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- Perspetivas de ensino do flautim: uma abordagem pedagógica para o ensino secundárioPublication . Machado, Ana Sofia Rodrigues; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima; Moreira, Daniel Filipe Pinto; Pereira, Marco; Freire, AnabelaNo âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Escola Superior de Educação, ambas do Instituto Politécnico do Porto, foi elaborado o presente Relatório de Estágio. O documento apresenta a descrição e reflexão acerca do trabalho desenvolvido no ano letivo de 2024/2025. A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada no Conservatório de Música do Porto, com alunos da classe do professor Marco Pereira, e com a professora Anabela Freire em Classe de Conjunto – Música de Câmara. O primeiro e segundo capítulos referem-se à caracterização do Conservatório, à descrição da Prática de Ensino Supervisionada, e caraterização dos envolventes. O terceiro capítulo inclui o Projeto de Investigação, denominado Perspetivas de Ensino do Flautim: Uma Abordagem Pedagógica para o Ensino Secundário, que pretende entender a perspetiva de professores e alunos acerca da importância e necessidade de incluir (ou não) o estudo do flautim nas aulas de flauta transversal do ensino especializado de música, a partir do ensino secundário, e a importância que o domínio da prática do flautim pode ter nos dias de hoje, para uma formação mais completa e adequada às exigências do mercado de trabalho. Para complementar o projeto, inicia-se o desenvolvimento de um método, com exercícios e estudos que apoiem os alunos no seu contacto com o flautim. O estudo pretende responder, por meio de revisão de literatura e da aplicação de dois questionários a alunos, ex-alunos e professores de flauta transversal, às seguintes questões – (1) Qual a perceção de alunos e professores acerca da necessidade de incluir aulas de flautim no Plano Curricular de Flauta transversal do Ensino Especializado de Música? (2) Qual a idade mais indicada para introduzir e aprofundar em aula o estudo do flautim e do seu repertório? (3) De um modo geral, são lecionadas aulas de flautim nas academias e conservatórios, em Portugal? (4) Quais as principais dificuldades e inseguranças dos alunos na prática do flautim? No final abordam-se as conclusões e reflexões finais do estudo, e as suas implicações educacionais e relação com a prática docente.
- O impacto do play-along no ensino e aprendizagem da tubaPublication . Loureiro, Rui Paulo Carvalho; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Antão, Ricardo Rodrigues; Ramos, AvelinoNo âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Escola Superior de Educação, ambas pertencentes ao Instituto Politécnico do Porto, o presente Relatório de Estágio foi elaborado com o propósito de refletir sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2024/2025. A prática de Ensino Supervisionada teve lugar no Conservatório de Música do Porto, envolvendo alunos de tuba/eufónio dos níveis de iniciação e do Ensino Secundário, bem como a Classe de Conjunto do Ensino Básico. Na primeira e na segunda partes deste Relatório são dedicadas à caracterização do Conservatório de Música do Porto e à descrição das atividades desenvolvidas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Já a terceira parte contempla o projeto de investigação, com o título de “O impacto do play-along no ensino e aprendizagem da tuba” cujo objetivo principal é analisar o impacto do play-along no ensino e aprendizagem da tuba, explorando de que forma este recurso pode influenciar o desenvolvimento técnico e artístico dos alunos, com especial atenção na prática pedagógica e no desenvolvimento da autonomia dos alunos. Deste modo, ao longo da realização desta investigação surgem as seguintes perguntas: (1) Que contribuição pode o play-along ter no desenvolvimento técnico e musical nos alunos de tuba?; (2) Este recurso pode completar a prática pedagógica da tuba e promover uma autonomia nos alunos?; (3) Poderá o play-along ser um instrumento eficiente para a inclusão de alunos com ritmos de aprendizagem diferentes no ensino da tuba?. Consequentemente, foi elaborado um inquérito por questionário a professores de tuba e eufónio, assim como, aos alunos em estudo. Os resultados obtidos permitem concluir que este recurso tem um contributo direto tanto no desenvolvimento técnico e expressivo como na promoção da autonomia e da motivação dos alunos.