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ESMAE - DM - Artes Cénicas

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  • Connecting the dots – A permacultura aplicada à gestão de um projeto cultural
    Publication . Magalhães, Carla Joana Almeida de; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes e; Oliveira, Fernando Matos de
    Inserida no campo de estudos que relaciona arte e sustentabilidade, a investigação desenvolvida tem como objeto de pesquisa as práticas artísticas contemporâneas, circunscritas às artes performativas, compreendendo quer os processos de “genética artística” quer os “modos de produção” a elas associados. Acompanhando a crescente atenção subordinada aos modos de produção nas artes e à sua “ecologia operacional”, procura entender como é que a arte se faz ecológica do ponto de vista processual, assegurando a sua “sustentabilidade” nas suas diferentes dimensões (ambiental, cultural, social e económica). Perseguindo esta questão, propõe-se investigar o conceito de jardim aplicado à gestão de um projeto artístico. Através da adoção de uma estratégia híbrida e em permanente oscilação entre practice-led research (pesquisa derivada da prática) e practice-based research (pesquisa baseada na prática) e research-led practice (prática derivada da pesquisa) (Smith & Dean, 2009), aplica-se a metáfora vegetal ao projeto artístico “O jardim” - projeto transdisciplinar ongoing - que se constitui estudo aplicado. Fazendo uso de uma metodologia de investigação-ação, pesquisa-se um modo de gestão sustentável, baseado nos princípios da permacultura. Desta forma, procuram-se modelos de gestão alternativos, decorrentes de um discurso da prática, com o objetivo de contribuir para o debate sobre como fazer crescer futuros abundantes e sustentáveis perante a catástrofe ecológica.
  • Espaço entre os dedos: andamentos de uma vida
    Publication . Bastos, Margarida Bezerra de Sousa Lopes e; Gaspar, Ana Renata Cernadas
    Este projeto de pesquisa e investigação artística explora a interseção entre arte e quotidiano, utilizando a ação performativa como prática e a autoetnografia como metodologia central para refletir sobre a identidade em constante devir e como experiências aparentemente insignificantes ou negligenciadas contribuem para as narrativas pessoais. Sustenta-se na autoetnografia como metodologia, utilizando a própria vida da investigadora, particularmente a performatividade do feminino no espaço doméstico, como local de investigação artística. Socorre-se do conceito de ‘écriture féminine’ de Hélène Cixous, reconhecendo a escrita e a documentação como atos performativos, e dos movimentos artísticos proto-performativos como o Fluxus, incorporando instruções de texto, imagens e objetos como elementos que elevam ações mundanas a expressões artísticas. Inspirado na Carrier Bag Theory of Fiction (1986) de Ursula K. Le Guin, e em práticas artísticas que utilizam a vida quotidiana como material criativo o projeto enfatiza o ato de recolher e documentar experiências do dia a dia como forma de criar um arquivo vivo. Ao centrar-se no ‘espaço entre os dedos’- gestos e ações subtis da vida quotidiana - o projeto pretende revelar o impacto do quotidiano na formação da identidade e a sua investigação cria um espaço onde o performativo e a narrativa pessoal se fundem, levando a uma reavaliação do significado do quotidiano e do feminino na construção do eu como um work in progress.
  • “Das Tripas Coração” – projecto de exploração cenográfica para performance
    Publication . Pereira, Diana Queirós; Cerdeira, Júlio Adrião Fernandes Franja; Moreira, Helder Jorge Maia da Silva
    O que resulta da simbiose entre o corpo e a matéria como elemento cenográfico? Que marcas restam após agregar essa matéria durante um longo período de tempo, e como é que através dos mesmos e da carga antropológica enquanto elemento de pesquisa, pode o performer desenvolver a sua apresentação? Estas foram questões às quais me propus investigar resposta. O meu interesse focou-se então, na procura da simbiose entre o corpo e matéria enquanto elemento cenográfico. Esta matéria que é manipulada durante toda a apresentação, criando uma relação com o performer, da qual resultam formas amorfas, que comunicam através dos seus contornos, sons e movimentos com o propósito de se tornarem um único elemento cenográfico. A carqueja como elemento manipulado, alterando a sua estrutura nos diferentes momentos da performance, tem agregada a si uma carga etnográfica da história das Carquejeiras do Porto, da história de família e do imaginário pessoal do performer. Onde podemos compreender a cenografia neste contexto? Através de elementos multidisciplinares, movimento, danças tradicionais, escultura, criação sonora e desenho, a cenografia é o espaço onde esta relação de simbiose entre o corpo do performer e os elementos tem lugar originando um só ser onde não sabemos onde começa ou termina o performer e a matéria.
  • Expressão de cena
    Publication . Pacheco, Nuno Alexandre de Carvalho; Meireles, Nuno Miguel Santos
    O estágio é referente a um espetáculo de teatro o Fado Alexandrino, produzido e com estreia no Teatro Nacional São João, com a direção de Nuno Cardoso, onde trabalhei como assistente de encenação. Quando tive que dar um nome ao estágio, pensei no que me inquietava: o método de criação e também que este projeto se tratava da adaptação de um romance para teatro e surgiu expressão de cena. Processos de criação vistos do (não) lugar do assistente de encenação. Este relatório aborda um pouco do que foi a minha vivência ao longo destes seis meses desde a primeira reunião com o encenador, criativos e produção. Seria impossível traduzir todo o trabalho, questões, pensamento, inquietações, descobertas, conquistas num documento. Este que passo a apresentar tem uma estrutura entrecortada com fases do processo, excertos do meu diário de bordo, as minhas funções, questões e análise do livro. Tal como a estrutura da narrativa da obra e do espetáculo de teatro Fado Alexandrino.
