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- Estratégias de conteúdo nas redes sociais para a geração Z: TikTok e InstagramPublication . Vasconcelos, Bárbara Correia de; Teixeira, Sara Raquel de Paiva AbreuAs redes sociais e o seu número de utilizadores tem vindo a crescer exponencialmente ao longo do tempo, principalmente junto de utilizadores mais jovens. Sendo a Geração Z uma força motora da economia atual, é importante que as marcas/empresas realizem estratégias de conteúdos que ressoem com os gostos e preferências desta geração. Esta geração tem gostos e preferências que a distenge das demais gerações, assim, é importante que os conteúdos a serem publicados nas redes sociais vão de encontro a estas, para que haja uma maior conexão junto desta geração, levando assim a melhores resultados por parte das marcas/empresas. Deste modo, esta investigação pretende indagar as estratégias de conteúdo utilizadas nas redes sociais TikTok e Instagram, com o intuito de perceber a sua efetividade junto da Geração Z. Considerando que as redes sociais possuem um papel central na vida dos jovens nascidos entre 1996 e 2010, este estudo analisa as preferências, comportamentos e expectativas deste grupo demográfico em relação ao conteúdo nas redes sociais. Para este estudo foi utilizada uma metodologia quantitativa, assim como uma ferramenta de recolha de dados primários, um questionário online. A amostra desta investigação é não probabilística por conveniência (N=134). Como principais resultados, conclui-se que das várias estratégias de conteúdo a que impacta a Geração Z é o Storytelling. Este estudo é relevante para a tomada de decisões das marcas que pretendam melhorar as suas estratégias de Social Media Marketing direcionadas para a Gen Z.
- Impacto das estratégias de marketing digital no setor imobiliárioPublication . Costa, Rafael Carvalho da; Teixeira, Sara Raquel de Paiva AbreuO mercado imobiliário é um dos setores com mais peso da economia, onde o uso do marketing digital regista uma tendência crescente. Este tipo de marketing tem vindo a afirmar-se cada vez mais prioritário e relevante face ao marketing offline. Esta investigação visa compreender se a realização e execução de estratégias de marketing digital influenciam vendas de um agente ou de uma agência imobiliária. Foi elaborada uma metodologia de investigação mista, em que foi utilizada uma metodologia de investigação quantitativa através da realização de uma tabela de observação (n=20) e uma metodologia de investigação qualitativa através da elaboração de entrevistas (n=5). Como resultados deste estudo foi possível perceber que a delineação e aplicação de uma estratégia de marketing digital tem um impacto positivo nas vendas no setor imobiliário, uma vez que se revela uma estratégia que consegue impulsionar, impactar e tornar os negócios no setor mais eficazes. O contributo da presente investigação relaciona-se com a exploração do impacto que o marketing digital tem, ou pode ter, no setor imobiliário e desta forma potencializar a utilização deste tipo de marketing neste setor na ótica de quem vende os imóveis. No caso do contributo para a academia, este reside na realização de uma pesquisa que explora temáticas ainda pouco investigadas até o momento.
- Motivações para o ingresso no ensino superior e a evolução de carreira de diplomados na meia-idadePublication . Santos, Maria Teresa Ferreira; Rodrigues, Ana Cláudia MoreiraCom o aumento da esperança média de vida e do adiamento da idade da reforma, as carreiras profissionais tornam-se mais longas. Vivemos numa época em que estão constantemente a surgir novas profissões em detrimento de outras o que faz com que se procure uma constante atualização. Esta investigação pretende compreender as motivações que levam pessoas de meia-idade a ingressarem no ensino superior e os impactos que o diploma traz quer a nível pessoal, quer organizacional, bem como, perceber a posição das organizações face a esta diversidade. Para isso, contactaram-se três tipos de participantes: pessoas diplomadas após os 40 anos, empresas que contratam estas pessoas e empresas de Gestão de Recursos Humanos. Utilizou-se uma metodologia qualitativa onde foi privilegiada a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo. Os resultados, além de mostrarem que existe um longo caminho a percorrer por parte das Organizações contratantes relativamente à empregabilidade e ao planeamento de carreiras dos seus colaboradores e a existência de benefícios na contratação desses candidatos, mostraram que as trajetórias de carreira nem sempre passam por alteração de emprego percebendo-se que a evolução profissional pode não constituir o principal foco e que a motivação para o ingresso no ensino superior reflete-se, em muitos casos, em motivações pessoais, de realização de sonhos/desejos de juventude e na busca de melhorar reputação socialmente. Identificam-se limitações e aconselhadas sugestões para estudos futuros.
