Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ricardo_Casaleiro_MEM_2018.pdf4.54 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Com o presente projeto de investigação propõe-se desenvolver metodologias para o ensino musical do ensino da percussão. Partindo de uma metodologia de investigação/ação foram realizados quatro inquéritos aos alunos de ensino básico, do 1º ao 5º grau, sobre a aplicação do processo imaginativo como método de estudo instrumental. Após a análise qualitativa de dados, demonstrou-se que o estudo imaginário é uma valiosa ferramenta para a otimização do estudo individual. Apresentam-se também sugestões para a futura aplicação dos resultados obtidos que demonstraram ser proveitosos para alunos. As metodologias estudadas permitem a melhoria de gestão de tempo de estudo e assimilação mais rápida dos suportes pedagógicos. Além da recolha e análise de dados obtidos no projeto de investigação, está descrito, neste relatório de estágio, uma reflexão sobre a minha prática educativa realizada na escola Academia de Música de Costa Cabral. Neste trabalho apresenta-se esta academia, incluindo partes do seu plano educativo que foram relevantes para as boas práticas pedagógicas, tais como as planificações e o registo das aulas supervisionadas.
This research project aims to develop musical teaching methodologies for percussion. Based on an investigation/action methodology, four surveys were applied to elementary students from 1st to 5th grade on the application of the imagery process as a method of instrumental study. After the qualitative data analysis, it was concluded that the imagery study proved to be useful for the optimization of the individual study. Future applications are also suggested, which may be useful to students as methodologies to improve the time optimization and faster assimilation during study. In addition to collecting and analyzing the data obtained in the research project, this report describes a reflection on my educational practice at the Academia de Música de Costa Cabral. This work presents this academy, including parts of its educational plan that were relevant to good pedagogical practices, such as the planning and registration of supervised classes.

Description

Keywords

Estudo imaginário Guião do processo imaginativo Ensino básico de música Modelo PETTLEP Metodologias Imagery study Imagery script Elementary music teaching PETTLEP model Methodologies

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License