Repository logo
 
Publication

A prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudo

dc.contributor.advisorAlves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima
dc.contributor.advisorVan Twillert, Hendrik
dc.contributor.advisorOliveira, Rosa
dc.contributor.authorCunha, Rui Miguel Vieira Morais da
dc.date.accessioned2021-02-15T16:01:32Z
dc.date.available2021-02-15T16:01:32Z
dc.date.issued2021-01-28
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, e reflete o culminar das aprendizagens adquiridas durante a prática educativa destes últimos dois anos. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro capítulo contém uma caracterização da instituição escolhida para o estágio, o Conservatório de Música do Porto; o segundo capítulo descreve o decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, abordando as aulas observadas e lecionadas; o terceiro e último capítulo consiste no projeto de intervenção, que tem por base o desenvolvimento de hábitos de estudo benéficos para uma prática individual efetiva, centrando-se na organização do estudo, conhecimento de metodologias de estudo e estratégias autorregulatórias. O plano de ação traduziu-se, primeiramente, na entrega de um plano de estudos elaborado por mim, com o objetivo de organizar a prática instrumental dos estudantes, e, posteriormente, no preenchimento por parte dos participantes, de um diário da prática individual, onde descrevem e refletem acerca de cada sessão de estudo. Esta experiência contou com a participação de doze alunos de duas instituições de ensino distintas.pt_PT
dc.description.abstractThe present work was accomplished within the Master’s in Music Teaching at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto and reflects the culmination of the learning acquired during the educational practice of these last two years. This document is divided into three chapters: the first contains a description of the institution chosen for the internship, the Conservatório de Música do Porto; the second describes the course of Supervised Teaching Practice, addressing the observed and taught classes; the third and last chapter consists of the intervention project, which is based on the development of beneficial study habits for an effective individual practice, focusing on the organization of the study, knowledge of study methodologies and self-regulatory strategies. The action plan was translated, first, in the delivery of a study plan elaborated by me, with the objective of organizing the instrumental practice of the students, and, later, in the filling in by the participants, of an individual practice diary, where they describe and reflect on each study session. This experience had the participation of twelve students from two different educational institutions.pt_PT
dc.identifier.tid202635236pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16992
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática efetivapt_PT
dc.subjectOrganização do estudopt_PT
dc.subjectAutorregulaçãopt_PT
dc.subjectMetacogniçãopt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectEffective practicept_PT
dc.subjectStudy organizationpt_PT
dc.subjectSelf-regulationpt_PT
dc.subjectMetacognitionpt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.titleA prática efetiva: desenvolvimento de estratégias que potenciem bons hábitos de estudopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameProjeto apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Música – Ensino da música, especialização em Saxofonept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Rui_Cunha_MEM_2021.pdf
Size:
2.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: