Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-26"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Abrigo dos PequeninosPublication . Baptista, Tiago Miranda Pires; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes eEste Projeto final de Mestrado, assenta na conceção de um espaço devoluto e de relevância histórica que promova encontros culturais e sociais para todos, independentemente do seu estrato social, etnia, cultura. A solução que se deseja desenvolver pretende dar também resposta a algumas necessidades dos artistas da cidade do Porto, mantendo e cultivando as suas tradições e memórias, regras de vida e valores, onde a diversidade cultural seja encarada como uma mais-valia na cidade e na sociedade.
- O Marketing digital e a comunicação em empresas B2B: o caso CaetanoBusPublication . Cunha, Helena Sofia Martins; Silva, Pedro Bruno Mendonça daO presente relatório foi escrito com base no estágio realizado no segundo ano do mestrado em Marketing Digital, que decorreu na CaetanoBus, uma empresa portuguesa especializada no fabrico de autocarros. Como parte da equipa de comunicação e marketing da CaetanoBus, estive envolvida em múltiplas tarefas relacionadas com marketing, comunicação interna, planeamento de eventos, gestão de redes sociais e construção/otimização de website. Os objetivos traçados para este estágio foram analisar a página da empresa no LinkedIn, bem como os seus principais concorrentes, e criar um plano de estratégia de redes sociais, apoiar as tarefas de comunicação interna, criar e melhorar conteúdos digitais para uso interno e externo e o apoio em finalizar, otimizar e gerir o conteúdo do novo website. Os objetivos do estágio foram alcançados na sua totalidade, e este relatório permitiu chegar à conclusão de que as empresas B2B também podem beneficiar bastante com a utilização de técnicas e plataformas de marketing digital, mesmo quando não tem como objetivo principal a angariação de novos compradores ou parceiros. O Marketing Digital ajuda todo o tipo de empresas a conectarem-se com quem usa os seus produtos, melhorando a sua imagem de marca, e as plataformas também podem ser usadas para melhorar a comunicação interna, com otimização e ferramentas simplificadas.
- Apoios financeiros à inovação no empreendedorismo social: o programa parcerias para o impactoPublication . Fernandes, Cristiana Marques; Bernardino, Susana Jacinta QueirósO desenvolvimento e sucesso das iniciativas de empreendedorismo social está dependente de diversos fatores, em especial da aquisição de recursos financeiros. Há um vasto conjunto de instrumentos financeiros que podem ser usados nas fases iniciais e intermédias de um projeto, como os subsídios, donativos ou empréstimos, entre outros. No entanto, em Portugal, existem programas de financiamento que potenciam a criação e desenvolvimento de projetos sociais com vista a criar soluções inovadoras que permitam melhorar o bem-estar da sociedade. Um desses programas financeiros de apoio ao empreendedorismo social denomina-se “Parcerias para o Impacto”, tendo sido concebido pela Portugal Inovação Social. Este trabalho de investigação tem como objetivo fundamental compreender em que medida o programa de financiamento criado ao abrigo Parcerias para o Impacto é adequado para a implementação e desenvolvimento de projetos inovadores desenvolvidos no âmbito do empreendedorismo social. Em particular pretende-se compreender em que consiste o programa, o contributo que este oferece aos projetos inovadores, as principais dificuldades sentidas na candidatura, as principais razões para recorrer a este financiamento, bem como os benefícios e limitações percebidas pelos projetos que recorreram ao mesmo. A metodologia adotada nesta investigação caracteriza-se por ser qualitativa, sendo o instrumento de recolha de dados a entrevista. Como unidades de análise consideram-se, por um lado, um responsável pela Portugal Inovação Social e, por outro lado, nove organizações financiadas através do programa Parcerias para o Impacto. Relativamente aos resultados obtidos, constatou-se que este programa de financiamento proporciona às organizações uma injeção de capital significativo (não reembolsável), a aquisição de uma rede de contactos - com empresas e investidores -, credibilidade e visibilidade ao projeto, bem como a oportunidade de alargar o projeto e o impacto social alcançado. As organizações recorreram a este programa devido à falta de financiamento e por forma a colocar em prática projetos piloto que até então não tinha sido possível. As principais limitações e dificuldades sentidas no uso desta fonte de financiamento relacionam-se com a burocracia ainda existente e com a obtenção do investidor social.
- Impacto da crise financeira na estrutura de capitais de empresas portuguesasPublication . Lopes, Ana Patrícia Brás; Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira daDada a relevância que a estrutrura de capitais apresenta numa empresa para o seu bom desempenho, este tema tem vindo a ganhar interesse e a ser estudado nos últimos tempos, sobretudo na área financeira. Este tema começou a surgir com os estudos levados a cabo por Modigliani e Miller (1958), desenvolvendo-se, posteriormente, outros trabalhos como é o caso da teoria do Trade Off e da teoria do Pecking Order. Contudo, pode-se dizer que não existe uma teoria ótima da estrutura de capitais dada a relativa divergência dos estudos e dos diversos modelos de organização, e, como refere Myers (2001, citado por Meira, 2015), a mesma não é necessária. Assim sendo, e com a publicação de diversos estudos sobre a estrutura de capitais, despoletou-se um interesse por estudar se a crise financeira iniciada em Portugal em 2011 afetou a estrutura de capitais das empresas dos distritos de Bragança e Vila Real. O painel da amostra é constituído por 1.436 empresas, utilizando-se, para o efeito, um conjunto de variáveis dependentes, independentes e de controlo para o período anual compreendido entre 2010 a 2019, e aplicando-se o modelo de efeitos fixos para estudar se a crise financeira (2010 a 2014) afetou ou não a estrutura de capitais destas empresas. Os resultados obtidos revelam que as variáveis indepedentes rendibilidade, tangibilidade, dimensão, outros beneficios fiscais para além da dívida e a variável de controlo nível de internacionalização apresentam sinais opostos em épocas de crise (2010 a 2014) face a épocas de não crise (2015 a 2019), o que significa que a crise financeira apresenta impacto na estrutura de capitais das empresas presentes no estudo, sendo que em alguns casos a teoria explicativa deste fenómeno mais adaptada é a teoria do Pecking Order e noutras situações aplica-se melhor a teoria do Trade Off.
- A criatividade no curso básico do EAEM: os benefícios da criação no percurso académico do aluno e a pertinência da sua inclusão no currículoPublication . Bastos, Sérgio Manuel Antunes de; Guedes, José Pedro Barbosa da Cunha Mendonça; Gomes, Paulo; Neves, António Pedro; Brandão, João PedroEste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música, da ESMAE/ESE (IPP), e está baseada na minha prática educativa integrada na variante jazz do curso secundário de música do Conservatório de Música do Porto (CMP), abrangendo classes de conjunto e aulas individuais de instrumento. O primeiro capítulo é dedicado à caracterização da instituição que me acolheu, o CMP, onde será feita uma contextualização física, social e educativa, bem como uma abordagem ao seu enquadramento legal. No segundo capítulo é exposta toda a atividade desenvolvida na prática educativa em contexto de estágio como as planificações, observações e reflexões. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação-ação realizado com alunos do ensino básico de instrumento com o objetivo de desenvolver a criatividade musical através da exploração de áreas como a improvisação, a composição ou a simples audição de repertório diverso com abordagens distintas à música e aos instrumentos.