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- Avaliação da qualidade de vida e da literacia em doentes oncológicos submetidos a radioterapiaPublication . Silva, Catarina Isabel Areias; Morais, CarmindaA doença oncológica é considerada um problema de saúde pública a nível mundial devido á sua crescente morbilidade e mortalidade no século XXI. Esta doença apresenta, igualmente, um grande impacto social devido aos custos económicos ligados à prevenção, tratamento e reabilitação dos doentes. A avaliação da qualidade de vida (QdV) é considerado um indicador importante na monitorização de sintomatologia, avaliação dos resultados das terapêuticas oncológicas e do nível de bem-estar do doente ao longo dos tratamentos. Similarmente, a literacia em saúde (LS) demonstra ser um instrumento relevante na área da oncologia pois permite verificar as necessidades de informação em saúde que, por vezes, os doentes enfrentam no dia-a-dia. Nesse sentido, a presente investigação tem como objetivo avaliar a QdV e o nível de LS dos doentes oncológicos a realizar tratamento de RT, no distrito do Porto. Para esse efeito, aplicou-se a uma amostra de 84 indivíduos com doença oncológica um questionário de caracterização sociodemográfica e clínica e a versão portuguesa do European Organization for Research and Treatment of Cancer (QLQ C-30), validado por Pais-Ribeiro, Pinto, e Santos, no ano de 2008 e, o instrumento Health Literacy Survey (HLS-EU-PT), validado por Pedro, amaral e Escoval (2016). Os resultados demonstram, em termos sociodemográficos, o predomínio do sexo feminino (59,52%) e uma idade média de 61,18 ± 12,53 anos. Em relação à situação profissional verificamos que cerca de 44,05% encontra-se reformado e 42,85% no ativo. Relativamente à caracterização clínica verificamos que o cancro da mama (40,47%) seguido do cancro da próstata (32,14%) são as patologias mais frequentes na amostra. No que se refere á QdV dos doentes oncológicos a realizar tratamento, a dimensão estado de saúde global apresentou um valor médio de 61,11 ± 23,72. Relativamente às escalas funcionais estas apresentaram valores bastante favoráveis, indicando uma QdV adequada durante o tratamento de radioterapia. Por outro lado, verificamos através da análise da literacia em saúde que a maioria dos indivíduos (58,30%) apresenta uma LS limitada. Verificou-se ainda uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre a QdV e a LS (rs=0,41; p˂0,001) e que os níveis de LS são superiores em pessoas doentes com maior nível de habilitações literárias (F=6,57, p˂0,001). Em suma, as conclusões encontradas sugerem a necessidade de avaliar a QdV pois auxilia na decisão terapêutica, reajustando o tratamento sempre que for necessário, melhorando desta forma a QdV dos doentes ao longo dos tratamentos oncológicos. É, igualmente, importante referir a necessidade de desenvolver estratégias eficazes de literacia em saúde com o intuito de tornar os indivíduos mais proativos em relação à promoção da sua saúde e prevenção da doença.
- Company operating in a B2B market: case study on marketing communicationPublication . Holub, Krystyna; Cerqueira, Carina Raquel OliveiraNo contexto de uma constante mudança e evolução, o marketing sempre foi uma ferramenta fundamental para acompanhar as alterações dos mercados, de forma a promover a adaptação das estratégias às novas condições das empresas. O objetivo deste relatório do estágio é estudar e explorar o tema do mercado Business-to-Business e Business-to-Consumer, comunicações de marketing e a importância da comunicação intercultural nos negócios através da minha experiência adquirida durante o estágio na empresa Snow Factory, SLU. O presente relatório do estágio tem como foco, em primeiro lugar, as especificidades dos mercados empresariais, planeamento de marketing e implementação da estratégia no contexto B2B, visão dos mercados e dos compradores, com base em estudos de diversos autores. Além disso, o estágio demonstra as diferenças entre o marketing B2B e B2C. Em segundo lugar, este relatório revela a função de atendimento ao cliente e as minhas principais responsabilidades durante o estágio. Em terceiro lugar, também será discutido o comportamento de compra da empresa e as potenciais circunstâncias de compra. Por fim, o relatório analisará os fatores interculturais envolvidos numa experiência de estágio, ilustrando conceitos e componentes importantes que contribuem para a definição do conceito. Como vivemos em época de globalização, o público está cada vez mais atento à comunicação intercultural como imprescindível elemento para o sucesso, tanto na vida pessoal como na área profissional. Consequentemente, a comunicação intercultural é mais importante do que nunca para as empresas. Este relatório se concentrará nas atividades desenvolvidas ao longo do estágio de seis meses na Snow Factory Company relativamente ao perfil da organização e a importância do mercado business-to-business e da comunicação intercultural na comunidade global.
