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- Preservação e digitalização dos membranofones tradicionais portugueses - O Adufe: construção de uma livraria de samples para salvaguarda e inovação musicalPublication . Trincheiras, Artur Manuel de Oliveira; Almeida, Gustavo Afonso Nina deEste projeto de tese de mestrado propõe a preservação através da digitalização dos instrumentos membranofones tradicionais portugueses, com foco no Adufe, um dos mais emblemáticos da tradição musical nacional. Dada a crescente perda de práticas musicais tradicionais e a alguma dificuldade de acesso à aprendizagem desses instrumentos, esta pesquisa busca documentar e registar a sonoridade do Adufe através da criação de uma livraria de sampling, contribuindo assim para a preservação e difusão deste património musical. A metodologia incluirá um estudo etnomusicológico sobre o Adufe, desde sua construção artesanal até às suas técnicas de execução, bem como gravações de alta qualidade em diferentes afinações, dinâmicas e técnicas percussivas. Esses samples serão organizados e disponibilizados em formatos compatíveis com softwares de produção musical, garantindo por um lado a preservação digital do instrumento e por outro a sua acessibilidade para músicos, produtores e pesquisadores. Irei disponibilizar uma pequena composição em formato áudio stereo, usando exclusivamente os três adufes virtuais criados neste projeto. Além do impacto na salvaguarda do património sonoro português, o projeto visa incentivar a utilização do Adufe na música contemporânea, promovendo um diálogo entre tradição e inovação. Desta forma, esta pesquisa contribuirá para a valorização da cultura popular portuguesa e para a difusão do Adufe no contexto da produção musical global.
- Modulações aurais e plásticasPublication . Miranda, Liliana Martins de; Santos, Pedro Emanuel de OliveiraEste projeto centra-se na geração de som através da imagem em tempo real, particularmente na gestualidade do desenho na produção de som. O projeto pretende explorar a relação entre instrumentos de desenho, em particular a grafite, e as suas capacidades de conduzir corrente elétrica, passando por um circuito eletrónico para produzir som. Em formato de instalação interativa, convida o público, individual ou coletivamente, a interpretar as marcas que a tinta imprime no papel. O enfoque do projeto é perceber o potencial que o desenho pode ter para ser manipulado como um instrumento musical, e de que modo um desenho pode ser sonorizado de uma forma orgânica e intuitiva, produzindo resultados em tempo real. Reflete sobre como pode soar um desenho e como podemos ouvir os traços marcados no papel, em desenhos que também podem ser interpretados enquanto notação gráfica. Pretende-se explorar uma materialidade sonora que se relaciona com a prática e o grafismo do desenho.
- Vocalidade e oboé – influência da modificação do tracto vocal no timbre do instrumentoPublication . Martins, Ana Beatriz Teixeira; Lopes, Ricardo Santos; Ponte, Ângela Maria Soares daO propósito principal do presente projeto artístico é compreender de que forma o canto e o conhecimento do funcionamento do tracto vocal podem influenciar na prática do oboé, contribuindo para uma performance mais expressiva. Nesta investigação foi assumido como factual que os cantores desenvolvem ao longo do seu percurso uma perceção mais desenvolvida do tracto vocal, algo que pode vir a ser aplicado aos oboístas. Esta investigação divide-se em quatro capítulos, onde inicialmente será exposto um enquadramento teórico específico a cada instrumento (oboé e voz, respetivamente), discriminando vários pontos característicos a cada um, como por exemplo timbre, articulação, processo de emissão sonora, respiração e características acústicas. De seguida, abordar-se-á duas das obras que foram apresentadas no meu projeto final de Mestrado, nas quais irei realizar uma análise fonética e interpretativa, respetivamente, explorando as relações entre a linha vocal e a frase realizada pelo oboé. O terceiro capítulo contém a realização de um questionário a dois instrumentistas de canto e o oboé – Irene Kurka e Ralph van Daal. No último capítulo irá constar uma análise a oscilogramas e espectrogramas de gravações realizadas no âmbito deste projeto académico. Com esta análise, poderei chegar a uma maior quantidade de respostas em torno do comportamento dos formantes de cada exemplo e aferir se as diferentes modificações do tracto vocal são notórias. Serão aplicados dois questionários, o primeiro aos oboístas participantes na pesquisa e o segundo a estudantes de música do ensino superior. Os resultados indicam que, apesar do impacto do tracto vocal no caso do oboísta ser mais subtil, existe alguma influência que pode ser comprovada segundo os dados, bem como na coloração e ressonância do som. Essa diferença é mais clara nos primeiros formantes, onde os dados possuem uma maior dispersão. Entre os participantes, será possível aferir que existem diferentes graus de expressividade e controlo, sendo que o quinto oboísta apresenta a maior variação frequencial e, por isso, maior expressividade sonora.
- Impacto da implementação de exercícios técnicos de consciencialização corporal na iniciação à aprendizagem do violinoPublication . Faria, Maria João Bouças; Alves, Jorge Miguel da Costa; Gonçalves, Evandra Sofia Rodrigues de Brito; Dantas, Ariana; Bonina, MariaO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, na especialização em Instrumento (Violino), apresenta as atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada e integra o Projeto de Investigação. O trabalho organiza-se em três capítulos principais. O primeiro capítulo dedica-se à caracterização da instituição de realização do estágio, o Conservatório de Música do Porto. O segundo capítulo descreve a Prática de Ensino Supervisionada, incluindo a caracterização dos docentes e dos alunos, a apresentação das matrizes curriculares e a análise das aulas observadas, cooperadas e planificadas. O terceiro capítulo incide sobre o Projeto de Investigação, intitulado “O Impacto da Prática de Exercícios Técnicos de Consciencialização Corporal na Aprendizagem Inicial do Violino”, no qual se analisou a influência da implementação de exercícios, inspirados em autores de referência como Paul Rolland, Géza Szilvay e Mimi Zweig, no desenvolvimento técnico de alunos do 1.º Ciclo do Colégio Efanor em fase de iniciação. Os exercícios foram organizados em três categorias: postura, membro superior esquerdo e membro superior direito, e aplicados em contexto real de ensino-aprendizagem ao longo de oito semanas, no âmbito da disciplina de Música/Orquestra. O estudo, de natureza investigação-ação, procurou avaliar o impacto da prática desses exercícios na consolidação de bases técnicas e posturais, articulando a intervenção com a revisão de literatura. Para a recolha de dados, foi aplicado um questionário de avaliação, cujos resultados foram posteriormente analisados de forma detalhada, permitindo refletir sobre os contributos desta abordagem para o ensino inicial do violino.
- Quarteto de cordas: contributos para a obtenção de um bom som de grupoPublication . Rebelo, Pedro Manuel Pereira Moita; Vieira, Vítor Macedo AntunesEste estudo debruça-se sobre a dinâmica de um quarteto de cordas na sua constituição tradicional: primeiro violino, segundo violino, viola d'arco e violoncelo; e nas relações criadas entre os instrumentos e os elementos que compõem o grupo. Aborda a temática da qualidade do som produzido pelo grupo e analisa os fatores que contribuem para a produção de um bom resultado final, mediante a interpretação dos dados fornecidos por profissionais do setor, através de entrevistas. São assim abordados tanto aspetos técnicos como sociológicos e humanos. Por último, é descrita a aplicação prática do conhecimento adquirido no meu trabalho como membro de um Quarteto de Cordas.