- O empreendedorismo feminino: evidências do uso de uma plataforma de Crowdfunding para projetos de desenvolvimento sustentávelPublication . Vicente, Leonor Maria Pereira; Bernardino, Susana Jacinta QueirósO empreendedorismo feminino tem tido um aumento gradual nos anos anteriores, no entanto, ainda se reconhece um longo caminho pela frente. Várias mulheres assumem o financiamento como o maior obstáculo ao empreendedorismo, evidenciando o uso do Crowdfunding (CF) como uma ferramenta poderosa para quem ambiciona empreender. O CF permite a angariação de financiamento para um projeto ou objetivo a partir de um grande número de pessoas. O presente estudo investiga as campanhas de CF portuguesas realizadas na plataforma GO Parity com os objetivos de: i) examinar as características dos projetos de desenvolvimento sustentável que foram publicados para atrair investidores; ii) explorar as características das operações do CF realizadas na plataforma; iii) compreender até que ponto o género pode influenciar o uso do CF como fonte de financiamento para projetos sustentáveis. Os resultados do estudo mostram que a maioria dos projetos visam contribuir para a concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável relacionados com a energia renovável e acessível (ODS7), indústria, inovação e infraestruturas (ODS9) e produção e consumo sustentáveis (ODS12). Estes projetos foram implementados em diferentes setores de atividade e em várias regiões de Portugal, embora com predominância na capital (Lisboa) e na zona geográfica do centro. Em geral, os projetos conseguiram mobilizar financiamento em condições consideradas favoráveis em relação ao tempo necessário para obter o financiamento, ao montante de dinheiro obtido e à taxa de juro aplicada, embora muitas das operações tenham feito uso de garantias de crédito. Os resultados mostram uma baixa presença de mulheres em projetos que utilizam a plataforma de CF, em termos da estrutura acionista do projeto, da presença em cargos de gestão ou da composição das equipas de trabalho. Existe alguma influência do género nas características da operação de CF. Em particular, ter mulheres como acionistas pode afetar o montante financiado, os objetivos perseguidos ou as garantias fornecidas. A presença de mulheres em posições de gestão afeta algumas das garantias utilizadas, bem como a finalidade do financiamento. O mesmo se aplica à prazo do empréstimo, ao nível de risco ou às garantias fornecidas, dependendo do grau de feminização das equipas do projeto.
- Caraterização de vasos biodegradáveis: Uma possível solução para a substituição de plásticos agrícolasPublication . Diogo, Dalton Sebastião António; Matos, Cristina Maria Fernandes Delerue Alvim deA crescente necessidade de soluções sustentáveis, impulsiona a economia circular através da reutilização de resíduos agrícolas, para fabricar materiais utilizáveis no setor agrícola, especificamente vasos biodegradáveis. Estes vasos têm o potencial de substituir os tradicionais vasos de plástico, que apresentam problemas ambientais significativos. Este trabalho teve como objetivos caracterizar vasos biodegradáveis comercializados (vasos de coco, pasta de papel, TNT e turfa); avaliar as suas propriedades físicas, químicas e mecânicas; estudar a biodegradação dos vasos em diferentes condições de solo; analisar o impacto dos vasos biodegradáveis no crescimento de tomateiros; e explorar o uso de resíduos agrícolas (casca de bolota, noz, cortiça, madeira e serrim) e resinas (goma arábica e colofónia) para a potencial produção de vasos biodegradáveis. Os parâmetros avaliados incluíram a capacidade de retenção de água, análise estrutural por FTIR, propriedades mecânicas, teor de cinzas, concentração de nutrientes, biodegradabilidade e impacto no crescimento de tomateiros. Verificou-se que o vaso de pasta de papel pode reter quatro vezes a sua massa em água, levando cinco semanas para atingir essa saturação e cerca de 24 horas para secar completamente em condições ambientais. O FTIR identificou os principais grupos funcionais dos componentes lenhocelulósicos, como celulose, hemicelulose e lignina. Os ensaios mostraram que os vasos de coco possuem melhores propriedades mecânicas, com um módulo de Young de 