ESMAE - DM - Ensino de Música
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAE - DM - Ensino de Música by advisor "Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Contar uma história com o contrabaixo: composição e representação de um conto musicadoPublication . Lopes, Joana Rita Arantes; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Azevedo, Joel RorizO presente relatório pretende ser o resultado de uma caminhada percorrida na busca de instrumentos pedagógicos que contribuíssem para o crescimento dos meus conhecimentos pedagógicos. O trabalho está dividido em três capítulos: I. Guião de Observação da Prática Musical; II. Prática Educativa Supervisionada e III. Projeto de Intervenção ‘O Contrabaixo conta um conto’. O terceiro capítulo aborda os conceitos motivação e criatividade e tem como resultado final uma história musicada por composições da autoria dos alunos de contrabaixo, que foi editada em livro e partituras – material pedagógico que poderá contribuir para a partilha de conhecimentos entre docentes de contrabaixo.
- Contributos para o desenvolvimento musical da independência multi-parcial - proposta de exercícios de coordenação de funções distintas realizadas em simultâneo com o contrabaixoPublication . Calhaz, Miguel Luís da Cunha Reis; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Minnemann, CarlO principal objetivo deste relatório centra-se na reflexão que descreve o período de estágio realizado no Conservatório de Música da JOBRA, enquadrado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música - variante Contrabaixo Jazz da ESMAE/IPP. Este mesmo relatório encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro, contemplando a descrição, caraterização e contextualização da instituição CMJ, bem como do registo de ensino (Curso Profissional); o segundo, dedicado à prática docente desenvolvida, onde constam as planificações, reflexões e registos de observação da atividade letiva; por fim, no terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação: propostas de exercícios para contrabaixo, focados em técnicas de desenvolvimento da independência multi-parcial assente na exploração dos conceitos de coordenação bimanual, adaptação e transferência de linguagem técnica, simultaneidade de funções distintas e polirritmia.
- O impacto do play-along no ensino e aprendizagem da tubaPublication . Loureiro, Rui Paulo Carvalho; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Antão, Ricardo Rodrigues; Ramos, AvelinoNo âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Escola Superior de Educação, ambas pertencentes ao Instituto Politécnico do Porto, o presente Relatório de Estágio foi elaborado com o propósito de refletir sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2024/2025. A prática de Ensino Supervisionada teve lugar no Conservatório de Música do Porto, envolvendo alunos de tuba/eufónio dos níveis de iniciação e do Ensino Secundário, bem como a Classe de Conjunto do Ensino Básico. Na primeira e na segunda partes deste Relatório são dedicadas à caracterização do Conservatório de Música do Porto e à descrição das atividades desenvolvidas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Já a terceira parte contempla o projeto de investigação, com o título de “O impacto do play-along no ensino e aprendizagem da tuba” cujo objetivo principal é analisar o impacto do play-along no ensino e aprendizagem da tuba, explorando de que forma este recurso pode influenciar o desenvolvimento técnico e artístico dos alunos, com especial atenção na prática pedagógica e no desenvolvimento da autonomia dos alunos. Deste modo, ao longo da realização desta investigação surgem as seguintes perguntas: (1) Que contribuição pode o play-along ter no desenvolvimento técnico e musical nos alunos de tuba?; (2) Este recurso pode completar a prática pedagógica da tuba e promover uma autonomia nos alunos?; (3) Poderá o play-along ser um instrumento eficiente para a inclusão de alunos com ritmos de aprendizagem diferentes no ensino da tuba?. Consequentemente, foi elaborado um inquérito por questionário a professores de tuba e eufónio, assim como, aos alunos em estudo. Os resultados obtidos permitem concluir que este recurso tem um contributo direto tanto no desenvolvimento técnico e expressivo como na promoção da autonomia e da motivação dos alunos.
- A importância da aprendizagem de ouvido no ensino formal da músicaPublication . Levandeira, Pedro Miguel Gomes; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Pertzborn, Florian; Fidalgo, JoséO presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e da Escola Superior de Educação, apresenta as atividades levadas a cabo no Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2022/2023. O presenta trabalho estará dividido em 3 capítulos. O primeiro é encarregue de fazer uma breve contextualização e apresentação do Conservatório de Música do Porto, instituição onde foi realizado o estágio. O segundo irá relatar a experiência do estágio em si, bem como todas as suas normas. E, por fim, no terceiro capítulo, será redigido o projeto de investigação, onde são postas à prova um conjunto métodos de ensino informal da música.