  • Métodos de criação e produção colectiva, à procura de um lugar
    Publication . Silva, Joana Amado de Freitas Vieira Nogueira da; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes e
    Esta dissertação procura evocar novos modelos de gestão cultural e práticas colectivas de trabalho no campo das artes performativas. Situa a criação e a produção artísticas no contexto de uma sociedade tecnológica e global, onde a arte e o conhecimento são questionados por novas perspectivas éticas e estéticas. Procura interseccionar estas implicações políticas nos modos de fazer e pensar o teatro. Explora de que forma os atos de concepção, planeamento, encenação, produção e reflexão se completam ou se conjugam como gestos de afirmação e contestação. Paradoxalmente, quando a sustentabilidade das companhias é posta em causa, pela dificuldade de financiamentos e espaços de ensaio e apresentação, os novos coletivos inventam diversos formatos de criação comum e transformam as formas de fazer teatro, onde a amizade e os afetos adquirem um carácter prioritário.
  • MARIAS: desdobramento da Mulher em Mulheres, da Artista em Artistas
    Publication . Fernandes, Inês Marques; Vicente, Maria Inês Areal Rothes Marques
    “MARIAS” é uma peça de teatro, criada dentro do âmbito de um projeto de Mestrado em Criação Teatral (Interpretação e Direção Artística). Trata-se de uma criação a solo que procura atender a algumas adversidades e questões sobre ser Mulher, na atualidade. Esta monografia serve para refletirmos escolhas estéticas, temáticas e criativas que podemos constatar em MARIAS. É, portanto, um convite ao olhar interior da criadora, intérprete e encenadora da peça que partilha como foi, por que foi e em que se tornou MARIAS. Desabafando dificuldades, constrangimentos e vitórias.
  • Desabafos de um futuro
    Publication . Santos, Ariana Filipa da Rocha; Oliveira, Cláudia Marisa Silva de; Cerdeira, Júlio Adrião Fernandes Franja
    Este projeto cresceu de uma vontade de criar um objeto artístico baseado na linguagem da dança e cruzá-lo com um tema que me intriga presente na atualidade. Imagino assim, como seria tornar um futuro distópico onde a individualidade humana prevalece sob as emoções coletivas. Mas quando já não existem corpos onde tocar, calor onde sentir, intimidade onde criar, palavras onde partilhar... Pergunto-me se sentiríamos a sua falta.
  • ‘Ex – Gay’: criação teatral sobre a terapia de conversão sexual na religião cristã
    Publication . Conceição, Sérgio Renato Correia; Gaspar, Ana Renata Cernadas
    Enquanto criador, as causas sociais tem sido a minha maior inspiração. Deste modo decidi investigar e criar sobre o tema da terapia da conversão sexual na religião cristã. Este projeto explora a investigação da história da homossexualidade e consequentemente como a religião cristã modelou o percurso da comunidade LGBTQIA+. No desejo de fortalecer-me enquanto encenador/formador, elaborei um workshop de criação artística, com o intuito de solidificar a vertente da criação e direção de actores, explorando o tema do projeto final (terapia de conversão sexual). Desta forma tive oportunidade de explorar várias técnicas de interpretação e direção teatral, (Konstantin Stanislavski, Peter Brook, Marina Abromović, Étienne Decroux e Viewpoints, baseado no trabalho de Mary Oberlie e desenvolvido por Anne Bogart e Tina Landau) transmitindo aos actores mecanismos de criação de cena, enriquecendo o seu percurso profissional enquanto criadores. Este é o objetivo do meu projeto final de mestrado, explorar um tema específico, através de um workshop de criação teatral, priorizando a aprendizagem da exploração e criação de cenas teatrais.
  • Ver com os olhos de outrem
    Publication . Antunes, Maria Constança Barroso; Vicente, Maria Inês Areal Rothes Marques; Modesto, Gabriella Álvarez
    «Ver pelos olhos de outrem» é um relatório de estágio que resulta de uma enorme vontade de perceber o Teatro como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal, social e profissional. Este documento procura sintetizar o processo de trabalho e investigação que experienciei, entre setembro de 2023 e junho de 2024, estagiando na Associação Recreativa, Social e Cultural de Silveirinhos (ARCSS), que trabalha com pessoas com deficiência e/ou doença mental. Este processo tem três fases: a da observação, a dialógica e a de criação. No primeiro capítulo, fase de observação, caracterizo o grupo, a Instituição e reflito sobre as sessões de contacto durante a montagem do espetáculo «Da Tormenta à Esperança». No segundo capítulo, fase dialógica, investigo o trabalho de trocas nesta comunidade, desenvolvido a partir de desafios que lhes foram lançados. No terceiro capítulo, fase de criação, descrevo os ensaios e apresentações públicas do espetáculo «A Farda dos Homens Voltou a Ser Pele». Como reflexão crítica elenco as minhas considerações finais.
  • Que Lastros?
    Publication . Queirós, Ana Luísa Soares; Vicente, Maria Inês Areal Rothes Marques
    O Projeto pretendeu desenvolver uma investigação pessoal sobre o trabalho desenvolvido pela própria discente no passado, e perceber de que a forma este influenciou ou não aqueles que passaram pelo processo de criação cénica com a mesma. Nesta monografia encontra-se o texto do espetáculo final apresentado, comentado com anotações, explicações, justificações e até caminhos. Ao longo do Projeto desenvolveu-se um trabalho de pesquisa artística, através da exploração de memórias e de trabalho em devising, com o objetivo final de construir uma situação performativa, que teve como ponto de partida o lastro deixado em trabalhos anteriores, em que a proponente se cruzou com os elementos do grupo de pesquisa em criação cénica.