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- A criação de play-along para a promoção do estudo individual do repertório da disciplina de ensemble de clarinetesPublication . Vieira, Mariana Esteves; Pinto, Ana Catarina Lopes; Saiote, António Manuel Correia; Neves, Sérgio SilvaO presente relatório de estágio descreve o trabalho de ensino-aprendizagem realizado com os alunos de clarinete do Conservatório de Música e Artes do Dão - CMAD, no âmbito do mestrado em Ensino de Música, variante clarinete da ESMAE/ESE – IPP. O estágio permitiu o acompanhamento de aulas individuais de clarinete de alunos do Curso Básico e Secundário, bem como de aulas de classe de conjunto – ensemble de clarinetes. Como parte integrante deste relatório, foi desenvolvido um projeto de investigação concretizado num estudo de caso que envolveu 16 alunos do Conservatório de Música e Artes do Dão - CMAD. O presente estudo teve como principal objetivo o de compreender se a criação e disponibilização de play-along do repertório da disciplina de Ensemble de Clarinetes poderia promover e estimular o estudo individual dos alunos que frequentam esta disciplina. Através dos play-along específicos disponibilizados aos alunos e através da implementação de um questionário, foi possível concluir-se que a utilização desta ferramenta foi benéfica em vários domínios da aprendizagem musical, de que são exemplo: a aprendizagem do ritmo, a aprendizagem das notas, a afinação, as dinâmicas, a articulação, a estabilização da pulsação e as noções e perceção individual de cada voz e das obras em geral. Houve ainda melhorias sentidas ao nível da confiança, motivação, velocidade de aprendizagem, concentração e diversificação do estudo dos alunos envolvidos.
- A Digital transformation model for cooperatives of servicesPublication . Couto, Fábio André Pereira; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de; Malta, Mariana CuradoAs Transformações Digitais são iniciativas que, com a pandemia da COVID-19, se tornaram ainda mais importantes para a competitividade das organizações. No entanto, estas iniciativas têm uma elevada taxa de insucesso, pois são processos complexos que exigem um planeamento e uma implementação cuidadosa e rigorosa. O principal objectivo desta dissertação é adaptar um binómio DTM (Digital Transformation Model)-DMM (Digital Maturity Model) às características das cooperativas de serviços. Para este objetivo, realizamos revisões sistemáticas de literatura de modo a identificar os DTMs e DMMs existentes. Os modelos são analisados e comparados (7 DTM e 20 DMM), e os mais completos são seleccionados. Em seguida, propomos vários pares DTM-DMM de entre os modelos mais completos, com base em características como a dimensão e o sector das organizações. Tendo em conta as cooperativas de serviços e as suas especificidades, seleccionamos o par considerado mais adequado para servir de base ao trabalho de adaptação. Esta adaptação é efetuada através da consulta da literatura e de especialistas em cooperativas, de modo a abranger as idiossincrasias deste tipo de organizações. Os resultados desta investigação têm implicações para a preparação e implementação de iniciativas de Transformação Digital no contexto das cooperativas de serviços. Os resultados apresentam duas ferramentas (DTM e DMM) adaptadas a este tipo de organização e que podem ser utilizadas numa abordagem combinada para o planeamento e a implementação de processos de TD rigorosos. Este têm o potencial de aumentar as taxas de sucesso da TD e, por conseguinte, melhorar a competitividade das cooperativas de serviços
- Characterization of education, technical practices and attitudes of Portuguese pharmacy technicians towards manipulation of cytotoxic drugsPublication . Campos, Daniela; Silva, Inês; Rego, Mariana; Correia, Patrícia; Moreira, FernandoPharmacy professionals that manipulate cytotoxic drugs need to undergo educational programs, adopt the most convenient practices, and use appropriate equipment to avoid, as far as possible, occupational exposure to cytotoxic drugs. The main goal of this work is to characterize the education, technical practices, and attitudes towards cytotoxic drugs, of Portuguese pharmacy technicians. A questionnaire comprising eleven questions deemed pertinent was elaborated and subsequently validated by a pilot test. The anonymous, web-based survey was conducted between December 2022 and January 2023, by graduated pharmacy technicians that had manipulated cytotoxic drugs between 2017 and 2022. A total of 77 pharmacy technicians responded to the survey. Although sixty-six pharmacy technicians (86%) had been trained before beginning to manipulate cytotoxic drugs, the promotion of regular post-admission training by the institutions is sparse – only assumed by 53% of the pharmacy technicians (n=41). All participants reported using gloves and gown during manipulation and the use of double gloves was common (99%; n=76). Compliances with the recommended limit time for uninterrupted manipulation activity (82%; n=63) and systematic double-checking (86%; n=66) were high, but the regular use of sterile gauze around syringe connection sites 58% (n=45), was less frequent. None of the surveyed pharmacy technicians used closed-system transfer devices (CSTD) and 41 (53%) of those who used spikes did not thoughtfully use these devices. The implementation of regular training programs in manipulating cytotoxic drugs should be fostered, to promote the more judicious use of engineering controls and transversal adoption of the safest technical practices.
- Competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partituraPublication . Vilaça, Marta Gonçalves; Perfeito, Paulo Jorge dos Santos; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima; Anjo, Daniela; Silva, Ana Madalena daO presente relatório da Prática Educativa Supervisionada descreve o conjunto de todas as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, ao longo do ano letivo 2022/2023, no âmbito do Mestrado em Ensino da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Escola Superior de Educação, ambas do Porto. Este documento está dividido em três capítulos, sendo que o primeiro incide na caracterização histórica e estrutural da instituição onde o estágio foi realizado, tendo por base os seus documentos estruturantes. No segundo capítulo é descrita toda a prática de ensino supervisionada, breve descrição dos alunos e do processo de ensino-aprendizagem, relatórios de observação e planificações. O último capítulo aborda o projeto de intervenção, que tem como foco as competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura. Partimos de uma inquietação, investigando de que forma o desenvolvimento da educação auditiva poderá enriquecer a formação artística de um instrumentista clássico. No caso do ensino da flauta transversal, pretendemos analisar de que maneiras os alunos poderão desenvolver as suas aptidões técnicas e musicais, ao tocar melodias apenas de ouvido, sem o recurso à partitura. Após uma revisão da literatura, o objetivo será pôr estas ações em prática na sala de aula, refletindo, depois, sobre os resultados obtidos.