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Ensinar na autonomia: promoção da autorregulação no estudo do instrumento

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Este relatório representa o trabalho realizado ao longo de um ano de estágio, realizado na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Encontra-se dividido em três partes. A primeira é dedicada à descrição da instituição. A segunda refere-se ao decorrer da Prática de Ensino Supervisionada. Já a terceira e última secção aborda o Projeto de Intervenção relacionado com a Autorregulação no Estudo do Instrumento. Este projeto foi implementado no decorrer do 3º período do ano letivo e consistiu na distribuição de dossiers pelos alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade. Estes foram convidados a preenchê-lo durante os momentos de estudo. O objetivo foi dotar os alunos de ferramentas que permitam, de um modo autónomo, fazer uma melhor gestão do tempo de prática através da definição de objetivos, estratégias e uma autoavaliação sistematizada. Os resultados revelaram-se bastante positivos para os alunos que optaram por participar de um modo mais afincado na experiência. Procurou-se ainda perceber que motivos levaram os restantes alunos a optar pelo não preenchimento das fichas metacognitivas.
This report represents the work accomplished during a year of internship, held at the Academia de Música Vilar do Paraíso. It is divided into three parts. The first one is a description of the institution itself. The second one refers to the Supervised Teaching Practice. The third and last section refers to the Intervention Project related to Self regulation in the Instrumental Practice. This project was implemented during the 3rd term of the year and consisted in the delivery of dossiers to students from the 7th to the 9th grade which were then asked to be filled in during their instrumental practice. The goal was to provide the students tools that allow them to better manage their practice time through the denomination of goals, strategies and a systematic self-evaluation. The results were very positive for students who chose to participate more deeply in the experience. It was also investigated which motives lead the other students to choose not to complete the metacognitive forms.

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Autonomia Autorregulação Estudo Instrumento Prática deliberada Prática formal Metacognição Autonomy Self-efficacy Practice Musical instrument Deliberate practice Formal practice Metacognition

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