| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 7.05 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Military training is a necessity for both soldiers and those who command them, as they
influence more lives than any soldier. Having better disciplined commanders comes with better
training tools and programs. This work focuses on improving a constructive simulation military
platform developed by SISTRADE.
The platform in question is already developed, but it had problems such as performance issues
when loading scenarios and poor usability while editing scenarios, executing them, and
engaging with them in an Augmented Reality view, leading to a poor simulation experience.
Collaboration features that were previously implemented must be improved to give more
feedback to the user and prevent data loss from occurring.
Given these problems, the main objectives for this work were: the improvement of the
performance of the scenario loading in the platform; the improvement of the usability of the
scenario execution and editing components of the application; and, the improvement of
collaboration functionalities.
This report carried out a systematic mapping review on existing literature that could help
resolve the problems mentioned by utilizing PRISMA. As a result, this work aggregates all
information found in the state of the art. This information is then applied where needed as the
existing platform is analyzed, its problems discovered, and solutions are proposed.
From these proposed solutions, a selection is implemented, with the goal of fulfilling the
objectives of this work. These improvements are then evaluated by their efficacy in solving the
problems presented. The implementations come in the form of selective improvements to the
platform, such as the implementation of distinctive visualization between users when using the
collaboration features, implementation of better GUI, facilitating identification of units
between teams and units in a simulation scenario and improving scenario loading.
Most objectives were fulfilled, namely, the usability of the scenario map view was improved,
and the collaboration aspect became more user-friendly. The scenario map loading was not
improved and needs further development and corrections.
O treino militar é uma necessidade tanto para os soldados como para aqueles que os comandam, uma vez que estes últimos influenciam mais vidas do que qualquer soldado. Ter comandantes mais disciplinados implica melhores ferramentas e programas de treino. Este trabalho centra-se na melhoria de uma plataforma militar de simulação construtiva desenvolvida pela SISTRADE. A plataforma em questão já está desenvolvida, mas apresentava problemas de desempenho ao carregar cenários e baixa usabilidade ao editar cenários, executá-los e interagir com eles numa visualização de Realidade Aumentada, levando a uma experiência de simulação insatisfatória. Também foram implementadas anteriormente funcionalidades de colaboração, que não possuem nenhum “feedback” ao utilizador, o que poderia resultar em perdas de dados. Face a estes problemas, os objetivos principais deste trabalho foram: a melhoria da performance de carregamento de cenários da plataforma; a melhoria da usabilidade da edição e execução de cenários; e, o melhoramento das capacidades de colaboração da aplicação. O trabalho envolveu a realização de uma revisão sistemática da literatura existente que podia ajudar a resolver estes problemas, utilizando-se o PRISMA. Como resultado, esta dissertação sintetiza e agrega todas as informações encontradas no estado da arte. Estas informações são, então, aplicadas onde necessário, à medida que a plataforma existente é analisada, os seus problemas identificados e propostas as soluções. A partir destas soluções propostas, é implementada uma seleção delas, com o objetivo de cumprir os objetivos deste trabalho. As implementações surgem sob a forma de melhorias seletivas à plataforma, como por exemplo, implementação de visualização distintiva entre utilizadores aquando da utilização das funcionalidades de colaboração, melhor distinção entre equipas e unidades num cenário de simulação, e melhoramento do carregamento de cenários.
O treino militar é uma necessidade tanto para os soldados como para aqueles que os comandam, uma vez que estes últimos influenciam mais vidas do que qualquer soldado. Ter comandantes mais disciplinados implica melhores ferramentas e programas de treino. Este trabalho centra-se na melhoria de uma plataforma militar de simulação construtiva desenvolvida pela SISTRADE. A plataforma em questão já está desenvolvida, mas apresentava problemas de desempenho ao carregar cenários e baixa usabilidade ao editar cenários, executá-los e interagir com eles numa visualização de Realidade Aumentada, levando a uma experiência de simulação insatisfatória. Também foram implementadas anteriormente funcionalidades de colaboração, que não possuem nenhum “feedback” ao utilizador, o que poderia resultar em perdas de dados. Face a estes problemas, os objetivos principais deste trabalho foram: a melhoria da performance de carregamento de cenários da plataforma; a melhoria da usabilidade da edição e execução de cenários; e, o melhoramento das capacidades de colaboração da aplicação. O trabalho envolveu a realização de uma revisão sistemática da literatura existente que podia ajudar a resolver estes problemas, utilizando-se o PRISMA. Como resultado, esta dissertação sintetiza e agrega todas as informações encontradas no estado da arte. Estas informações são, então, aplicadas onde necessário, à medida que a plataforma existente é analisada, os seus problemas identificados e propostas as soluções. A partir destas soluções propostas, é implementada uma seleção delas, com o objetivo de cumprir os objetivos deste trabalho. As implementações surgem sob a forma de melhorias seletivas à plataforma, como por exemplo, implementação de visualização distintiva entre utilizadores aquando da utilização das funcionalidades de colaboração, melhor distinção entre equipas e unidades num cenário de simulação, e melhoramento do carregamento de cenários.
Description
Keywords
Realidade Aumentada Simulação LVC Simulação Construtiva Otimização de Software Renderização Web WebXR Angular TypeScript Augmented reality LVC simulation Constructive simulation Software otpimization Web rendering Node.js Babylon.js