- Validation of the Portuguese Version of Community Attitudes towards People with Mental Illness (CAMI)Publication . Lopes, Inês Cardoso Pinto; Marques, António; Almeida, Raquel; Curral, Rosário; Sousa, SaraStigma remains a feature that influences the lifestyle of people with mental illness. Negative attitudes , sterotypes and discrimination are still prevalent in these people`s life. Stigma is considered a public health problem that occurs unconsciously in society, categorizing people. Portugal is the seventh worst country in relation to stigma in Mental Health. There have been few improvements in the reduction of stigma over time and there is a great need to create investigations and validate instruments that measure stigma in the population. This study aims to contribute to adress the gaps in the levelof studies and normative instruments that measure the stigma of the Portuguese population in the face of mental illness. It therefore aims to adapt and validate CAMI culturally and examine its psychometric properties. The 27 item version of CAMI was translated and retroversion, wich was analyzed and evaluated by a panel of experts. A socio-demographic survey and the CAMI participated online, in wich 427 adults representing the Portuguese population in general participated. Finally, the reliability and validity of the instrument were analyzed. There are levels of stigma in the Portuguese populationthat vary according to sociodemographic characterisitics such as gender, age and vontact with mentally ill people. CAMI has positive values of reliability and validity. This study contributed to the achievement and validation of new measures to assess the stigma of the general population related to people with Mental Illness. We must continue to analyze this theme and understand over time the existing levels of stigma, its predominance in society and the possible creation and implementation of new measures that support mental disease literacy and anti-stigma.
- As competências transversais dos profissionais de recursos humanos requeridas em organizações intergovernamentaisPublication . Silva, Marco André Reis; Rodrigues, Ana Cláudia MoreiraAo longo das últimas décadas o conceito de mercado de trabalho tem sofrido grandes desenvolvimento fruto do crescente fenómeno da globalização. Dentro das organizações internacionais, as organizações intergovernamentais (OIG), como entidade empregadora, fazem parte deste mercado, e a sua compreensão no âmbito do recrutamento de diplomados em recursos humanos (RH) pode contribuir significativamente para a empregabilidade dos mesmos. Neste trabalho, identifica-se o perfil de competências, assim como as competências transversais valorizadas por essas organizações para as funções de RH, assim como os perfis valorizados por organização e por função em RH. O mapeamento de competências foi realizado a partir da análise de 2577 ofertas de emprego entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, recolhidas exclusivamente nas plataformas online de cinco as organizaçãoes selecionadas. Dessas, 111 foram incluidas na análise, por reportarem às funções de RH, e após aplicados os critérios de exclusão, foram identificados 33 ofertas, que se constituiram como a amostra de análise. O estudo desenvolvido acerca das OIG consideradas, permitiu identificar um perfil de competências dos profissionais RH que integra doze competências: duas competências transversais e dez competências específicas comuns às organizações estudadas. Este trabalho preenche uma lacuna da literatura, pois não conhecemos trabalhos que analisem competências de RH em OIG e, serve como orientação de carreira para profissionais interessados em trabalhar nestas organizações. São apresentadas as limitações, desafios e sugestões de estudos futuros.
