Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-07"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Autoconhecimento em jogo: educação terapêutica e pedagogia teatral como processos investigativosPublication . Lopes, Felipe Salarolli de Souza; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes e; Mundim, Liliane FerreiraA presente dissertação pretende tecer reflexões, bem como questionar os processos de fragmentação da sociedade como formas de massificação dos sujeitos e suas subjetividades. Para isso se utilizará de diversas abordagens inter e transdisciplinares que possam contribuir para ampliar o olhar, no que tange à possibilidade do desenvolvimento de uma Educação Terapêutica no campo teatral. Considerando que, nos tempos atuais, vivemos em uma sociedade de “não ouvintes”, em que as camadas da sensibilidade e consequentemente da escuta para o outro se encontram cada vez mais comprometidas, essa investigação se pauta em investigar propostas que possam promover o autoconhecimento do educando e do educador, atrelados à práxis da Pedagogia Teatral; como uma das possíveis maneiras de resistirmos à massificação do sujeito, abrindo assim, espaços de experimentação e pesquisa epistemológica nesses campos que abrangem a Educação Terapêutica, o processo de Autoconhecimento e a Pedagogia do Teatro.
- Vejo-me e ouço-me: a utilização da gravação de vídeo na promoção da autonomia no estudo individual de violinoPublication . Seixas, Francisca Silva; Eufrázio, Marta Garcia Tunes; Meira, NunoO presente relatório de estágio descreve o trabalho de ensino realizado com alunos de violino da ARTAVE, no âmbito do mestrado em Ensino de Música – variante violino da ESMAE/ESE – IPP. O estágio decorreu na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave e permitiu o acompanhamento de aulas individuais de violino de alunos do Curso Básico e do Curso Instrumentista e de aulas de conjunto. Como parte integrante deste relatório, foi desenvolvido um projeto de investigação com o intuito de compreender se a gravação de vídeo poderia promover a autonomia do aluno no estudo individual de violino. Os resultados mostraram que a gravação de vídeo pode ser uma ferramenta útil na identificação dos problemas mas os alunos precisam de dominar estratégias próprias de resolução de problemas no sentido de aproveitarem todo o potencial do uso da gravação de vídeo.
- Exercícios de aquecimento e relaxamento como forma de prevenção de lesões músculo-esqueléticas nos violinistasPublication . Topa, Ângela Rodrigues Afonso; Eufrázio, Marta Garcia Tunes; Zão, Ana; Camarinha, Ricardo; Coelho, ErnestoO presente relatório de estágio, no âmbito do mestrado em ensino da música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e da Escola Superior de Educação, ocorreu durante o ano letivo 2020/2021 na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Este documento encontra-se dividido em três capítulos: no primeiro capítulo procede-se à descrição da instituição acolhedora do estágio; o segundo capítulo refere-se à prática de ensino supervisionada, com a descrição dos alunos de instrumento e classe de conjunto, assim como todo o processo da prática de ensino supervisionada e a experiência das aulas observadas e lecionadas. Por fim, o último capítulo descreve o projeto de intervenção desenvolvido com os alunos de violino, com a implementação de um programa de exercícios com e sem o instrumento.