ESMAE - DM - Artes Cénicas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAE - DM - Artes Cénicas by advisor "Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes e"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Abrigo dos PequeninosPublication . Baptista, Tiago Miranda Pires; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes eEste Projeto final de Mestrado, assenta na conceção de um espaço devoluto e de relevância histórica que promova encontros culturais e sociais para todos, independentemente do seu estrato social, etnia, cultura. A solução que se deseja desenvolver pretende dar também resposta a algumas necessidades dos artistas da cidade do Porto, mantendo e cultivando as suas tradições e memórias, regras de vida e valores, onde a diversidade cultural seja encarada como uma mais-valia na cidade e na sociedade.
- Autoconhecimento em jogo: educação terapêutica e pedagogia teatral como processos investigativosPublication . Lopes, Felipe Salarolli de Souza; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes e; Mundim, Liliane FerreiraA presente dissertação pretende tecer reflexões, bem como questionar os processos de fragmentação da sociedade como formas de massificação dos sujeitos e suas subjetividades. Para isso se utilizará de diversas abordagens inter e transdisciplinares que possam contribuir para ampliar o olhar, no que tange à possibilidade do desenvolvimento de uma Educação Terapêutica no campo teatral. Considerando que, nos tempos atuais, vivemos em uma sociedade de “não ouvintes”, em que as camadas da sensibilidade e consequentemente da escuta para o outro se encontram cada vez mais comprometidas, essa investigação se pauta em investigar propostas que possam promover o autoconhecimento do educando e do educador, atrelados à práxis da Pedagogia Teatral; como uma das possíveis maneiras de resistirmos à massificação do sujeito, abrindo assim, espaços de experimentação e pesquisa epistemológica nesses campos que abrangem a Educação Terapêutica, o processo de Autoconhecimento e a Pedagogia do Teatro.
- Connecting the dots – A permacultura aplicada à gestão de um projeto culturalPublication . Magalhães, Carla Joana Almeida de; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes e; Oliveira, Fernando Matos deInserida no campo de estudos que relaciona arte e sustentabilidade, a investigação desenvolvida tem como objeto de pesquisa as práticas artísticas contemporâneas, circunscritas às artes performativas, compreendendo quer os processos de “genética artística” quer os “modos de produção” a elas associados. Acompanhando a crescente atenção subordinada aos modos de produção nas artes e à sua “ecologia operacional”, procura entender como é que a arte se faz ecológica do ponto de vista processual, assegurando a sua “sustentabilidade” nas suas diferentes dimensões (ambiental, cultural, social e económica). Perseguindo esta questão, propõe-se investigar o conceito de jardim aplicado à gestão de um projeto artístico. Através da adoção de uma estratégia híbrida e em permanente oscilação entre practice-led research (pesquisa derivada da prática) e practice-based research (pesquisa baseada na prática) e research-led practice (prática derivada da pesquisa) (Smith & Dean, 2009), aplica-se a metáfora vegetal ao projeto artístico “O jardim” - projeto transdisciplinar ongoing - que se constitui estudo aplicado. Fazendo uso de uma metodologia de investigação-ação, pesquisa-se um modo de gestão sustentável, baseado nos princípios da permacultura. Desta forma, procuram-se modelos de gestão alternativos, decorrentes de um discurso da prática, com o objetivo de contribuir para o debate sobre como fazer crescer futuros abundantes e sustentáveis perante a catástrofe ecológica.
- Encontros às cegas: traçar caminhos alternativos de acaso e fuga à multidãoPublication . Soares, Andreia Sofia Fraga; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes e; Passos, Sónia Maria da CostaA partir de uma conversa com a Maria Filomena Molder procuro neste projeto encontrar resposta a uma série de inquietações e preocupações, nomeadamente, a afirmação do marketing na cultura, a industrialização da cultura e a sustentabilidade da mesma. Utilizando como mote o Homem da Multidão de Edgar Allan Poe, procuro formas possíveis de criar um modelo de produção alternativo na forma como este se apresenta ao público, baseando-se no acaso e na espontaneidade. Apresento este projeto Encontros às cegas como uma viagem exploratória com características deambulantes e com uma especial atenção ao seu público-“gente”, na busca de encontrar uma arte que serve, que não está ao serviço e que não é programática.
- Eu sou porque tu és!: a importância da arte na construção da relação com o outro e no desenvolvimento de competências socioemocionaisPublication . Firmino, Gisela Marilda Martins; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes eO presente projeto, escrito na primeira pessoa, apresenta um breve enquadramento e uma revisão bibliográfica sobre as dimensões: infância, deficiência, inclusão, educação, educação inclusiva, teatro e a relação entre as dimensões e as competências socioemocionais que são o seu tema central. A produção criativa assentou em duas áreas que se fundiram, a criação artística colaborativa jovens com e sem deficiência e surdos, trabalhando a relação com o outro e as competências socioemocionais na Escola Eugénio de Andrade e um ciclo de três ações de sensibilização, para pais, educadores e comunidade, incindindo na relação entre a arte e pessoas com deficiência e/ou surdas, com a produção executiva de três espetáculos, um por temática, que incluiu um ensaio aberto da criação artística desenvolvida pelos jovens.
- O exercício da produção criativa: uma oficina de danças tradicionais cipriotas turcasPublication . Silva, Rafaela Alho da; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes eNuma tentativa de pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo deste Mestrado, tomei a decisão de acompanhar de perto e assistir no processo de produção de MORPH, espetáculo de final de ano da PERA – School Of Performing Arts, faculdade de Artes Performativas da GAU – Girne American University, na República Turca do Norte de Chipre. Para além desta produção que procurei espelhar e descrever através de um relatório, incluí parte da história desta região no meu trabalho por meio da elaboração de um “arquivo corpóreo” como forma de documentação performativa. Deste arquivo fazem parte vários elementos visuais e sensoriais relacionados e inspirados pela cultura e folclore da República Turca do Norte de Chipre que refletem o meu ponto de vista acerca desta temática.
- Geração 6.0 [sensações, artes e cidade] - história de um projecto em construçãoPublication . Barbosa, Sónia Granja; Mota, Álvaro Samuel Guimarães da; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes eO presente ensaio complementa o Projecto de Mestrado em Artes Cénicas (variante Direcção de Cena e Produção) da ESMAE, com o título Geração 6.0 [Sensações, Artes e Cidade], que se estreou a 15 de Junho de 2019 nos Jardins da Cobertura da Estação de Metro da Trindade, na cidade do Porto. Opta-se por uma escrita na terceira pessoa do singular cuja narrativa descreve e reflecte o desenrolar da implementação do Projecto, desde a sua génese ao balanço, após a sua apresentação. Geração 6.0 [Sensações, Artes e Cidade], dirigido a adultos a partir dos 60 anos, pretende proporcionar ao público sénior uma pesquisa sensorial na cidade que habita com base em propostas artísticas. Recorrendo a diferentes Práticas Artísticas e Comunitárias, realizou-se uma sequência de cinco oficinas teatrais de exploração, em paralelo com a criação musical, resultando numa apresentação final que sintetiza os principais resultados do processo criativo. A narrativa documenta os processos criativos e da pesquisa que os norteou. A pesquisa resulta do trabalho no terreno que envolveu profissionais do teatro e da música e um grupo de pessoas com mais de 60 anos, no contexto de produção da Napalm (Companhia de Teatro Dança em Conjunto ou Alternadamente).
- I Encontro Flamenco Vivo - Porto 2019Publication . Thedim, Diana Maria Lopes Pimentel Bianchi; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes eO I ENCONTRO FLAMENCO VIVO – PORTO 2019 – foi um projeto que promoveu um encontro interdisciplinar entre artistas flamencos, especialistas na história da arte flamenca, estudantes de flamenco e público em geral, criado com intuito de permitir um conhecimento mais específico e objetivo sobre esta arte e forma de ser e estar na vida.
- Ideias para adiar o fim: diário de criação de um projeto de produção artística com grupo de estudantes da Escola da PontePublication . Woritovicz, Mariana Dorigatti; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes eA presente dissertação, escrita na primeira pessoa em formato de diário, busca realizar uma revisão bibliográfica sustentada por referenciais teóricos no que toca à educação, as artes na educação e o teatro-educação. Este levantamento é também alimentado por entrevistas realizadas com pessoas relevantes para este trabalho. Além disso, busca analisar a produção artística desenvolvida com o grupo A3 da Escola da Ponte na oferta do drama, realizada de forma virtual. Para realizar esta análise, são utilizados relatórios, que foram escritos durante o processo, um inquérito, que foi realizado com o grupo participante do projeto e outro com a comunidade escolar, com o intuito de perceber a relação da escola com a linguagem teatral e sua pertinência no contexto escolar.
- Métodos de criação e produção colectiva, à procura de um lugarPublication . Silva, Joana Amado de Freitas Vieira Nogueira da; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes eEsta dissertação procura evocar novos modelos de gestão cultural e práticas colectivas de trabalho no campo das artes performativas. Situa a criação e a produção artísticas no contexto de uma sociedade tecnológica e global, onde a arte e o conhecimento são questionados por novas perspectivas éticas e estéticas. Procura interseccionar estas implicações políticas nos modos de fazer e pensar o teatro. Explora de que forma os atos de concepção, planeamento, encenação, produção e reflexão se completam ou se conjugam como gestos de afirmação e contestação. Paradoxalmente, quando a sustentabilidade das companhias é posta em causa, pela dificuldade de financiamentos e espaços de ensaio e apresentação, os novos coletivos inventam diversos formatos de criação comum e transformam as formas de fazer teatro, onde a amizade e os afetos adquirem um carácter prioritário.