Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Vejo-me e ouço-me: a utilização da gravação de vídeo na promoção da autonomia no estudo individual de violino

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Francisca_Seixas_MEM_2021.pdf2.01 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio descreve o trabalho de ensino realizado com alunos de violino da ARTAVE, no âmbito do mestrado em Ensino de Música – variante violino da ESMAE/ESE – IPP. O estágio decorreu na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave e permitiu o acompanhamento de aulas individuais de violino de alunos do Curso Básico e do Curso Instrumentista e de aulas de conjunto. Como parte integrante deste relatório, foi desenvolvido um projeto de investigação com o intuito de compreender se a gravação de vídeo poderia promover a autonomia do aluno no estudo individual de violino. Os resultados mostraram que a gravação de vídeo pode ser uma ferramenta útil na identificação dos problemas mas os alunos precisam de dominar estratégias próprias de resolução de problemas no sentido de aproveitarem todo o potencial do uso da gravação de vídeo.
This placement report describes the teaching work done with violin students from ARTAVE, for the Masters (MSc) in Music Teaching – violin by ESMAE/ESE – IPP. The placement took place in Escola Profissional e Artística do Vale do Ave and permitted the attendance of individual violin classes from students of both courses offered in the school and group classes. Included in this report is an investigation carried out with the aim of understanding whether video recording would promote student autonomy in their individual violin practice. The results showed that video recording is a useful tool on identifying the problems, but the students need to know specific strategies of problem resolution in order to take advantage of the use of video recordings.

Description

Keywords

Gravação de vídeo Violino Autorreflexão Autorregulação Eficiência Video recording Violin Self-reflection Self-regulation Efficiency

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License