- A improvisação como ferramenta de ensino: explorações do jazz e música clássica no contexto educacionalPublication . Santos, Gileno Santana dos; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Wauldron, Kevin Gerard; Luís, Manuel; Carvalho, PauloA presente dissertação, intitulada "A Improvisação como Ferramenta de Ensino: Explorações do Jazz e da Música Clássica no Contexto Educacional", tem como principal objetivo analisar o papel da improvisação no ensino da música, explorando o seu potencial enquanto recurso pedagógico. Para tal, procede-se a uma reflexão crítica sobre os fundamentos teóricos da improvisação, com especial destaque para a distinção entre os conceitos de improvisação e jazz frequentemente associados, mas que, apesar de relacionados, apresentam características distintas. As duas primeiras secções do presente trabalho consistem na apresentação de um guião de observação da prática musical e da prática de ensino supervisionada, realizadas no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Ensino da Música. Estes capítulos constituem a base empírica que sustenta a análise teórica e prática desenvolvida ao longo da dissertação.
- A improvisação musical no contexto do ensino básico a partir do modelo de Walter Thompson – SoundpaintingPublication . Tavares, Sérgio André de Almeida Marques; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Minnemann, CarlO objetivo deste relatório vai ao encontro de uma reflexão sobre o período de estágio realizado no Conservatório de Música da Jobra, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música – Contrabaixo Jazz. O primeiro capítulo é dedicado à caracterização da instituição CMJ, especificando toda a sua oferta educativa (cursos e respetiva estrutura curricular), assim como a sua contextualização geográfica e socio-cultural. No segundo capítulo, são apresentadas as planificações e as observações da atividade letiva realizada durante este período, assim como as reflexões das mesmas. No terceiro e último capítulo é apresentado o projeto de investigação ação desenvolvido no contexto da Orquestra de Cordas, Músicos d’Ouro – Gondomar, onde se desenvolveu o ensino e a prática da improvisação, a partir do modelo de Walter Thompson – Soundpainting.
- A influência da prática de Aikido no ensino de trompaPublication . Azoia, Cristiana Gomes da Silva; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Sebestik, Bohdan; Lopes, Gil; Ramos, AvelinoNo presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada constam todas as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto no decorrer do ano letivo 2023/2024, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e Escola Superior de Educação. O trabalho encontra-se dividido em três capítulos, sendo que, primeiramente é feita uma caracterização do meio envolvente e um enquadramento histórico, social e físico da instituição de ensino na qual foi realizado o estágio, apresentando a sua oferta educativa, a missão, princípios e valores do Conservatório, assim como, os Projetos Educativos. No segundo capítulo é descrita a Prática de Ensino Supervisionada, sendo apresentados os critérios de avaliação e conteúdos programáticos das disciplinas de trompa e classes conjunto, assim como os seus planos de atividades, caracterização dos alunos e grupos envolvidos e relatadas as aulas observadas e supervisionadas. No terceiro, e último, capítulo é apresentado o Projeto de Investigação: “A influência da prática de Aikido no ensino de trompa” influenciado pela pedagogia utilizada pelo docente Bohdan Sebestik nas aulas de trompa. Foi realizada uma entrevista ao docente para conhecer e compreender quando e, de que forma, esta arte marcial começou a fazer parte da sua vida pessoal e, posteriormente, profissional. Para além disso, foi também, realizado um inquérito por questionário a 10 ex-alunos com o objetivo de compreender se esta pedagogia teve impacto e influência ao longo do percurso musical destes enquanto alunos e, posteriormente, enquanto docentes. O resultado combina numa partilha de experiências e opiniões que servirão de fundamento para este trabalho e, em nenhum momento, numa avaliação da fidedignidade desta pedagogia.