- Caracterização e análise de custos da Disfagia Orafaríngea numa Unidade de Cuidados Continuados de média Duração e ReabilitaçãoPublication . Silva, Marta Cristina Oliveira da; Pimenta, RuiNa saúde, importa responder a necessidades ilimitadas gerindo recursos limitados. Para isso, a Economia da Saúde inclui análises económicas de custos e consequências que estruturam as decisões dos gestores. A Disfagia Orofaríngea (DO) é uma dificuldade na deglutição que afeta a movimentação do bolo alimentar da cavidade oral até ao esófago. É prevalente em múltiplas condições clínicas, provoca malnutrição/desidratação, diminuição da qualidade de vida, Pneumonia por Aspiração (PA), agravamento clínico, morte e custos. O objetivo desta dissertação é analisar a prevalência, caracterização sociodemográfica e clínica, assim como descrever p acréscimo de custos de doentes com DO numa Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação (UCCMDR). Para cumprir os objetivos, realizou-se um estudo de caso descritivo, quantitativo, retrospetivo, transversal e uma análise de descrição do custo da doença. Constatou-se numa prevalência de 43.8% de doentes com DO, com média de idades de 76.2 (DP = 11.2) e baixa escolaridade. 56.14% eram do género masculino, 59.64% tinham Acidente Vascular Cerebral (AVC), 15.79% tiveram PA, 50.87% apresentavam malnutrição, 43.85% necessitavam de sonda Nasogástrica (SNG) e 85.96% tinham origem hospitalar. Identificou-se um aumento de 17.81 dias de internamento e acréscimo monetário total de 87 954,55€. Este estudo evidencia o impacto da DO nas UCCMDR, enriquecendo os estudos nesta área em Portugal.
- Novos modelos de negócio no setor do entretenimento audiovisual: o caso da NetflixPublication . Lopes, Maria Isabel Guerra Silva; Lamas, Marco Aurélio RibeiroO presente trabalho teve como objetivo determinar o impacto dos novos modelos de negócio que têm surgido nos últimos anos no setor do entretenimento audiovisual nos hábitos de consumo da população. A importância da abordagem deste tema deriva das oportunidades que os avanços da tecnologia, nomeadamente a Internet, proporcionaram às empresas do setor. Neste sentido, várias organizações têm desenvolvido modelos de negócio adaptados ao panorama digital. Merecem especial destaque os serviços de Subscription Video-On- Demand que, ao proporcionarem flexibilidade no consumo de conteúdo de entretenimento audiovisual, surgiram para dar resposta a uma sociedade cada vez ativa. No que diz respeito à internacionalização, nos últimos anos cada vez mais empresas têm optado por obter vantagem competitiva ao introduzirem os seus negócios noutros países, tendo-se verificado uma expansão internacional cada vez acelerada por parte dos novos players do mercado. Para concretizar a investigação, foi elaborado um estudo de caso da Netflix, a primeira empresa em todo o mundo a introduzir no mercado o serviço de SVOD. O estudo de caso envolveu uma metodologia de investigação mista, tendo sido utilizados métodos quantitativos e qualitativos para o efeito. Os resultados do estudo revelaram a preferência da população pela Netflix como plataforma de SVOD, e a alteração dos seus hábitos de consumo de conteúdo de entretenimento audiovisual como consequência da introdução destes serviços no mercado.
- A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudoPublication . Cunha, Rui Miguel Vieira Morais da; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima; Van Twillert, Hendrik; Oliveira, RosaO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, e reflete o culminar das aprendizagens adquiridas durante a prática educativa destes últimos dois anos. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro capítulo contém uma caracterização da instituição escolhida para o estágio, o Conservatório de Música do Porto; o segundo capítulo descreve o decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, abordando as aulas observadas e lecionadas; o terceiro e último capítulo consiste no projeto de intervenção, que tem por base o desenvolvimento de hábitos de estudo benéficos para uma prática individual efetiva, centrando-se na organização do estudo, conhecimento de metodologias de estudo e estratégias autorregulatórias. O plano de ação traduziu-se, primeiramente, na entrega de um plano de estudos elaborado por mim, com o objetivo de organizar a prática instrumental dos estudantes, e, posteriormente, no preenchimento por parte dos participantes, de um diário da prática individual, onde descrevem e refletem acerca de cada sessão de estudo. Esta experiência contou com a participação de doze alunos de duas instituições de ensino distintas.
