Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A canção tradicional portuguesa no ensino básico do canto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Andre_Lacerda_MEM_2018.pdf3.76 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente documento consiste no relatório final da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionado, inserida no Mestrado em Ensino da Música – variante Canto, da ESMAE/ESE. Este documento está dividido em três capítulos: guião de observação, relatório de estágio e projeto de investigação. No primeiro capítulo é apresentada a instituição onde foi realizado o estágio pedagógico inserido no Mestrado em Ensino da Música. É retratada a instituição acolhedora - Conservatório de Música do Porto - explicada a sua história, importância cultural e são apontados os seus documentos orientadores: projeto educativo, regulamento interno e programa da disciplina de canto. No segundo capítulo é descrito o percurso efetuado enquanto estagiário ao longo do ano letivo 2017/18, descrevendo as planificações efetuadas, observações das aulas lecionadas, atividades dinamizadas pela classe de canto, principais obstáculos e conclusões obtidas. Com o projeto de investigação pretende-se apresentar uma reflexão sobre a utilização da canção tradicional portuguesa no ensino básico do canto e faz-se uma seleção destas canções com interesse pedagógico relevante. Recorrendo à bibliografia existente, é analisada a importância e o contributo pedagógico que a utilização deste repertório poderá promover na aquisição e desenvolvimento das competências musicais dos alunos da disciplina de canto do ensino básico.
This document consists of the final report of the subject Supervised Teaching Practice, inserted in the Master's Degree in Music Teaching - Singing, from ESMAE / ESE. This document is divided in three chapters: observation script, internship report and research project. In the first chapter is presented the institution where the pedagogical stage inserted in the Master's Degree in Music Teaching was performed. Is presented the institution where the intership happened - Conservatório de Música do Porto – its history, cultural importance and its guiding documents are pointed out: educational project, internal regulations and singing discipline program. The second chapter describes the intership year, during 2017/18, the planning, observations of lessons, activities dynamized by the singing class, main obstacles and conclusions obtained. The research project intends to present a reflection about the use of the traditional portuguese song in the basic teaching of singing and a selection of these songs with relevant pedagogical interest is made. Using the existing bibliography, we analyze the importance and the pedagogical contribution that the use of this repertoire can promote in the acquisition and development of the musical skills of singing students in basic education.

Description

Keywords

Canto Ensino básico Canção tradicional portuguesa Repertório em língua portuguesa Singing Basic education Traditional portuguese songs Portuguese repertoire

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License