- Leitura à primeira vista e improvisação – aliadas na evolução e criatividade do violinista?Publication . Monteiro, Joana Póvoa; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Gonçalves, Evandra Sofia Rodrigues de Brito; Goreti, Sandra; Cortez, SílvioA presente dissertação de Mestrado articula duas componentes essenciais na formação em Ensino de Música: um relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e uma investigação sobre o impacto de práticas pedagógicas específicas no desenvolvimento de jovens músicos. No primeiro capítulo («Guião de Observação da Prática Musical»), é apresentada a instituição de ensino onde foi realizado o estágio, dando a conhecer o seu Projeto Educativo e as matrizes utilizadas. O capítulo seguinte (intitulado «Prática de Ensino Supervisionada») integra o relatório de todas as atividades realizadas no estágio (relatórios de observação de aulas, planificações e observação de atividades extracurriculares), o parecer dos docentes e uma reflexão sobre toda esta experiência. A última parte desta dissertação, o terceiro capítulo, consiste no «Projeto de Investigação», desenvolvido em torno da importância que a prática regular de exercícios de «Leitura à Primeira Vista» e «Improvisação» podem ter na evolução e construção da «Criatividade» musical dos violinistas. Todos os resultados obtidos resultam de um estudo realizado com alguns alunos, culminando na elaboração de um questionário dirigido a alunos e docentes com o objetivo de analisar as mudanças verificadas após desenvolver esta prática durante algumas semanas. Através deste «Projeto de Investigação», é possível constatar que os exercícios implementados tiveram um impacto positivo no crescimento dos violinistas. Foram definidas as maiores dificuldades dos alunos e elencadas sugestões para melhorar os exercícios, apresentando-se, no final, uma reflexão na qual partilho o meu ponto de vista sobre os resultados.
- Leitura à primeira vista: a importância do desenvolvimento desta competência nas aulas de harpaPublication . Monteiro, Carlota Maria de Andrade Marinho; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Vivan, Ilaria; Salvi, Angélica; Cassola, TiagoO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada foi concretizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ministrado pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e Escola Superior de Educação. Este trabalho integra, não só as várias atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, como também o Projeto de Investigação elaborado, no qual foi analisada a importância de desenvolver a capacidade de leitura à primeira vista, com os alunos, nas aulas de harpa. O primeiro capítulo deste relatório designa-se de Guião de Observação da Prática Musical, no qual é introduzida a instituição de ensino onde foi realizado o estágio, dando a conhecer a escola, a comunidade educativa e as diferentes atividades escolares e artísticas nesta desenvolvidas. Em seguida, no capítulo intitulado Prática de Ensino Supervisionada, é apresentado o relatório de todas atividades realizadas no estágio (incluindo planificações, registos de observação de aulas, atividades extracurriculares), como também os programas e as matrizes das disciplinas lecionadas, concluindo com uma reflexão final sobre todo o processo. A última secção deste trabalho consiste num Projeto de Investigação, desenvolvido em torno da importância do desenvolvimento da leitura à primeira vista nas aulas de harpa, reunindo os conhecimentos existentes acerca deste tema, bem como uma análise dos recursos e da realidade atual desta prática nas aulas de harpa, em Portugal, recorrendo a métodos de recolha de dados, como os inquéritos por questionário e entrevista. Através deste projeto de investigação foi possível constatar que os professores de harpa, em Portugal, não só reconhecem a importância e exigência desta atividade, como também a integram nas suas aulas. Para além disso, foi possível identificar as maiores dificuldades dos alunos de harpa na realização de tarefas de leitura, para as quais foram propostas diversas estratégias, baseadas na revisão de literatura.
- Proposta de programa para o curso básico de contrabaixo - jazzPublication . Almeida, Jóni Axel Egas; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Campos, Nuno; Brandão, João PedroEste relatório descreve o trabalho no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da ESMAE, baseia-se na minha prática educativa na variante Jazz do Conservatório de Música do Porto abrangendo aulas de instrumento e de classes de conjunto. No primeiro capítulo, é realizada a caracterização e contextualização da instituição onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. No segundo capítulo é relatado o trabalho desenvolvido na prática educativa. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação que consiste numa proposta de Programa para o Curso Básico de Contrabaixo-Jazz.