3 305 MPa e uma tensão de cedência de 392 MPa. O teor de cinzas foi geralmente inferior a 5 % da massa seca nos vasos biodegradáveis. Quanto à concentração de nutrientes, foi determinada uma concentração máxima de macro e micronutrientes de aproximadamente 58 128 mg/kg de peso seco nos vasos de pasta de papel, 30% superior aos outros vasos. Após seis meses enterrados no solo, os vasos de coco, pasta de papel e turfa degradaram-se em 30 %, 40 % e 60 % da massa, respetivamente, sem produzir micropartículas inertes e facilitando a penetração rápida das raízes no solo. Os ensaios em solos de turfa mostraram um bom crescimento dos tomateiros, especialmente nos vasos de coco, com um peso médio total de 55 g num período de três meses (abril a junho). Além disso, foram analisados resíduos de casca de bolota, noz, cortiça, madeira e serrim, e resinas de goma arábica e colofónia (resina de pinheiro) para a potencial produção de vasos biodegradáveis. Determinouse teores de humidade e cinzas inferiores a 5 % e 15 %, respetivamente, com maior concentração de minerais na cortiça (51 232 mg/kg seco) e goma arábica (43 235 mg/kg seco), ideais para serem incorporados nos vasos. Foram extraídos taninos das cascas de bolota e utilizados num ensaio preliminar para a produção de polímeros com potencial aplicação na fabricação de vasos biodegradáveis. Os taninos são compostos fenólicos naturais que podem formar polímeros rígidos quando combinados com agentes de ligação apropriados. Neste estudo, as condições ótimas para a polimerização dos taninos foram estabelecidas utilizando 6 g de taninos, 12 mL de glioxal [40% (m/m)], um pH de 9,6, temperatura de 80 °C e um tempo de polimerização de 60 minutos. Esta formulação mostrou-se eficaz na criação de uma matriz polimérica robusta adequada para a produção de vasos biodegradáveis. Conclui-se que os vasos de TNT não são biodegradáveis, enquanto os outros vasos são bons substitutos para os vasos agrícolas convencionais de plástico, devido às suas propriedades adequadas para a plantação e promoção da economia circular. Os vasos de coco foram considerados os mais indicados para essa substituição. A utilização de resíduos agrícolas e resinas naturais mostrou-se promissora para a produção de vasos biodegradáveis com características adequadas, contribuindo para a sustentabilidade e a economia circular.
- Análise e otimização do rendimento de caldeiras industriais de vapor sobreaquecidoPublication . Ribeiro, António Luís Laginhas; Sá, Christopher Silva Alves deO presente trabalho teve como objetivo principal determinar a eficiência energética das três caldeiras quatubulares que fazem parte da central de Cogeração da RAR Açúcar e produzem vapor sobreaquecido. Estas utilizam como combustível o fuelóleo nº4 e/ou gás natural (GN), sendo que as caldeiras 1 e 3 têm a possibilidade de queimar os dois combustíveis, simultaneamente ou não, enquanto a caldeira 2 apenas queima fuelóleo nº4. Foram realizados ensaios em carga das 3 caldeiras e, após análise dos gases de combustão e das perdas energéticas, determinaram-se os rendimentos segundo as normas ASME (American Society of Mechanical Engineers) PTC 4-2013, ADENE (2019) e o método direto. Concluiu-se que os métodos indiretos são mais rigorosos que o método direto, que apresentou limitações. Verificou-se também que o rendimento difere conforme o tipo de combustível queimado e no caso da queima de fuelóleo nº4, para um caudal médio de 536,2 kg/h, os valores de rendimento foram iguais a 71,4, 85,2 e 80,3% (ASME), para as caldeiras 1, 2 e 3, respetivamente. Para o GN obteve-se um rendimento médio de 94,0% (ASME) na caldeira 1 e para a queima mista com razões de Fuelóleo nº4/GN de 90/10, 80/20 e 70/30, os rendimentos foram 83,2%, 84,6% e 83,2% (ASME), respetivamente. As perdas económicas associadas às perdas térmicas nas caldeiras foram significativas e com valores compreendidos entre [883,14 – 1223,67] €/dia. Num ensaio teste onde se diminuiu o caudal de ar alimentado à caldeira 2, modificando a abertura da válvula de ar de 22% para 18%, as perdas diminuiram para um intervalo compreendido em [746,89 – 1087,65] €/dia, fazendo sentido implementar um sistema de controlo que otimize o processo de queima do combustível.
