Repository logo
 
Publication

Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão

dc.contributor.advisorCampos, Manuel António Veríssimo de
dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorDias, André
dc.contributor.authorCasaleiro, Ricardo José da Silva Correia
dc.date.accessioned2018-11-27T18:35:41Z
dc.date.available2018-11-27T18:35:41Z
dc.date.issued2018-11-14
dc.description.abstractCom o presente projeto de investigação propõe-se desenvolver metodologias para o ensino musical do ensino da percussão. Partindo de uma metodologia de investigação/ação foram realizados quatro inquéritos aos alunos de ensino básico, do 1º ao 5º grau, sobre a aplicação do processo imaginativo como método de estudo instrumental. Após a análise qualitativa de dados, demonstrou-se que o estudo imaginário é uma valiosa ferramenta para a otimização do estudo individual. Apresentam-se também sugestões para a futura aplicação dos resultados obtidos que demonstraram ser proveitosos para alunos. As metodologias estudadas permitem a melhoria de gestão de tempo de estudo e assimilação mais rápida dos suportes pedagógicos. Além da recolha e análise de dados obtidos no projeto de investigação, está descrito, neste relatório de estágio, uma reflexão sobre a minha prática educativa realizada na escola Academia de Música de Costa Cabral. Neste trabalho apresenta-se esta academia, incluindo partes do seu plano educativo que foram relevantes para as boas práticas pedagógicas, tais como as planificações e o registo das aulas supervisionadas.pt_PT
dc.description.abstractThis research project aims to develop musical teaching methodologies for percussion. Based on an investigation/action methodology, four surveys were applied to elementary students from 1st to 5th grade on the application of the imagery process as a method of instrumental study. After the qualitative data analysis, it was concluded that the imagery study proved to be useful for the optimization of the individual study. Future applications are also suggested, which may be useful to students as methodologies to improve the time optimization and faster assimilation during study. In addition to collecting and analyzing the data obtained in the research project, this report describes a reflection on my educational practice at the Academia de Música de Costa Cabral. This work presents this academy, including parts of its educational plan that were relevant to good pedagogical practices, such as the planning and registration of supervised classes.pt_PT
dc.identifier.tid202029441pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12293
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstudo imagináriopt_PT
dc.subjectGuião do processo imaginativopt_PT
dc.subjectEnsino básico de músicapt_PT
dc.subjectModelo PETTLEPpt_PT
dc.subjectMetodologiaspt_PT
dc.subjectImagery studypt_PT
dc.subjectImagery scriptpt_PT
dc.subjectElementary music teachingpt_PT
dc.subjectPETTLEP modelpt_PT
dc.subjectMethodologiespt_PT
dc.titleMetodologias para o estudo musical no ensino básico da percussãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, Percussãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ricardo_Casaleiro_MEM_2018.pdf
Size:
4.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: