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- A endocomunicação na gestão dos recursos humanosPublication . Leite, Maria Margarida Santos Quelhas Pinto; Soares, Rui; Silva, SusanaO presente relatório de estágio centra-se na avaliação da Endocomunicação na Gestão dos Recursos Humanos (outlet Cozinha) na empresa GRAPES Hospitality, do grupo The Fladgate Partnership. Sendo o turismo em Portugal uma atividade com um importante peso na economia do país com um grau de competitividade e dinamismo consideráveis, o aumento da empregabilidade neste setor, nomeadamente no setor hoteleiro, é uma consequência direta e facilmente entendível como extremamente importante. Foi implementado e desenvolvido neste estágio programas de RH, para uma das unidades de Turismo da empresa GRAPES, o The Yeatman Hotel. Tudo foi articulado com o grupo TFP e alinhado com a Direção Geral de todas as unidades de Turismo do Grupo. Designadamente: recrutamento e seleção, contratação e cessação, acolhimento, formação, compensação, desenvolvimento organizacional, saúde, higiene e segurança do trabalho, benefícios, área legal laboral e relações laborais (comunicação). Dentro das funções e responsabilidades, será dado um apoio à chefia e subchefias da cozinha do hotel, de acordo com a estratégia ao nível da comunicação que foi definida para a concretização de uma operação eficaz. Toda a operação da cozinha é executada por equipas integradas num ambiente e local de trabalho adequado de forma a perceber o impacto que terá na produtividade e envolvência do colaborador, na vertente da Endocomunicão na Gestão dos Recursos Humanos.
- Direção de fotografia e correção de cor na curta-metragem – A Lenda do GaloPublication . Silva, Emanuel Afonso Prata Dias; Martins, Filipe; Ribeiro, Pedro AzevedoEste ensaio pretende abordar questões pertinentes no processo visual de um filme, nomeadamente na direção de fotografia e, consequentemente, no trabalho de colorista. A iluminação veio aumentar o efeito dramático no mundo da ficção cinematográfica, permitindo uma maior manipulação dos próprios ambientes e personagens. A paleta cromática, por sua vez, também pode ser usada de maneiras específicas para indicar significados ou reações específicas; as cores podem oferecer um clima / estilo / visual / tema para um filme inteiro. Aplicamos estes conceitos teóricos ao projeto “A Lenda do Galo” e analisamos as falhas cometidas durante o mesmo, seja na rodagem ou na pós-produção.
- Caracterização do perfil dos gestores hoteleiros em Portugal: o caso do NortePublication . Crud, Maria Cristina Rodrigues Ferreira Soares Machado; Silva, SusanaCompreender a liderança em hotelaria numa perspetiva do que é requerido que o diretor hoteleiro possua como perfil, o conjunto de atributos distintivos e as competências percebidas como essenciais para o auxiliar no exercício da sua função, tendo em conta atingir os objetivos organizacionais, o bem-estar dos colaboradores, a satisfação dos clientes e fazer face aos demais desafios que o setor apresenta, traçou a linha desta investigação. Explorar e conhecer o perfil do diretor hoteleiro em Portugal, nomeadamente na região Norte, com vista à sua caracterização foi o propósito desta investigação. No enquadramento teórico foi perscrutado o conceito de liderança entendido como um processo de influência e considerado um fenómeno transversal às organizações. Foram descritas as principais teorias e estilos de liderança, apresentados numa perspetiva de melhor compreender o papel do líder nas organizações e compor o quadro teórico que leva à compreensão do objetivo da investigação. Foi apresentado o contexto hoteleiro, suas especificidades e desafios para compreender onde se movimenta o diretor hoteleiro. Foram explorados o conceito de competências, as caraterísticas e competências apontadas como necessárias ao exercício da função no setor para um melhor entendimento sobre as mais determinantes que podem auxiliar nessa missão, bem como os diferentes papéis do diretor na sua função. O estudo empírico foi operacionalizado através de metodologia qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas como instrumento de recolha de informação, aplicado a diretores de hotéis de 4 e 5 estrelas da região norte de Portugal e mediante guião padronizado. A definição da amostra foi feita com base no critério de saturação dos dados – saturação teórica. Para o tratamento e análise dos dados obtidos recorreu-se à metodologia de análise suportada na Grounded Analysis, um conjunto de procedimentos sistemáticos de análise, categorização e comparação de dados. Os resultados deste estudo sugerem um perfil combinado de heterogeneidades que revela uma geração de diretores a ganhar força, com um olhar novo à direção hoteleira e vestígios de uma geração que procura manter-se atual mas ainda revela traços de uma gestão mais conservadora. A direção que a Direção hoteleira está a tomar é indicadora de uma mudança de estilo de liderança, mais participativo e mais democrata. Os resultados apontam para um diretor hoteleiro jovem, formado, ainda maioritariamente masculino, com consolidada carreira no setor e experiência relevante na função. Auto confiante e à vontade na sua função tem a seu cargo equipas diversificadas, exerce o duplo papel de gerir os interesses da empresa e rentabilidade do negócio e os interesses dos colaboradores. Consciente do ambiente em que se move, do seu papel, do papel do cliente e do papel do colaborador na sua função, luta para gerir os seus recursos humanos de forma estratégica. Vale-se de competências como a formação na área, saber gerir e lidar com pessoas, conhecimentos financeiros, orientação para o cliente, experiência no setor, disponibilidade, gosto pela profissão, autodesenvolvimento, comunicação, trabalhar em equipa, organização, adaptabilidade, perfil de liderança, e dar o exemplo.
- Amor e despedidas: um estudo sobre a realidade e a ficção presentes na prática artística de uma actrizPublication . Magalhães, Mariana de Sousa; Passos, Sónia Maria da Costa; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deEste é um estudo desenvolvido ao longo do Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Interpretação e Direcção Artística, que pretende desenvolver os conceitos de Amor e Despedidas, de forma artística e pessoal. Essa pesquisa, baseada na exploração da minha biografia e experiências quotidianas das relações interpessoais, entrelaça-se com a obra dramática A Gaivota de Anton Tchékhov, e as personagens Nina e Tréplev. Proponho-me a repensar uma outra despedida entres estas duas personagens, colocando em confronto a minha própria experiência com o acto de despedir de algo, ou de alguém. É através destas personagens que pretendo impossibilitar o esquecimento de um acontecimento autobiográfico, transportando-o para matéria espectacular ficcionada e, me permito comunicar a minha visão do mundo, estimulando o meu crescimento enquanto mulher, amante e actriz, reconsiderando os conceitos de realidade e ficção presentes na prática artística. O manifesto da minha proximidade e afastamentos com os temas presentes no clássico, leva-me a traduzir esses mesmos temas em formato de processo colaborativo, que culmina na criação do projecto artístico Nina, Nina, um testemunho onde a problemática biográfica dos criadores se confunde com a problemática ficcional das personagens, traçando pontos em comum com o público, suscitando o cruzamento de experiências entre actor e espectador. A metodologia que compreende um estudo de dentro para fora, apresenta-se também como uma auto-etnografia, um pequeno diário, onde o científico e o emocional batalham por sobressair.
- Impactos do terrorismo no turismo: perceção do risco pelos turistas portuguesesPublication . Carvalho, Vitória Lopes Faria de; Ferreira, Fernanda A.; Castro, ConceiçãoAtualmente, o terrorismo é um tema cada vez mais presente na sociedade e tem vindo a ganhar maior impacto nas últimas décadas. O seu principal objetivo é a intimidação e a propagação do terror nas populações através do uso de meios extremamente violentos, levando à sensação de medo, insegurança e instabilidade. Através da realização desta investigação foram analisados quais os impactos que o terrorismo provoca na indústria do Turismo. Assim, foram propostas as seguintes problemáticas de estudo: “Qual o impacto do terrorismo no turismo?” e “O terrorismo influencia a vontade de o turista conhecer um destino?”. Deste modo foram consideradas oito hipóteses de investigação e realizado um estudo através de inquéritos por questionário a turistas de nacionalidade portuguesa que já tenham viajado para o estrangeiro, para assim poder responder às mesmas e por fim à problemática em questão. O grau de perceção de risco varia consoante as características sociodemográficas dos turistas, características de viagem e grau de perceção de terrorismo em diferentes regiões. Este estudo permitiu concluir que o terrorismo aumenta a perceção de risco dos turistas tal como a importância atribuída à segurança de um destino. O risco influencia as decisões do turista, sendo que estes procuram destinos associados à segurança. No que concerne à perceção de risco vimos que este varia consoante características sociodemográficas, como o género e idade, com as características da viagem, e o que às vezes é considerado arriscado para uns, é visto como uma aventura para outros. É possível também verificar a importância que as pessoas dão às notícias acerca do terrorismo e a relação destas com a imagem de um destino.
- Imagem nuaPublication . Cerdeira, Júlio Adrião Fernandes Franja; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deImagem Nua é uma investigação-projeto em artes, realizada no contexto do Mestrado em Artes Cénicas da ESMAE, na área de especialização Interpretação e Direção Artística. Neste relatório, é feita a descrição do processo de criação e pensamento associado ao Laboratório de Criação De Cor, onde se investigou o corpo na recusa do antropomorfismo pelo condicionamento da sua perceção. Para tal, foram usadas as seguintes matérias transformadoras de realidade: sombra, luz-cor e reflexo. No primeiro capítulo, analisa-se o percurso do ato de olhar pela arte, como forma de o perceber hoje no campo das ideias, da imaterialidade, da autoria e da perceção. Nos três capítulos seguintes, é acompanhado o processo de criação em estúdio, onde o corpo se encontra com a sombra de Tanizaki, a cor de Katharina Grosse e com o reflexo na infância de Bergman. No quinto capítulo, propõe-se olhar o visível e o invisível, sobre a descoberta de novas formas de olhar que bebem em Merleau-Ponty, Leibniz e José Gil. No último capítulo, surgem as considerações finais sobre o trajeto percorrido durante todo o processo de investigação, lançando o corpo para novos olhares sobre si e sobre o outro.