- O coaching executivo como instrumento de intervenção na saúde mental integrado na gestão dos recursos humanosPublication . Afonso, Vanda Gisela Conde Pereira Branco; Araújo, Manuel Salvador Gomes deEstima-se que 12 mil milhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à saúde mental precária da força de trabalho do século XXI, acometida por riscos psicossociais, carecendo de ajuda urgente e imperiosa, segundo a OMS-OIT (2022). O foco na saúde mental das pessoas representa, portanto, um dos grandes desafios da Gestão dos Recursos Humanos (GRH). Uma das estratégias de promoção e prevenção da doença pode passar pelo Coaching Executivo (CE), uma prática emergente e complexa, em ascensão, com impacto substancialmente positivo no universo laboral, segundo vários estudos internacionais. Esta dissertação tem como objetivo geral contribuir para evidenciar as potencialidades do CE como instrumento de intervenção na saúde mental, integrado na GRH. Para tal, foi delineada a questão principal de investigação: “Como é percecionada a atividade do Coaching Executivo, ao nível da sua relação e impacto na melhoria da saúde mental? Para a realização deste estudo, mobilizou-se a metodologia quantitativa e transversal, com análises descritivas, correlacionais, preditivas e comparativas. Os dados foram recolhidos através de um questionário online realizado na plataforma Google Forms, onde se obtiveram 268 respostas. A análise dos dados obtidos foi feita utilizando o IBM-SPSS (versão 28.0). Os resultados demonstraram que o CE é um processo com uma representação socialmente positiva na cultura organizacional, com evidências não só a nível comportamental e organizacional, mas também ao nível do desenvolvimento psicológico, permitindo reduzir o stress e a ansiedade, com impacto positivo na saúde mental. Para além disso, através da aplicação do General Health Questionnaire (GHQ), constatou-se que a saúde mental dos Recursos Humanos, submetidos a processos de CE, é melhor do que os não participantes em CE.
- O comportamento do consumidor no processo de decisão de compra em relação à marca de telemóveisPublication . Pimentel, John Petter Araujo; Pires, Paulo Alexandre Botelho Rodriguesconsumidor junto aos consumidores de telemóveis, localizados em Portugal. A pesquisa tem com objetivo geral analisar como a marca influencia relativo às determinantes de compra do consumidor deste eletrónico no país. Foram explorados onze fatores identificados como influenciadores no comportamento do consumidor e proposto um modelo conceptual inovador com onze ligações envolvidas entre si. A pesquisa deste modelo foi verificada através de um formulário online, a qual foram recolhidas 631 respostas sobre as hipóteses de investigação identificadas, com o objetivo de identificar os fatores que influenciam durante a compra de telemóveis. Os resultados demonstrados foram satisfatórios, pois foi comprovado alguns elementos que influenciam o consumidor, assim como a influência da marca e o processo decisivo, entre estes o destacam-se que todas as hipóteses foram validadas, exceto a influencia social que não tem correlação significativa com a motivação hedónica. Também um telemóvel com características sustentáveis não tem significância estatística com a motivação hedónica. Destacam-se que o word-of-mouth explicado é influenciado pela motivação hedónica e utilitária. O brand equity não tem tamanha motivação pela motivação hedónica e utilitária. Ficou comprovado também que a qualidade de um produto é o que tem maior relevância em sua decisão com relação a motivação utilitária. O word-of-mouth tem maior poder de influencia em sua decisão com base na motivação utilitária. Há relevância significativa que o brand equity possui influencia de decisão com a motivação utilitária. Determinou-se também que a Apple, Samsung e a Xiaomi são as marcas que apresentam maior valor e preferência direcionado ao cliente. Logo, esta pesquisa traz amplas contribuições a nível investigatório, empresarial e comportamental, pois a mesma direciona uma melhor compreensão do comportamento do consumidor e fornece informações valiosas de que modo os clientes escolhem e avaliam os telemóveis.
