras originais é também estudado com o objetivo de tornar a performance mais informada e concordante com a obra original.
- Contributos para o desenvolvimento musical da independência multi-parcial - proposta de exercícios de coordenação de funções distintas realizadas em simultâneo com o contrabaixoPublication . Calhaz, Miguel Luís da Cunha Reis; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Minnemann, CarlO principal objetivo deste relatório centra-se na reflexão que descreve o período de estágio realizado no Conservatório de Música da JOBRA, enquadrado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música - variante Contrabaixo Jazz da ESMAE/IPP. Este mesmo relatório encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro, contemplando a descrição, caraterização e contextualização da instituição CMJ, bem como do registo de ensino (Curso Profissional); o segundo, dedicado à prática docente desenvolvida, onde constam as planificações, reflexões e registos de observação da atividade letiva; por fim, no terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação: propostas de exercícios para contrabaixo, focados em técnicas de desenvolvimento da independência multi-parcial assente na exploração dos conceitos de coordenação bimanual, adaptação e transferência de linguagem técnica, simultaneidade de funções distintas e polirritmia.
- A prática coletiva como complemento à aprendizagem do instrumento: ensemble de flautas do Porto.Flute Festival, ensino básico, complementar/superiorPublication . Melo, Patrícia Martins; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima; Anjo, DanielaEste relatório consiste na reflexão e descrição da prática de ensino supervisionada, realizada no Conservatório de Música do Porto, durante o ano letivo de 2017/2018, no âmbito da realização do Mestrado em Ensino da Música, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE). Este trabalho está organizado por três capítulos distintos. No primeiro encontra-se exposto um pouco do trabalho, bem como o funcionamento do Conservatório de Música do Porto enquanto instituição de ensino onde tive a oportunidade de realizar o meu estágio. Já no segundo capítulo, sendo ele direcionado para a prática supervisionada, direciona-se para as reflexões e enquadramentos das aulas observadas e assistidas, ou seja, de todo o processo de estágio ocorrido durante o ano letivo. Por fim, no terceiro e último capítulo, houve um estudo sobre a importância da prática coletiva na aprendizagem do instrumento. A escolha do tema abordado advém de uma ambição pessoal em alcançar um nível de profissionalismo tão bom o quanto possível. Assim considerei que o estágio realizado seria uma mais valia não só para o desenvolvimento dos alunos, com que tive a honra de trabalhar, como também um desenvolvimento pessoal. No entanto, o objetivo passou por comprovar cientificamente a minha ideia pessoal, bem como averiguar quais as vantagens e desvantagens e se realmente seria benéfico para os alunos. A realização deste projeto de intervenção foi focada nos participantes do Porto.Flute Festival.
- Estratégia para implementação de uma plataforma de e-commerce no mercado francês: e-Geonext FrancePublication . Nogueira, Evadne Costa dos Santos; Santos, José de Freitas; Ferreira, JoséAtualmente com o aumento da globalização e com a inovação dos modelos de negócio, as empresas têm que se reinventar para conseguirem acompanhar a concorrência. O comércio eletrónico é uma opção que permite trazer inovação ao contexto empresarial tradicional, viabilizando a conquista de diferentes mercados e de novos consumidores. O presente projeto de Mestrado tem como foco a elaboração de uma estratégia para a implementação de uma plataforma de e-commerce em França dentro de um contexto business-to-busines. O problema de investigação vai ao encontro das necessidades da empresa portuguesa Geonext, que desenvolve a sua atividade no setor do material elétrico e iluminação, sendo esta uma opção que potencia o aumento das exportações através do comércio eletrónico. A plataforma para vendas online e-Geonext France surge neste contexto. A experiência do mercado mostra que o número de empresas que integram e-business nos seus modelos de negócio tem vindo a aumentar a nível mundial, embora a opção tradicional do offline continue a ser considerada a mais segura pelos consumidores. De facto, o e-commerce business-to-consumer (B2C) continua a ser mais popular entre os consumidores do que o e-commerce business-to-business (B2B), embora o número de clientes empresariais que compram online tenha vindo a ganhar destaque. O setor do material elétrico e de iluminação em França é competitivo, o que pode trazer oportunidades para novos entrantes com modelos de negócio inovadores.
