ESMAE - DM - Artes Cénicas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAE - DM - Artes Cénicas by Title
Now showing 1 - 10 of 101
Results Per Page
Sort Options
- 1.0Publication . Almeida, Joana Filipa Casimiro; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deO presente texto e projeto artístico foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Artes Cénicas-especialização Interpretação/direção artística e tem como tema a construção de um solo de dança contemporânea, inspirando no poema de Maria Teresa Horta "A pele”. A opção de construir um solo foi motivada pelo desafio de ser coreógrafa e intérprete em simultâneo, visto que até agora só desenvolvi trabalho como intérprete-criadora. O projeto que desenvolvi para este estudo coloca-me numa nova posição. Com efeito, em projetos artísticos anteriores desenvolvi trabalho como intérprete-criadora. Nessa condição tinha de produzir material criativo como é óbvio, mas não era da minha responsabilidade selecioná-lo. Colocando-me, neste projeto, como intérprete e coreógrafa passa a ser minha responsabilidade assumir a seleção do material dramatúrgico produzido, bem como de toda a estrutura da peça.
- 4em1 - Construção do corpo elementoPublication . Alves, Catarina Isabel Oliveira; Azevedo, Eva Leitão4em1- Construção do Corpo Elemento é uma proposta performativa que se baseia na análise, através do movimento, dos quatro elementos da Natureza - Terra, Água, Ar e Fogo. Ao longo desta monografia pretendo expor o processo criativo, incluindo inspirações e referências bibliográficas, bem como os “tormentos” e “deslumbramentos” que originaram a performance final. 4em1- Construção do Corpo Elemento é o culminar de dois anos de pesquisa sobre a interação entre os quatro elementos da Natureza e o corpo em movimento, que se iniciou com o projeto Matéria (In)CORPOrada durante a Pós-Graduação em Dança Contemporânea na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto) e que emerge na presente monografia enquanto reflexão sobre a criação de uma performance artística no âmbito do Mestrado em Artes Cénicas - Interpretação e Direção Artística na mesma instituição de ensino. Mantendo como focos a Terra, a Água, o Ar, o Fogo e o Corpo percebi que esta era uma oportunidade para dançar os elementos da Natureza e para isso tinha que, consequentemente, descobrir como é que o meu corpo dança, a sua história, a sua experiência de sete anos nas danças africanas e de que forma isso me guia na descoberta das qualidades de movimentos de cada um dos elementos. Ao longo da criação é feita uma pesquisa através da observação participante de aulas regulares das danças da costa oeste de África, lecionadas por Eva Azevedo, e do curso profissional Farisogo Sira- O Caminho do Corpo também lecionado pela mesma docente. Desta pesquisa surgem qualidades e padrões de movimento que posteriormente se cruzam com a pesquisa empírica dos quatro elementos da Natureza e que são levados para a prática através da consciência corporal e de técnicas como a improvisação e consciência corporal. 4em1 que é o culminar da vontade de um corpo de ser ele próprio Elemento.
- Abrigo dos PequeninosPublication . Baptista, Tiago Miranda Pires; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes eEste Projeto final de Mestrado, assenta na conceção de um espaço devoluto e de relevância histórica que promova encontros culturais e sociais para todos, independentemente do seu estrato social, etnia, cultura. A solução que se deseja desenvolver pretende dar também resposta a algumas necessidades dos artistas da cidade do Porto, mantendo e cultivando as suas tradições e memórias, regras de vida e valores, onde a diversidade cultural seja encarada como uma mais-valia na cidade e na sociedade.
- Adoro-te, mas...: formas e relações identitárias nas práticas consumistasPublication . Mota, Liliana Patrícia Duarte da Silva; Passos, Sónia Maria da Costa; Ribeiro, Cláudia Sofia EstevesEste projeto é uma proposta performativa de um solo de dança contemporânea que tem como base uma investigação teórica e de observação pessoal sobre a temática do consumo. O consumo como criação de dramaturgia, mas também como exploração de movimento. Este projeto vem no seguimento de uma busca de identidade artística durante a frequência da Pós-Graduação em Dança Contemporânea na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo que resultou num projeto intitulado por “(des)equilíbrio” e que apesar de este ser um projeto independente possui várias ligações e conceitos presentes. Este processo possui uma componente forte ao nível da identidade pessoal que é possível observar através de todos os pensamentos e analogias criadas ao longo dos registos, como também do movimento, através da exploração da linguagem base, a dança desportiva com a contaminação de movimento e metodologias de criação da dança contemporânea. O objetivo foi criar uma fusão de movimento e própria desconstrução do mesmo. Este processo resume-se em muita ação, investigação, exploração e crescimento, seja através da visita de museus e exposições, realização de workshops, livros e toda uma exploração de diferentes metodologias de criação, como a criação de textos, a utilização da fotografia, observação e registo de mapas de circulação e a utilização de objetos. Em simultâneo com o projeto funde-se a área de desenvolvimento pessoal e a realização de um curso de coaching e programação neurolinguística que desperta uma enorme sensitividade e em que crio analogias com tudo o que me rodeia, inclusive o consumo e obtenho respostas para questões desconhecidas. Ao longo deste processo criativo foram realizadas diversas descobertas e uma própria consciencialização de todo o processo de uma forma gradual e que resulta num crescimento e enriquecimento a nível artístico, e a nível pessoal e identitário.