- Relatório de estágio: gestão e desenvolvimento de pessoasPublication . Santos, Cristina Elisabete Morais Moura; Patrício, Manuela Maria Ribeiro da SilvaO presente relatório tem como objetivo central descrever de forma pormenorizada todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio curricular realizado no âmbito do segundo ano do mestrado de Gestão das Organizações – ramo Gestão de Empresas, na empresa Grupo Ramos Ferreira Engenharia, no período correspondente entre 21 de Outubro de 2019 a 24 de Fevereiro de 2020. Integrado no departamento de Marketing, Qualidade e Pessoas, mais precisamente no subdepartamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, a realização do estágio teve como missão central, operacionalizar em todas as linhas de atuação inerentes a este subdepartamento e demais áreas afins. As organizações são continuamente influenciadas por fortes pressões de competitividade, inerentes das constantes mudanças a vários níveis que ocorrem no mercado em que se inserem. Neste sentido, as pessoas que as integram constituem-se como o seu principal recurso na manutenção do sucesso estratégico, privilegiando-se cada vez mais a existência de profissionais talentosos e conhecedores. Assim sendo, a Gestão de Recursos Humanos possui um papel preponderante na definição e implementação de estratégias que visam um conjunto de práticas essenciais a uma adequada gestão e desenvolvimento dos colaboradores de uma organização, de forma alinhada com a estratégia organizacional, para o cumprimento dos objetivos, assim como para a garantia e manutenção de relações interpessoais positivas em contextos laborais, sendo as mesmas reguladas por um conjunto de normas jurídicas. A realização do presente relatório permitiu fundamentar a aprendizagem adquirida ao longo do mestrado com a adquirida e aprofundada em contexto laboral, possibilitando a concretização do estágio curricular realizado, um primeiro contacto com a realidade laboral de áreas integrantes do mestrado e uma aplicação e aquisição prática de conhecimentos, experiência e ferramentas essenciais ao mercado de trabalho.
- O efeito dos elementos da publicidade Storytelling no Engagement dos consumidores de produtos no YouTubePublication . Valente, Leonor Burnay Summavielle Allen; Santos, José de FreitasA publicidade em formato storytelling é uma estratégia de marketing de conteúdo que tem como objetivo promover as marcas de uma forma mais persuasiva do que invasiva e, ao mesmo tempo, criar relações estreitas e de longa duração com os consumidores através do seu envolvimento emocional e afetivo. Compreender o impacto do storytelling no engagement do consumidor é importante para as marcas, os profissionais de marketing digital e os investigadores que estudam a publicidade. Esta investigação visa compreender quais as componentes do storytelling que influenciam as diversas dimensões do engagement do consumidor. Para responder aos objetivos deste estudo procedeu-se a uma análise de conteúdo aos comentários dos internautas a alguns anúncios da marca Nike publicados no canal desta marca no YouTube. Com base num modelo teórico que relaciona as variáveis relativas às histórias (enredo, personagens, verosimilhança), o engagement dos internautas (comportamental, emocional, cognitivo) e o resultado gerado pelos anúncios (comentários, visualizações, gosto, não gosto) foi possível demonstrar que existe uma interação entre os elementos incluídos nas histórias e o engagement que proporcionam às marcas. De facto, os resultados sugerem que o enredo é o elemento da história que mais incentiva os espectadores a comentar as publicações, seguindo-se as personagens e a verosimilhança. No que se refere ao engagement os comentários feitos pelos internautas destacam a vertente comportamental, seguindo-se a cognitiva que apenas lidera num dos anúncios em estudo e, em último lugar, a dimensão emocional.
- Felicidade no trabalho em pequenas e médias empresas do setor do calçadoPublication . Bastos, Andreia Palmira da Costa Pina de; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro daO contexto organizacional em que as empresas se encontram inseridas é, cada vez mais, alvo de constante mudança e alteração, tendo em conta a necessidade de adaptação aos mercados cada vez mais competitivos em que as mesmas atuam. O conceito de felicidade no trabalho tem sido alvo de inúmeros estudos, na medida em que se pretende perceber qual a sua relevância nas organizações. Desta forma, o presente estudo pretende perceber se este construto se encontra relacionado com a motivação do colaborador e se os níveis de felicidade no trabalho variam de acordo com o sexo e com a antiguidade do mesmo. Os dados foram obtidos através de um questionário, entregue em pequenas e médias empresas do setor do calçado, utilizando o método de amostragem por conveniência, onde se obteve uma amostra de 100 pessoas. De acordo com os resultados quantitativos obtidos foi possível perceber que a felicidade no trabalho está correlacionada com a motivação do colaborador, sendo que o sexo influencia significativamente os níveis de felicidade no trabalho. No entanto, a variável felicidade no trabalho não varia de acordo com a antiguidade do colaborador.