- Análise musical - proposta de um modelo de integração da análise musical na disciplina de instrumento no ensino básicoPublication . Pinto, César Antero Marinho; Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Machado, JoãoEste trabalho de final de mestrado pretende ser um contributo para a integração da análise musical nas aulas de instrumento no Ensino Básico do Ensino Especializado da Música. O trabalho é constituído por uma proposta de modelo a aplicar durante todo o Ensino Básico (1º ao 5º grau). Este tem como base a interdisciplinaridade entre Formação Musical e a Classe de Instrumento. Todo o conteúdo deste modelo pretende contribuir para uma melhor formação dos alunos na área da análise musical e consequentemente na interpretação de obras musicais e na aplicação da harmonia funcional. Este Relatório de Estágio está dividido em 2 partes. A primeira dedica-se ao estágio realizado no Conservatório de Música do Porto na classe do professor João Machado. Este inclui uma contextualização do Conservatório, um resumo da sua história, a sua oferta educativa, a sua missão, um resumo e uma pequena análise sobre o ensino da guitarra clássica. Além disso, contém uma análise sobre as aulas observadas e lecionadas durante o estágio. A segunda parte contém o modelo descrito anteriormente.
- A criação e a importância narratológica do género em AnimePublication . Rocha, Nuno Filipe Pereira da; Veloso, Maria Manuela RibeiroUm bom genérico desempenha um papel de leitmotif de uma série, transmite aos potenciais espectadores o que tal série representa, entusiasma os fãs para que estes assistam ao episódio e, subconscientemente cria uma imagem mental acerca da série, procurando atender a tais espectativas. O genérico é considerado como sendo uma forma cativante de apresentar os nomes das pessoas envolvidas na criação daquela série ao mesmo tempo que deixa os espectadores entusiasmados por ver o episódio graças a uma música muitas vezes alegre e mexida, pouco ou nada interferindo ou afetando a série em si. Na minha experiência como leitor, espectador e, neste momento, como investigador, neste tipo de entretenimento e em todos os aspetos que são tomados em conta quando uma série é produzida, apercebi-me que o genérico pode de facto afetar de forma positiva ou negativa aquilo que irá ser assistido. De facto, a existência do genérico e até mesmo dos créditos ao final de cada episódio é a de dar a reconhecer o respetivo valor aos membros da equipa responsável pela criação da série, mas a criação de um genérico, em anime, pelo menos, não é feita sem qualquer tipo de cuidado ou plano original. O genérico é trabalhado após a reunião, compilação e adaptação dos ingredientes-chave da narrativa ou de fontes diretamente retiradas do mundo real, o que irá proporcionar a distinção ente um genérico focado na intramedialidade, na intermedialidade ou na mistura dos dois casos. Um genérico deve procurar apoderar-se das vantagens e do cruzamento de forças de expressão proporcionadas pela transmedialidade e pela metanarrativa, como a banda sonora, interpretação vocal, animação ou cinematografia. A mestria na narratologia do genérico não está na organização e compilação dos detalhes, mas sim na procura de uma forma orgânica e natural de transmiti-los ao espectador, sem quebrar a integridade da história narrada ou do mundo em algum ponto do processo.
- Genetic testing for inherited thrombophilia: 20 years of experience in a university and tertiary care centrePublication . Vaz, Cláudia; Bischoff, Francisco; Monteiro, Fátima; Lopes, Manuela; Vasconcelos, Filipe; Bastos, Pedro; Tavares, Gilberto; Ferreira, Marina; Amorim, Ana; Koch, CarmoInherited thrombophilias are a group of clinical conditions in which there is a genetic variant defect associated with a predisposition to thrombosis. Genetic testing for inherited thrombophilias has been used in the diagnosis of specific thrombophila at our centre for the last 20 years, this work will summarize our experience.