Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-20"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da lei de cotas na redução das desigualdades sociais no BrasilPublication . Gonçalves, Fernando Francisco; Bernardino, Susana Jacinta QueirósA questão social tem ocupado um grande espaço nas discussões a respeito da igualdade, sendo abordada em diferentes aspectos teóricos. Algumas abordagens são feitas essencialmente por meio de instrumentos que adotam uma perspectiva de tratamento diferenciado, positivo a determinado grupo de pessoas através da legislação. Este trabalho teve por objetivo estudar a contribuição da Lei de cotas na redução das desigualdades sociais no Brasil. Com efeito, a Lei 12.711/12 visa permitir o ingresso por meio da reserva de vagas dos alunos negros, pardos e indígenas, assim como aqueles de baixa renda e provenientes de escola pública. O objeto de estudo foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, nos Campus Uberaba e Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico no ano de 2017. O presente estudo analisou o perfil social, econômico, racial e familiar dos estudantes de 07 cursos de nível médio técnico profissionalizante realizado por meio de um questionário, aplicado a 318 alunos respondentes. Buscou-se conhecer as semelhanças entre estudantes cotistas e contingente geral, tanto nos aspectos das dificuldades escolares como no sucesso estudantil, e até mesmo nos benefícios trazidos ao longo do curso, e quais são as expectativas de ambos os grupos após a conclusão do curso. Para análise dos dados procedeu-se a análise estatística descritiva e inferencial dos resultados, sendo o método estatístico inferencial utilizado Teste qui-quadrado e T Student. Verificou-se que a Lei de cotas é responsável pela inclusão dos alunos que apresentam condicionantes potenciadoras de exclusão social, por meio da educação, permitindo a qualificação profissional e, por conseqüência, o acesso ao mercado de trabalho. Esses alunos ingressantes ao abrigo da Lei de cotas apresentaram diferentes níveis de dificuldade escolar durante a freqüência do curso técnico profissionalizante integrado ao ensino médio quando comparados aos estudantes do contingente geral. Quanto ao nível de sucesso escolar entre alunos cotistas e contingente geral não se apresentou diferenças no nível de desempenho estudantil. No entanto, a percepção dos benefícios trazidos pela freqüência durante o curso entre alunos ingressantes ao abrigo da Lei de cotas e contingente geral são entendidas de formas diferentes entre os dois grupos. A situação mais expectada pelos alunos é o ingresso no ensino superior após o término do curso tanto do grupo de estudantes cotistas quanto contingente geral.
- As potencialidades de aplicação do balanço social na perspectiva das organizações da sociedade civilPublication . Alves, Márcia Maria; Bernardino, Susana Jacinta Queirós; Ferreira, NubiaO empreendedorismo social é tema recente, que se consolidou pelo crescimento das organizações de cariz social. Como uma de suas vertentes mais significativas, as organizações da sociedade civil constituem alternativas essenciais no enfrentamento de problemas sociais complexos. Sua sobrevivência e seu desenvolvimento implicam a adoção de modelos avaliativos que oportunizem informações substantivas para evidenciação do desempenho e impacto social dos projetos desenvolvidos. Todavia, existem ainda dúvidas quanto ao conhecimento que essas organizações têm sobre avaliação de resultado, apuramento de impacto social e como procede a prestação de contas, considerando os projetos implementados. Destarte, interessa compreender o que vem sendo praticado pelas organizações da sociedade civil estudadas quanto a apuramento e divulgação de resultados, também conhecer as potencialidades do balanço social enquanto instrumento de apuramento do impacto social e prestação de contas por estas organizações. Esta investigação reúne uma parte teórica que orientou a construção do estudo empírico numa abordagem qualitativa, por meio da seleção de dois estudos de caso, envolvendo duas organizações sociais. Para a recolha de dados, fez-se um guião de questões para entrevistas, juntamente com uma ficha de caracterização para distingui-las. Por meio da análise de conteúdo, na modalidade temática proposta por Bardin (2011), compararam-se as organizações. Os resultados apontam, genericamente, certo grau de conhecimento e indicam adoção de métodos de apuramento e divulgação de impacto mesmo ante as dificuldades que encontram, ao passo que ainda carecem de avançar na aprendizagem e integrar outras formas, o que se aplica também à avaliação de resultados para melhor compreensão do seu desempenho. A legitimidade foi percebida unanimemente como vantagem na prestação de contas, praticada por meios diversificados. Indicaram as possibilidades do balanço social enquanto instrumento útil para prestar e contas na sua perspectiva, e diferentemente do que foi pressuposto, apontaram os limites da sua aplicabilidade como instrumento para apuramento de impacto.
- A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzísticaPublication . Marques, Manuel Alfredo Cepa; Marques, José Telmo Rodrigues; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Martins, João dos SantosO presente trabalho consiste na elaboração de um relatório de estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE. Este documento foca-se na descrição da minha prática educativa enquanto estagiário na Art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra durante o ano letivo 2016-2017, contém as descrições e reflexões sobre as aulas observadas e sobre práticas educativas supervisionadas a alunos do curso profissional de instrumentista de jazz. No presente documento é realizado também um projeto de investigação no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Investigação em Ensino da Música. O objeto de estudo desta investigação aborda práticas pedagógicas para o ensino da improvisação que visam destacar a importância do pensamento rítmico na construção de uma improvisação jazzística, expondo alguns aspetos melódico-rítmicos considerados ferramentas relevantes para o ensino do jazz. Os resultados obtidos neste estudo, apontam para a pertinência do pensamento rítmico na construção de uma improvisação coerente.
- A improvisação musical no contexto do ensino básico a partir do modelo de Walter Thompson – SoundpaintingPublication . Tavares, Sérgio André de Almeida Marques; Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Minnemann, CarlO objetivo deste relatório vai ao encontro de uma reflexão sobre o período de estágio realizado no Conservatório de Música da Jobra, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música – Contrabaixo Jazz. O primeiro capítulo é dedicado à caracterização da instituição CMJ, especificando toda a sua oferta educativa (cursos e respetiva estrutura curricular), assim como a sua contextualização geográfica e socio-cultural. No segundo capítulo, são apresentadas as planificações e as observações da atividade letiva realizada durante este período, assim como as reflexões das mesmas. No terceiro e último capítulo é apresentado o projeto de investigação ação desenvolvido no contexto da Orquestra de Cordas, Músicos d’Ouro – Gondomar, onde se desenvolveu o ensino e a prática da improvisação, a partir do modelo de Walter Thompson – Soundpainting.