- Alexandrina, um lugar comum: monólogo visitado enquanto percurso performativo entre devir artístico e vida profissionalPublication . Ribeiro, Anabela Salgueiro Narciso; Passos, Sónia Maria da Costa; Binyon, Claire MargaretEste trabalho resulta de um Projeto em Artes Cénicas, especialidade de Interpretação e Direção Artística. Teve como objetivo criar arte em contexto, com a criação de uma peça de teatro em formato monólogo, com uma personagem da vida quotidiana de uma cidade. Esta personagem inclui a reflexão sobre as interações entre o devir artístico (teatro) e a vida profissional (mobilidade sustentável) e constituiu-se como elemento que, referindo essa reflexão e essas interações de forma indireta, tornou-se um objeto dado a novas interpretações e reflexões. Considera em termos de enquadramento os campos de investigação referentes à performatividade do arquivo, à autobiografia e à autoetnografia. Este processo incluiu a criação de uma dramaturgia, em que a personagem é interpretada num espetáculo de teatro levado à cena em setembro de 2019. As reflexões sobre o enquadramento, o processo, a dramaturgia e o espetáculo são apresentadas neste documento, provando-se que foi possível estabelecer as interações referidas, através de um objeto artístico original.
- Amor e despedidas: um estudo sobre a realidade e a ficção presentes na prática artística de uma actrizPublication . Magalhães, Mariana de Sousa; Passos, Sónia Maria da Costa; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deEste é um estudo desenvolvido ao longo do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, que pretende desenvolver os conceitos de Amor e Despedidas, de forma artística e pessoal. Essa pesquisa, baseada na exploração da minha biografia e experiências quotidianas das relações interpessoais, entrelaça-se com a obra dramática A Gaivota de Anton Tchékhov, e as personagens Nina e Tréplev. Proponho-me a repensar uma outra despedida entres estas duas personagens, colocando em confronto a minha própria experiência com o acto de despedir de algo, ou de alguém. É através destas personagens que pretendo impossibilitar o esquecimento de um acontecimento autobiográfico, transportando-o para matéria espectacular ficcionada e, me permito comunicar a minha visão do mundo, estimulando o meu crescimento enquanto mulher, amante e actriz, reconsiderando os conceitos de realidade e ficção presentes na prática artística. O manifesto da minha proximidade e afastamentos com os temas presentes no clássico, leva-me a traduzir esses mesmos temas em formato de processo colaborativo, que culmina na criação do projecto artístico Nina, Nina, um testemunho onde a problemática biográfica dos criadores se confunde com a problemática ficcional das personagens, traçando pontos em comum com o público, suscitando o cruzamento de experiências entre actor e espectador. A metodologia que compreende um estudo de dentro para fora, apresenta-se também como uma auto-etnografia, um pequeno diário, onde o científico e o emocional batalham por sobressair.
- A assistência de encenação na produção teatral: um estudo de caso no espetáculo LearPublication . Martins, Hélia Margarida Cerqueira Proença; Vicente, Maria Inês Areal Rothes Marques; Martins, Bruno Manuel de OliveiraA partir de um estudo de caso do espetáculo Lear, dirigido por Bruno Martins, diretor do Teatro da Didascália, analisa-se as competências da assistência de encenação numa produção teatral, em contexto de estágio, explorando as suas competências e habilitações necessárias ao exercício da mesma. Por vezes, à primeira vista, podemos deparar-nos com perguntas e dúvidas sobre as reais competências desta função. Deste modo, o objetivo é compreender a função numa perspetiva artística, procurando destacar a sua importância na eficiência, criatividade e qualidade da produção.
- Autoconhecimento em jogo: educação terapêutica e pedagogia teatral como processos investigativosPublication . Lopes, Felipe Salarolli de Souza; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes e; Mundim, Liliane FerreiraA presente dissertação pretende tecer reflexões, bem como questionar os processos de fragmentação da sociedade como formas de massificação dos sujeitos e suas subjetividades. Para isso se utilizará de diversas abordagens inter e transdisciplinares que possam contribuir para ampliar o olhar, no que tange à possibilidade do desenvolvimento de uma Educação Terapêutica no campo teatral. Considerando que, nos tempos atuais, vivemos em uma sociedade de “não ouvintes”, em que as camadas da sensibilidade e consequentemente da escuta para o outro se encontram cada vez mais comprometidas, essa investigação se pauta em investigar propostas que possam promover o autoconhecimento do educando e do educador, atrelados à práxis da Pedagogia Teatral; como uma das possíveis maneiras de resistirmos à massificação do sujeito, abrindo assim, espaços de experimentação e pesquisa epistemológica nesses campos que abrangem a Educação Terapêutica, o processo de Autoconhecimento e a Pedagogia do Teatro.
- Autoficções: um processo de criação teatral a partir de histórias reais de um coletivoPublication . Oliveira, Ana Paula; Passos, Sónia Maria da CostaEste projeto nasce da urgência da descoberta. Era urgente descobrir a minha identidade para encontrar certezas e convicções. O lugar onde todas as interrogações começaram a ganhar corpo foi no processo deste projeto. Como dirigir um processo de criação teatral, partindo de episódios reais de um coletivo, tendo em vista as práticas colaborativas? Esta foi a questão de partida da investigação que propus realizar, tendo em vista vários interesses artísticos que balizaram o processo. Através de dados já adquiridos sobre diversos métodos de criação queria descobrir qual a melhor forma para mim e para o grupo de construir um processo criativo colaborativo. O devising foi o “método” escolhido para podermos criar, jogar e pensar. A natureza do devising não deixa que este seja apenas um método, pois não existe uma única forma, existem muitas formas que se adaptam às várias qualidades de grupos. Sendo que neste caso apropriamo-nos de algumas das suas características: o trabalho colaborativo, o pressuposto de partir do nada e a comunicação com o público. O teatro pós-dramático cruza muitos pontos com o devising, e sobre ele cultivamos também a ambiguidade da existência ou inexistência de personagem, confundindo, desde o princípio, o que é real com o que é ficcional e deixando bem claro que para nós não existem autobiografias, apenas e só Autoficções.
- Autólise: desafio a uma didascália e contextualização dramatúrgica através do jogo com os objetos de cenaPublication . Ruiz Mula, Ana María; Rocha, Maria Manuela Bronze da; Binyon, Claire MargaretA presente monografia é parte constituinte do meu Projecto Final de Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direção Artística, cujo título é - Autólise/Desafio a uma didascália: Uma dramaturgia através do jogo com objetos de cena. Neste espectáculo fiz uma contextualização dramatúrgica de duas das personagens da peça - Fim de Partida versão original, de 1957, que resulta na tentativa de materialização cénica da metáfora intrínseca ao universo beckettiano mediante a manipulação de objectos. Os primeiros capítulos referem-se ao autor Samuel Beckett e à análise da peça. Seguidamente desenvolvem-se reflexões sobre a utilização do objecto em cena, da sua relação próxima com os actores, sobretudo em articulação com o poder da imagem repetida. Estas reflexões estão baseadas nos contributos de Tadeusz Kantor, Romeo Castellucci, Philippe Genty e Angélica Liddell para estas temáticas. Sobre a natureza do objecto baseei-me também nos pensamentos de Wassily Kandinsky e Bruno Munari. Ao longo destas linhas haverá um levantamento de diversas questões sobre a função do objecto em cena ou no método de chegar ao envelhecimento dos actores. Assim como a análise de quais os níveis de desperdício e desgaste a que estas personagens submetem as suas vidas face à questão fulcral - a precariedade das relações afectivas em circunstâncias miseráveis. Esta precariedade e degradação existencial presente nos corpos e no psíquico das personagens instala-se no espaço habitado, dentro e fora das casas, extrapolado para o meio ambiente, sobretudo nas nossas cidades, e nas grandes cidades, devido ao isolamento no qual as pessoas se submetem apesar de viverem rodeadas pelos outros. Estes tópicos constituíram o percurso das fases de pesquisa que se estendeu por seis meses, como consta nas imagens em anexo. A Autólise é um resultado cénico para um convite à reflexão sobre - O que é o lixo?”, - Qual o verdadeiro lixo deste espectáculo?”, - O que resta, o que sai, o que permanece, o que estorva, o que incomoda?”. E como o objecto, as personagens, o texto base e a interação entre todos conduzem a essa mesma reflexão.