- Relatório de estágio: "Invictus Gloves"Publication . Bessa, Carlos Manuel e Silva Neto Cabanelas; Teixeira, Sara Raquel de Paiva AbreuO presente relatório surge como parte integrante da conclusão do segundo ciclo de estudos em Marketing Digital, realizado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Tem como propósito detalhar minuciosamente as atividades realizadas durante o estágio na empresa canadiana Invictus Gloves. O estágio curricular foi conduzido remotamente durante um período de 4 meses. Durante esse período, foram aplicados os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado em Marketing Digital em um ambiente de trabalho real, visando complementar e aprimorar as competências práticas. A experiência na Invictus Gloves proporcionou a aquisição de um amplo conjunto de competências, conferindo-me autonomia e confiança para uma transição fluída para o mercado de trabalho. Este documento engloba uma introdução teórica, que inclui uma análise bibliográfica e académica dos temas abordados, bem como uma descrição detalhada das atividades realizadas durante o estágio e uma apresentação da empresa em questão. Para a empresa a minha contribuição passou por melhorar bastante mais a presença digital da empresa, melhorando a sua forma de comunicação, algo mais alinhado aos valores da mesma, melhorar a sua respetiva imagem visual e também na definição de estratégias mais eficientes. Para mim, foi extremamente vantajoso visto que consegui expandir muito mais o meu portefólio, ter uma experiência internacional e essencialmente ganhar mais experiência profissional no que toca ao Marketing Digital. Desta forma, fiquei responsável pela parte de criação de conteúdo e relações-públicas. Exerci a produção de marketing de conteúdo onde desempenhei tarefas como produção de campanhas de e-mail, vídeos e designs de posts em redes sociais. Relativamente a relações-públicas, estabeleci conexões com atletas profissionais e organizações
- A influência da prática de Aikido no ensino de trompaPublication . Azoia, Cristiana Gomes da Silva; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Sebestik, Bohdan; Lopes, Gil; Ramos, AvelinoNo presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada constam todas as atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto no decorrer do ano letivo 2023/2024, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e Escola Superior de Educação. O trabalho encontra-se dividido em três capítulos, sendo que, primeiramente é feita uma caracterização do meio envolvente e um enquadramento histórico, social e físico da instituição de ensino na qual foi realizado o estágio, apresentando a sua oferta educativa, a missão, princípios e valores do Conservatório, assim como, os Projetos Educativos. No segundo capítulo é descrita a Prática de Ensino Supervisionada, sendo apresentados os critérios de avaliação e conteúdos programáticos das disciplinas de trompa e classes conjunto, assim como os seus planos de atividades, caracterização dos alunos e grupos envolvidos e relatadas as aulas observadas e supervisionadas. No terceiro, e último, capítulo é apresentado o Projeto de Investigação: “A influência da prática de Aikido no ensino de trompa” influenciado pela pedagogia utilizada pelo docente Bohdan Sebestik nas aulas de trompa. Foi realizada uma entrevista ao docente para conhecer e compreender quando e, de que forma, esta arte marcial começou a fazer parte da sua vida pessoal e, posteriormente, profissional. Para além disso, foi também, realizado um inquérito por questionário a 10 ex-alunos com o objetivo de compreender se esta pedagogia teve impacto e influência ao longo do percurso musical destes enquanto alunos e, posteriormente, enquanto docentes. O resultado combina numa partilha de experiências e opiniões que servirão de fundamento para este trabalho e, em nenhum momento, numa avaliação da fidedignidade desta pedagogia.