Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Rui_Cunha_MEM_2021.pdf2.38 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, e reflete o culminar das aprendizagens adquiridas durante a prática educativa destes últimos dois anos. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro capítulo contém uma caracterização da instituição escolhida para o estágio, o Conservatório de Música do Porto; o segundo capítulo descreve o decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, abordando as aulas observadas e lecionadas; o terceiro e último capítulo consiste no projeto de intervenção, que tem por base o desenvolvimento de hábitos de estudo benéficos para uma prática individual efetiva, centrando-se na organização do estudo, conhecimento de metodologias de estudo e estratégias autorregulatórias. O plano de ação traduziu-se, primeiramente, na entrega de um plano de estudos elaborado por mim, com o objetivo de organizar a prática instrumental dos estudantes, e, posteriormente, no preenchimento por parte dos participantes, de um diário da prática individual, onde descrevem e refletem acerca de cada sessão de estudo. Esta experiência contou com a participação de doze alunos de duas instituições de ensino distintas.
The present work was accomplished within the Master’s in Music Teaching at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto and reflects the culmination of the learning acquired during the educational practice of these last two years. This document is divided into three chapters: the first contains a description of the institution chosen for the internship, the Conservatório de Música do Porto; the second describes the course of Supervised Teaching Practice, addressing the observed and taught classes; the third and last chapter consists of the intervention project, which is based on the development of beneficial study habits for an effective individual practice, focusing on the organization of the study, knowledge of study methodologies and self-regulatory strategies. The action plan was translated, first, in the delivery of a study plan elaborated by me, with the objective of organizing the instrumental practice of the students, and, later, in the filling in by the participants, of an individual practice diary, where they describe and reflect on each study session. This experience had the participation of twelve students from two different educational institutions.

Description

Keywords

Prática efetiva Organização do estudo Autorregulação Metacognição Ensino da música Effective practice Study organization Self-regulation Metacognition Music teaching

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License