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- Melhoria da gestão dos stocks: um caso de estudoPublication . Cardoso, Jorge Manuel Pinto; Ávila, Paulo António da SilvaEste projeto foi desenvolvido na empresa Acosgraf, Fábrica de máquinas gráficas, Lda. no âmbito da disciplina dissertação do curso de mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na área de especialização de Sistemas e Planeamento Industrial. Numa sociedade cada vez mais competitiva pela globalização dos mercados, as organizações para serem economicamente rentáveis e sem prejuízo do serviço prestado, têm de gerir os processos internos de modo a reduzir custos de operação e aumentar a sua eficiência. A gestão de stocks é uma das áreas onde com a implementação de metodologias adequadas é possível reduzir os custos de operação. Nesse sentido foi realizada uma análise do processo de gestão de stocks na empresa. Foram identificados problemas de gestão administrativa de stocks tais como: falta de registo na saída de armazém, dificuldade em saber que artigos estavam encomendados, o método usado para informar o departamento de compras de artigos em falta. Foi realizado um inventário a 10% dos artigos classificados como classe A segundo a análise ABC e verificou-se uma diferença de stock físico versus informático em 85% dos artigos, não dispondo de forma para rastrear os artigos para permitir uma análise mais cuidada. Foram também identificados problemas relacionados com a gestão física, tais como o modo em que os artigos se encontravam armazenados desde diferentes artigos na mesma caixa/localização, altura das caixas elevada fazendo com que fosse necessário usar um escadote para retirar os artigos das caixas mais elevadas. Verificou-se que eram lançadas demasiadas encomendas a fornecedor, com quantidades reduzidas para as necessidades do processo, ora este procedimento traduz-se num elevado custo de encomenda, este problema enquadra-se na gestão económica. Perante os problemas encontrados foi decidido proceder a alterações no processo, assim como no espaço físico mudando o layout de armazém. Isto com o objetivo de minimizar o tempo de movimentação de artigos, e no inventário reduzir o número de artigos com diferenças entre o stock físico e o stock informático para um valor inferior a 5%. Para corrigir os problemas identificados na gestão administrativa foram implementadas ferramentas na intranet desenvolvida em linguagem php (doravante designada apenas por página) com ligação a bases de dados em SQL e MySQL. Assim, foram desenvolvidas várias páginas que permite ao operador de armazém fazer o registo dos artigos quando os separa, o pedido ao departamento de compras e uma listagem de todos os artigos encomendados e respetivas quantidades. Foi ainda implementada uma página implementada que reúne todas as informações relacionadas com os artigos. Esta página permite consultar detalhes específicos de cada artigo e torna o rastreamento mais simples e eficiente. Quanto aos problemas de gestão física foi aumentada a área de armazém, permitindo assim reorganizar o mesmo e dispor as caixas empilháveis entre si com uma altura máxima de aproximadamente 1,5m, foram adquiridas mais caixas e foi possível então distribuir os artigos de modo que tenha apenas um tipo de artigo por caixa / localização. Para solucionar o problema de custo de encomenda elevado foi desenvolvida uma folha de Excel com ligação à base de dados, esta calcula o valor de QEE para cada artigo, quando a quantidade do artigo chega ao valor de reposição. Com a implementação destas ferramentas e a reorganização do armazém foi possível obter resultados, agilizar todas as movimentações em armazém reduzindo o tempo de picking em aproximadamente 18%, e reduzir os erros de inventário que apresentam uma tendência decrescente aproximando-se dos 4%.