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- A importância das masterclasses no desenvolvimento artístico – participantes do Porto.Flute festivalPublication . Ferreira, Diogo André Soares; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima; Anjo, DanielaO presente relatório consiste na descrição e reflexão da prática de ensino supervisionada, que decorreu no ano letivo de 2017/2018 no Conservatório de Música do Porto. Este trabalho foi realizado no âmbito da obtenção do Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. O trabalho que se segue está divido em três capítulos. O primeiro capítulo foca-se sobre o funcionamento e a organização do Conservatório de Música do Porto, local onde tive a oportunidade de realizar o meu estágio. O segundo capítulo está mais direcionado para a Prática Educativa Supervisionada e para o funcionamento do ano letivo. Encontram-se ainda disponíveis no segundo capítulo um breve enquadramento dos alunos, descrições das aulas supervisionadas e reflexões sobre as aulas supervisionadas e observadas. No terceiro e último capítulo, encontra-se um estudo realizado sobre a importância da participação em Masterclasses no desenvolvimento artístico. A escolha do tema relaciona-se com o facto de querer obter um melhor entendimento acerca do que ocorre numa masterclasse, se a participação nestas motiva ou não os alunos, e se traz apenas benefícios ou também existem desvantagens ligadas à participação em Masterclasses. A realização deste projeto decorreu durante o Porto. Flute festival e teve o principal foco nos seus participantes.
- Consciência corporal na música: breve abordagem sobre a sua importância no ensino do cravoPublication . Sousa, Catarina Isabel Maia; Castro, Ana Mafalda de Brito e Cunha Leite de; Pupo Avila, YenisA presente dissertação surge no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado em Ensino da Música especialização Cravo que foi efectuada no ano lectivo 2017/2018 na Escola de Música da Póvoa de Varzim. Encontra-se dividida em três capítulos: o primeiro intitulado “Guião de Observação da Prática Musical” onde sumariamente se aborda a história da instituição, oferta formativa, objectivos, protocolos, membros da direcção, docentes, disciplinas, audições e masterclasses, bem como a descrição da sala de cravo, classe de cravo e critérios de selecção e ainda uma pequena descrição dos alunos do estágio; o segundo capítulo intitulado “Prática de Ensino Supervisionada” onde se planifica e apresenta o ano lectivo, um cronograma, as aulas observadas, os conteúdos desenvolvidos, as planificações, as aulas assistidas, o Intercâmbio entre as classes de cravo da Escola de Música da Póvoa de Varzim e o Conservatório do Porto e uma reflexão crítica das diferenças de currículo entre as escolas bem como tópicos importantes e reflexões críticas das observações realizadas durante o estágio e o mestrado, finalizando esta secção com algumas sugestões de estratégias de estudo; por fim, o último capítulo intitulado “Projecto de Intervenção – Consciência Corporal” onde se fará uma identificação da problemática, objectivos, fundamentação teórica falando da consciência corporal na música, em técnicas, nomeadamente a Alexander, sugerindo-se a partir de tudo isto estratégias de acção como por exemplo alguns exercícios de alongamento e pequenos exercícios e sugestões para cravistas baseados na componente prática das observações do estágio e de duas actividades desenvolvidas pela professora Ana Mafalda Castro: a IV Academia Júnior de Música Barroca e uma Masterclasse de Consciência Corporal desenvolvido na escola de estágio. A partir da análise e reflexão de todo este capítulo, surgem resultados e conclusões.
- Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussãoPublication . Casaleiro, Ricardo José da Silva Correia; Campos, Manuel António Veríssimo de; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Dias, AndréCom o presente projeto de investigação propõe-se desenvolver metodologias para o ensino musical do ensino da percussão. Partindo de uma metodologia de investigação/ação foram realizados quatro inquéritos aos alunos de ensino básico, do 1º ao 5º grau, sobre a aplicação do processo imaginativo como método de estudo instrumental. Após a análise qualitativa de dados, demonstrou-se que o estudo imaginário é uma valiosa ferramenta para a otimização do estudo individual. Apresentam-se também sugestões para a futura aplicação dos resultados obtidos que demonstraram ser proveitosos para alunos. As metodologias estudadas permitem a melhoria de gestão de tempo de estudo e assimilação mais rápida dos suportes pedagógicos. Além da recolha e análise de dados obtidos no projeto de investigação, está descrito, neste relatório de estágio, uma reflexão sobre a minha prática educativa realizada na escola Academia de Música de Costa Cabral. Neste trabalho apresenta-se esta academia, incluindo partes do seu plano educativo que foram relevantes para as boas práticas pedagógicas, tais como as planificações e o registo das aulas supervisionadas.
- 5 arrangiamenti di concerti di Vivaldi per quintetto di clarinetti: Concerti n. 1 e 2 Op. 10, n. 7 e 12 Op. 8 e n. 8 Op. 3Publication . Cortini, Silvia; Silva, Pedro Alexandre Sousa eQuesto lavoro analizza la relazione tra il clarinetto e la musica di Antonio Vivaldi attraverso gli arrangiamenti di cinque concerti del compositore. Nel primo capitolo viene fatta una contestualizzazione del ruolo del clarinetto, sia in chiave storica che musicale, e della sua relazione con Vivaldi e il repertorio barocco. Il secondo capitolo ha carattere storico, e descrive la vita e le opere del compositore, ed il periodo barocco in musica. Il terzo capitolo è dedicato all’analisi dei concerti scelti per fare gli arrangiamenti: concerti n. 1 e 2 Op. 10, concerti n. 7 e 12 Op. 8 e concerto n. 8 Op. 3. Il quarto capitolo spiega nel dettaglio il processo di stesura degli arrangiamenti. In allegato si trovano le partire dei concerti arrangiati.
- A canção tradicional portuguesa no ensino básico do cantoPublication . Lacerda, André Nuno Almeida; Salgado, António Gabriel Castro Correia; Henriques, EmanuelO presente documento consiste no relatório final da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionado, inserida no Mestrado em Ensino da Música – variante Canto, da ESMAE/ESE. Este documento está dividido em três capítulos: guião de observação, relatório de estágio e projeto de investigação. No primeiro capítulo é apresentada a instituição onde foi realizado o estágio pedagógico inserido no Mestrado em Ensino da Música. É retratada a instituição acolhedora - Conservatório de Música do Porto - explicada a sua história, importância cultural e são apontados os seus documentos orientadores: projeto educativo, regulamento interno e programa da disciplina de canto. No segundo capítulo é descrito o percurso efetuado enquanto estagiário ao longo do ano letivo 2017/18, descrevendo as planificações efetuadas, observações das aulas lecionadas, atividades dinamizadas pela classe de canto, principais obstáculos e conclusões obtidas. Com o projeto de investigação pretende-se apresentar uma reflexão sobre a utilização da canção tradicional portuguesa no ensino básico do canto e faz-se uma seleção destas canções com interesse pedagógico relevante. Recorrendo à bibliografia existente, é analisada a importância e o contributo pedagógico que a utilização deste repertório poderá promover na aquisição e desenvolvimento das competências musicais dos alunos da disciplina de canto do ensino básico.